Vettel ultrapassa Hamilton no início e triunfa na Bélgica. Massa fica em 7º

A chuva que deixou o treino classificatório para o GP da Bélgica imprevisível resolveu não dar as caras no domingo. E em “condições normais de temperatura e pressão” em Spa-Francorchamps, prevaleceu a qualidade da combinação Sebastian Vettel/RBR. Partindo em segundo, o tricampeão precisou de apenas algumas curvas para deixar o pole position Lewis Hamilton para trás e rumar para uma vitória tranquila.

O britânico da Mercedes também não conseguiu segurar o ímpeto de Fernando Alonso e ficou em terceiro. O espanhol da Ferrari começou em nono e foi um dos grandes destaques do dia. Ganhou quatro posições na largada, fez mais ultrapassagens durante a prova e terminou em segundo. Mas a metros da linha de chegada, levou um susto. Ao entrar na reta principal, quase perdeu o controle da traseira de sua Ferrari.  Já Felipe Massa, com  problemas no Kers (sistema de recuperação de energia cinética, que aumenta a potência do motor) no início da prova, partiu de 10º, caiu para 12º na largada, mas conseguiu se recuperar para receber a bandeirada em sétimo.

Vettel, Alonso, Hamilton. A ordem do pódio também é a mesma da classificação do campeonato. Após 11 etapas, o alemão da RBR chegou aos 197 pontos e segue cada vez mais líder. O espanhol da Ferrari (151) e o inglês da Mercedes (139) deixaram Kimi Raikkonen para trás na tabela. Com problemas no freio, o “Home de Gelo” não completou a prova. Foi o primeiro abandono do finlandês desde que retornou à Fórmula 1 no ano passado. Ao todo, foram 30 corridas completadas, sendo 29 na zona de pontuação, sendo 26 delas consecutivas, recorde na categoria.

Hamilton manteve a ponta na largada, seguido por Vettel, Rosberg e Button. Quem fez ótima largada foi Alonso. O espanhol pulou por dentro na primeira curva e subiu de nono para quinto. Já Felipe Massa, que partiu em décimo, ficou por fora e acabou caindo para 12º. Outro que perdeu posições nos primeiros metros foi Webber, despencando de terceiro para sexto.

A liderança de Hamilton durou poucas curvas. Ainda na primeira volta, logo depois da famosa Eau-Rouge, Vettel deu um bote certeiro e assumiu a ponta. Buscando não perder contato com os ponteiros, Alonso passou a pressionar Button nos momentos iniciais e assumiu a quarta posição na quarta volta. Lá na frente, Vettel imprimia um ritmo muito forte e já abria 4s de vantagem em cinco voltas. Enquanto isso, Massa reclamava com a Ferrari pelo rádio que estava enfrentando problemas no Kers, um grande prejuízo em uma pista veloz como Spa.

Alonso continuou como destaque do início de prova. Após passar Button, logo se aproximou de Rosberg e rapidamente tomou a terceira posição. Mais atrás, Massa diminuía o prejuízo ao passar Grosjean, que saiu da pista ao ser ultrapassado por Pérez. Por causa da manobra, o mexicano foi penalizado com um drive-through (passagem direta pelos boxes).

Massa foi um dos primeiros a parar nos boxes, na 10ª volta. O brasileiro retornou à pista em 17º. Até a 15ª volta, dos ponteiros, apenas Button e Grosjean não havia parado nos boxes. Vettel seguia líder, à frente do britânico da McLaren. Na sequência, Hamilton e Alonso protagonizavam um belo duelo pela terceira posição. O espanhol ganhou a posição do rival e na volta seguinte, freou tarde na curva 1 e precisou segurar o carro para se manter à frente. A essa altura, Massa vinha escalando o pelotão e já aparecia em oitavo.

Com pneus desgastados por ainda não ter parado nos boxes, Button foi presa fácil para Alonso e Hamilton. O espanhol subiu para segundo, seguido pelo piloto da Mercedes. Após fazer seu pit stop, Button retornou em oitavo, logo atrás de Massa e fez uma bela ultrapassagem sobre o brasileiro. Em seguida, Grosjean finalmente foi para os boxes e Massa subiu para sétimo.

Em oitavo, Raikkonen começou a pressionar o brasileiro. No fim da 26ª volta, finlandês tentou o bote na chicane final, mas passou direto e saiu da pista. O “erro” grosseiro do Homem de Gelo tinha explicação. Sofrendo com problemas no freio desde o início da prova, Kimi ficou de vez sem o sistema de frenagem. Após sair da pista, ele seguiu direto para os boxes e deixou a prova.

A essa altura, Vettel se mantinha confortavelmente na liderança, 10s à frente de Alonso, que também administrava boa vantagem sobre Hamilton. Webber aparecia em quarto, seguido de Button, Rosberg e Massa.

O primeiro acidente aconteceu na 29ª volta. Ao ser ultrapassado por Hulkenberg e Sutil na chicane final, Maldonado percebeu que seus pneus estavam muito desgastados e resolveu aproveitar para entrar nos boxes. Porém, ele não reparou que ao seu lado passava também Di Resta e foi acertado em cheio pelo escocês da Force India. O venezuelano foi punido com um “stop and go” (parada obrigatória nos boxes).

A dez voltas do fim, após a segunda rodada de pit stops, poucas mudanças nas primeiras posições. Vettel seguia líder, com os mesmos 10s de vantagem sobre Alonso. Um pouco mais atrás, estava Hamilton. Já Rosberg ganhou a posição de Webber e aparecia em quarto. Button era o sexto, acompanhado por Grosjean, único com apenas uma parada. Logo atrás, aparecia Massa em oitavo. Pérez e Sutil completavam o top 10. Pressionando Grosjean, Massa conseguiu efetuar uma bela ultrapassagem sobre o francês e assumiu a sétima posição a três voltas do fim. Daí em diante, sem mais mudanças. Vettel recebeu a bandeirada para mais uma vitória no ano. Alonso deu uma balançada ao entrar na reta principal, mas segurou o carro e chegou em segundo, seguido por Hamilton, Rosberg, Webber, Button, Massa e Grosejean.

Resultado Completo:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 44 voltas em 1h23m42s196
2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 16s869
3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s734
4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 29s872
5) Mark Webber (AUS/RBR) + 33s845
6) Jenson Button (ING/McLaren) + 40s794
7) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 53s922
8) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 55s846
9) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 1m09s541
10) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1m13s470
11) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1m21s936
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1m26s740
13) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1m28s258
14) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 1m40s436
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 1m47s456
16) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1 volta
17) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
18) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1 volta
19) Max Chilton (ING/Marussia) + 2 voltas
 
Não completaram a prova:
20) Paul di Resta (ESC/Force India) - a 18 voltas
21) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 19 voltas
22) Charles Pic (FRA/Caterham) - a 36 voltas

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: AFP

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