TATUAGEM, DE HILTON LACERDA, vence o 41º FESTIVAL DE GRAMADO

TATUAGEM se passa no ano de 1978, e mostra confrontos e reflexões de uma geração analisados a partir da periferia, ao mesmo tempo em que acompanha o romance entre um soldado de 18 anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. A história se desenrola no passado e visita questões muito pessoais que Hilton Lacerda vem refletindo no presente: o que acontece com as cores que pintamos o futuro quando o futuro bate à nossa porta?
 
O longa-metragem é um olhar muito particular para um momento definidor da alma de um povo e dos caminhos de seu cinema, que hoje tem em suas manifestações periféricas seu viés mais excitante. Assim, o filme é a busca da discussão de um tema geral a partir de suas nuances.
 
Revisitando o cinema novo, flertando com o experimentalismo do super-8 da década de setenta no Brasil e dialogando com o cinema contemporâneo, Tatuagem procura jogar luz sobre as várias maneiras que podemos ler e interpretar a história e a cinematografia de um país, devolvendo-lhe texturas e cheiros, e abrir uma brecha para vislumbrar uma das faces mais interessantes e complexas do Brasil: a história que nasce na marginalidade dos acontecimentos.
 
O produtor João Vieira Jr. ressalta a importância dos patrocinadores do projeto, a começar pelo incentivo do Governo do Estado, por meio do edital Funcultura, promovido pela Fundarpe / Secretaria de Cultura. “A partir dele pudemos elaborar o plano financeiro do filme e captar recursos via edital da Chesf / Eletrobras, para depois sermos selecionados pelo Programa Petrobras Cultural 2010/2011, a entrada da Petrobras foi fundamental para a realização do filme”. O roteiro de TATUAGEM foi desenvolvido com recursos do Hubert Bals Fund, do Festival de Roterdã, na Holanda.
 
Hilton Lacerda
Nascido na cidade do Recife, Nordeste do Brasil, Hilton Lacerda se destacou pelos roteiros de filmes como AMARELO MANGA (2002, direção de Cláudio Assis), FILMEFOBIA (2008, direção de Kiko Goifman), A FESTA DA MENINA MORTA (2008, direção de Matheus Nastchergale), FEBRE DO RATO (2011, direção de Cláudio Assis), ÁRIDO MOVIE (2006, direção de Lírio Ferreira), entre outros. Todos exibidos com destaque em festivais nacionais e internacionais de prestígio como Brasília, Gramado, Festival do Rio, Mostra Internacional de São Paulo, Berlim, Locarno, Roterdã, Havana, Bafici, Cannes etc.
 
Codirigiu o documentário CARTOLA – MÚSICA PARA OS OLHOS (2007, parceria com Lírio Ferreira).  Com TATUAGEM assina sua primeira ficção como diretor.
 
Sobre a REC Produtores
A empresa brasileira REC Produtores Associados ficou conhecida com filmes como Cinema, Aspirinas e Urubus (Prêmio do Ministério da Educação no Festival de Cannes e mais de 50 prêmios no mundo todo), de Marcelo Gomes, KFZ-1348, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, Viajo porque preciso, volto porque te amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, lançado em 2010 no Festival de Veneza e Era uma vez eu, Verônica, de Marcelo Gomes, lançado no Toronto International Film Festival, em 2012. Co-produziu Boa sorte, meu amor, de Daniel Aragão (Festival de Locarno), e Baixio das Bestas, de Cláudio Assis (International Film Festival Rotterdam). Atualmente, a REC finaliza O Homem das Multidões, de Cao Guimarães e Marcelo Gomes.
 
 
Sinopse
Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley (Irandhir Santos), a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia.
 
A vida de Clécio muda ao conhecer Fininha (Jesuíta Barbosa), apelido do soldado Arlindo Araújo, 18 anos: um garoto do interior que presta serviço militar na capital. É esse encontro que estabelece a transformação de nosso filme para os dois universos. A aproximação cria uma marca que nos lança no futuro, como TATUAGEM: signo que carregamos junto com nossa história.
 
 
Ficha Técnica
Brasil, 2013, 108 min., colorido, 35mm/DCP, Dolby SR.
Elenco: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sílvio Restiffe, Sylvia Prado
Empresa Produtora: REC Produtores Associados
Roteiro e Direção: Hilton Lacerda
Produção: João Vieira Jr.
Produção Executiva: Nara Aragão
Direção de Produção: Dedete Parente Costa
Direção de Fotografia: Ivo Lopes Araújo
Direção de Arte: Renata Belo Pinheiro
Trilha Musical: DJ Dolores (Helder Aragão)
Montagem: Mair Tavares
Figurino: Christiana Garrido
Maquiagem: Donna Meirelles
Desenho de Som: Waldir Xavier
Som Direto: Danilo Carvalho
Mixagem: Ricardo Cutz

==> Foto: Edison Vara / PressPhoto

0 comments:

Postar um comentário