Instituto Cervantes apresenta Esquizofrenia tropical

O Instituto Cervantes, em parceria com o PHotoEspaña e o Mês da Fotografia, apresenta a exposição Esquizofrenia Tropical. A mostra reúne o trabalho de 16 jovens fotógrafos latino-americanos, selecionados a partir do programa de curadoria "Transatlántica", organizado pelo festival PHotoEspaña e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
 
Com curadoria do brasileiro Iatã Cannabrava, a mostra reflete a bipolaridade na qual a América Latina está inserida, entre a tranquilidade que promove o desenvolvimento econômico e a persistência de numerosos dramas sociais. 
 
De um lado, as mudanças da sociedade - crescimento econômico, otimismo sobre o futuro, ascensão da classe média - geram trabalhos visuais inéditos na fotografia documental latino-americana.  É possível falar de uma fotografia sem sofrimento, tanto pelo conteúdo como pela forma, uma fotografia cuja estética reflete um otimismo no qual a política não é onipresente.  

Por outro lado, os fotógrafos abandonam totalmente o olhar comprometido, que tem sido tão recorrente na recente produção fotográfica latino-americana.  Continuam com a busca pela visualização de numerosos dramas ainda existentes e sem expectativa de solução imediata como, por exemplo, a violência.  

Mesa redonda  
Na abertura, no dia 06, às 19h, será realizada a mesa redonda Esquizofrenia Tropical, fotografia contemporânea no contexto Latino-americano, com a participação de Iatã Cannabrava (curador da exposição), Eraldo Peres (coordenador do mês da fotografia) e Kazuo Okubo (fotógrafo). " Realizamos esta mesa redonda para destacar a pluralidade de estilos e estéticas que hoje marcam a fotografia Latino-americana. Abordaremos a estética que transita tanto por obras conceituais e documentais", comenta Iatã Cannabrava.

Artistas Selecionados: Melba Arrelano (México), Lucia Baragli (Argentina), Guadalupe Casasnovas (República Dominicana), Pedro David (Brasil), Patricio Crooker y Alfredo Zeballos (Bolívia), José Luis Cuevas (México), Alejandro Kirchuk (Argentina), Mayra  Martell (México), Tatewaki Nio (Brasil), Alejandro Olivares (Chile), Jorge Taboada (México), Inés Tanoira y Franco Verdoia (Argentina), Tuca Vieira (Brasil) y Nicolás Wormull (Chile).

Serviço  
Esquizofrenia Tropical  
De 06/08 a 12/09  
Espaço Cultural Instituto Cervantes  
SEPS 707/ 907 - Fone (61) 3242.0603  
Visitação de segunda a sexta das 11h às 21h. Sábados das 9h às 14h.  
Acesso Livre  
Classificação indicativa livre.

==> Foto: Divulgação



0 comments:

Postar um comentário