Dirigir com cuidado, além de prevenir acidentes, ajuda a manter o carro em boas condições de uso e, consequentemente, o motorista a ter mais economia com a manutenção do veículo. A Bridgestone - maior fabricante mundial de pneus – ensina ainda que, evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de direção, também interfere na vida útil do pneu.
Essa dica faz parte dos “10 mandamentos para o uso inteligente do pneu”, informações criadas pela companhia para auxiliar seus consumidores a conservar melhor os pneus.
Como
o pneu é o principal elo entre o automóvel e a pista e um importante
item de segurança é preciso ter um cuidado especial enquanto dirige para
que não interfira no funcionamento adequado do produto.
Nunca
ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Se não
puder evitar o buraco, ande em baixa velocidade. O mesmo acontece com
as lombadas ou quebra-molas. É importante frear antes de cruzar o
obstáculo. Passar pela lombada diagonalmente também não é recomendado,
pois provoca uma força exagerada em um dos lados, gerando uma torção da
carroceria.
Outro
ponto que merece atenção é o momento da frenagem. As freadas bruscas
devem ser evitadas, pois elas desgastam os pneus, os freios, o motor e a
embreagem. Cantar pneus nas arrancadas também provoca desgaste nos
pneus.
Se
precisar conduzir em uma situação de chuva, esteja atento às condições
dos pneus e tome cuidado redobrado. Não dirija em alta velocidade e
procure não frear bruscamente. Se os pneus estiverem em más condições,
com os sulcos abaixo da profundidade adequada (1,6 mm de profundidade), a
água não irá escoar quando entrar em contato com a banda de rodagem e o
veículo perderá a aderência, o que causa a famosa e perigosa
“aquaplanagem”.
Conheça os dez mandamentos para o uso inteligente do pneu:
1. Calibrar os pneus semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo;
2.
Fazer o rodízio de pneus. Veículos com pneus radiais a cada oito mil
quilômetros rodados e veículos com pneus diagonais a cada cinco mil
quilômetros;
3.
Evitar sobrecarga no veículo. Excesso de peso compromete a estrutura do
pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais
importantes;
4.
Fazer a manutenção preventiva de todo o veículo. Amortecedores, molas,
freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus;
5.
Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante do
veículo. As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma
equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera este
equilíbrio;
6.
Alinhar a suspensão e balancear os pneus sempre que o veículo sofrer
impactos fortes, na troca de pneus, quando os pneus apresentarem
desgastes irregulares, ao serem substituídos componentes da suspensão,
quando o veículo estiver "puxando" para um lado ou a cada dez mil
quilômetros;
7.
Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Rodar na cidade com um
pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no
consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do
veículo;
8.
Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem (TWI). Este
indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se
efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca. O limite
de profundidade do sulco do pneu é de 1,6 milímetro;
9.
Não permitir o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes.
Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas
propriedades físico-químicas e mecânicas;
10.
Evitar a direção agressiva, com freadas fortes e mudanças bruscas de
direção. Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições
de piso.
SOBRE A BRIDGESTONE
Com
sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e
borracha do mundo. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade
de aplicações, a companhia também produz uma vasta gama de produtos
diversificados que incluem borracha industrial, produtos químicos e
artigos desportivos. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países e
territórios ao redor do mundo. No Brasil, produz pneus em suas fábricas
de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que atingem capacidade de produção
de 42 mil pneus/dia. Saiba mais em www.bridgestone.com.br.
==> Foto: Dalton Jendiroba / EsporteCultura
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