ARMANDO MACEDO NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Em 2014, Armandinho Macedo estará completando 50 anos dedicados a musica instrumental brasileira. Foi em 1964, aos 10 anos de idade, que ele deu seus primeiros passos musicais, puxando o Trio Elétrico mirim que o pai, Osmar Macedo, inventor do trio elétrico juntamente com Dodô, construiu especialmente para ele. 

Em 1969, com apenas 15 anos, Armandinho concorreu à Grande Chance, de Flavio Cavalcanti, na TV Tupi, principal programa musical da televisão na época. Após ganhar em primeiro lugar na Bahia, foi ovacionado na finalíssima, que aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A partir daí, tornou-se conhecido nacionalmente e gravou seus primeiros discos.

De la para cá, muita coisa aconteceu, e Armandinho não parou no tempo. Além de liderar o Trio Elétrico de Dodô e Osmar, formou no final dos anos 70 o Grupo A Cor do Som, precursor de uma nova tendência, que unia a música regional ao rock,  numa linguagem pop. Foram cinco anos de banda, cinco discos gravados, turnês na Europa e EUA, além de estrondoso sucesso no Brasil.

A partir dos anos 90, paralelamente às apresentações no exterior e ao seu trabalho com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, ele é convidado para integrar o projeto "Brasil Musical", que reunia os 20 maiores instrumentistas brasileiros, entre eles, Paulo Moura, Rafael Rabelo, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Artur Moreira Lima e Dominguinhos. Percorrem todo o País gravando e divulgando a MPB Instrumental, num trabalho definido assim por Luis Nassif (crítico pela Folha de São Paulo):

“Afirmar que Armandinho é o maior bandolinista da atualidade é certo, mas é pouco. Dizer que é o maior bandolinista que surgiu no país depois de Jacob do Bandolim melhora, mas é insuficiente. Sustentar que é o maior instrumentista brasileiro surgido nos últimos 20 anos é justo, mas ainda não reflete todo o seu talento. Na verdade, Armandinho guitarrista e bandolinista, rei do carnaval baiano, é um dos maiores instrumentistas da história e um bandolinista à altura do rei Jacob. Tem lugar de honra em qualquer ranking dos maiores instrumentistas brasileiros do século...”

No momento Armandinho está finalizando seu cd "Guitarra Baiana", que será lançado no segundo semestre de 2013, prepara mais um disco, “Sinfonia Afro Guitarra Baiana”, onde  regrava clássicos com sua Guitarra Baiana, com as participações de blocos afros de Salvador, a exemplo de Olodum, Filhos de Gandhi e Cortejo Afro, alem de uma Orquestra Sinfônica. Também vai lançar o cd gravado ao vivo em Israel com o grupo Tucan Trio e fazer shows na Espanha e Suíça.

No Clube do Choro de Brasília, Armandinho Macedo terá a companhia de Yacoce Simões (teclados e acordeon), Emanuel Stanchi (percussão), Marcio Diniz (bateria) e Julio Leony (baixo).

As apresentações acontecem dias 28, 29 e 30 de Agosto de 2013 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira) 

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br    

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos 

==> Foto: Felipe Oliveira

0 comments:

Postar um comentário