Logo depois de cravar a pole position para o GP da Hungria, no treino
classificatório de sábado, Lewis Hamilton foi “pé no chão” e afirmou que
um triunfo neste domingo seria muito difícil: “Temos uma colina íngreme
para escalar por causa dos pneus e se ganharmos será um milagre. Sinto
que a vitória ainda está um pouco distante”, disse. Milagre pedido,
milagre feito. Com uma atuação impecável, o campeão mundial de 2008
conseguiu administrar o desgaste dos pneus na quente tarde de Budapeste
para, enfim, “ir às alturas” com sua primeira vitória com a Mercedes. Confira os melhores momentos da prova no vídeo. A TV Globo exibe a corrida na íntegra nesta noite, logo após a série “Revenge”.
Possíveis companheiros de RBR em 2014, Sebastian Vettel e Kimi
Raikkonen protagonizaram um acirrado duelo nos instantes finais. O
alemão tentou um bote a três voltas do fim, mas o finlandês fechou a
porta e assegurou a segunda posição, deixando o rival com o degrau mais
baixo do pódio.
Largando em sétimo, Felipe Massa teve atuação discreta. O brasileiro se
envolveu em um toque com Nico Rosberg (Mercedes) logo na primeira volta e
quebrou uma parte do bico de sua Ferrari. Com a asa danificada,
enfrentou dificuldades para imprimir um ritmo forte e teve que se
contentar com a oitava posição. E a performance dos carros vermelhos não
era dos melhores em Hungaroring. Fernando Alonso também teve atuação
apagada, fechando em quinto, logo atrás de Mark Webber (RBR).
Foi a 22ª vitória de Hamilton na carreira, a primeira com as “Flechas
de Prata”. Um triunfo que serve para silenciar os críticos que
condenaram sua saída da tradicional McLaren para apostar em novos ares
na emergente Mercedes. Aposta essa que se mostrou acertada em 2013,
evidenciada ainda mais pela péssima fase que atravessa sua ex-equipe,
sempre no pelotão intermediário.
De quebra, o resultado coloca Hamilton de vez na briga pela taça. O
britânico chegou aos 124 pontos e se aproximou dos rivais na
classificação. Mas a principal mudança na tabela fica por conta de
Raikkonen, que supera Alonso e assume a vice-liderança, com 134 pontos,
um à frente do espanhol. No topo, Vettel aumentou um pouco mais sua
vantagem e lidera com 172 pontos.
Massa e Rosberg se tocam
Hamilton largou bem e manteve a ponta. Vettel se arriscou e espremeu
Grosjean na esquerda para segurar a segunda posição. O francês da Lotus
ainda teve que suportar a pressão de Alonso, que havia superado o
Rosberg. Massa foi outro que começou bem. Partindo em 7º, ganhou a
posição de Raikkonen. Ao tentar atacar Rosberg, acabou tocando no pneu
traseiro direito do alemão, e danificou um pequeno pedaço do bico de sua
Ferrari. Com o incidente, Nico caiu para a 12ª posição e o brasileiro
subiu para quinto.
O britânico da Mercedes conseguiu administrar uma vantagem confortável
para Vettel nas primeiras voltas. O alemão da RBR era seguido de perto
por Grosjean. Um pouco mais atrás vinha Alonso. Com a asa dianteira
danificada, Massa tinha dificuldades para acompanhar o ritmo do
companheiro de Ferrari e admitiu à equipe pelo rádio que o carro estava
saindo de frente.
Hamilton foi o primeiro dos ponteiros a parar nos boxes, na volta 10,
retornando à pista em oitavo, logo atrás de Button. Vettel assumiu a
liderança provisória até fazer seu pit stop duas passagens depois. O
tricampeão também voltou depois de Button, mas a essa altura, Hamilton
já havia passado o inglês da McLaren e estava mais à frente. Grosjean se
manteve um pouco mais de tempo na pista, liderando por algumas voltas.
Vettel chega a tocar em Button
Por não ter anotado tempo no treino classificatório, Webber largou em
décimo com pneus médios – contra macios dos rivais que começaram na
frente. Com compostos mais resistentes, o australiano apostava em uma
estratégia diferente, seguindo na pista e assumindo a ponta. Button, em
terceiro, era mais um com pneus médios a retardar a parada nos boxes. O
britânico passou então a segurar as investidas de Vettel. Os dois
chegaram a se tocar e o alemão perdeu parte do bico. Grosjean e Alonso
acompanhavam de camarote.
Aconselhado pela equipe, Vettel reduziu o ritmo e deixou Button se
afastar, para evitar desgaste de pneus. No entanto, o alemão começou a
sofrer pressão de Grosjean e precisou fechar a porta em um belo duelo.
Enquanto isso, mais atrás, ao tentar tomar a oitava colocação de Sutil,
Massa perdeu um pouco de tração na manobra e acabou perdendo a posição
para Raikkonen.
E foi Sutil o primeiro a abandonar a prova (volta 21), justamente na
corrida que marcava sua 100ª participação na Fórmula 1. Segundo a Force
India, o carro do alemão teve um problema hidráulico. Ao parar nos
boxes, ele ainda teve problemas na fixação de uma das rodas e o bólido
foi recolhido para a garagem.
Hamilton volta à ponta
Na volta 24, Webber enfim fez seu primeiro pit stop. Com isso, Hamilton
reassumiu a ponta. Vettel finalmente conseguiu deixar Button para trás e
subiu para segundo. Com pneus desgastados, o britânico “abriu a
porteira”. Viu Grosjean ao seu lado, tentou fechar a porta e chegou a
tocar no francês. Na sequência, perdeu também a posição para Alonso,
indo para os boxes logo depois.
Após o toque com Button, a Lotus identificou uma suspeita de furo em um
dos pneus de Grosjean e antecipou sua segunda parada. Pelo menos, o
francês retornou em sétimo à frente do inglês, evitando um possível novo
duelo. Em seguida, deu o botei em cima de Massa e subiu para sexto. O
brasileiro também perdeu a posição para Button. O mexicano Esteban
Gutiérrez foi o segundo a abandonar a corrida, com problemas mecânicos.
Na volta 30, Hamilton liderava tranquilamente, com uma vantagem de mais
de 10s para Vettel. Mas após perder muito tempo com Button, o alemão da
RBR forçava o ritmo e ia descontando, aos poucos a desvantagem para o
piloto da Mercedes.
Uma passagem depois, Hamilton fez seu segundo pit stop e retornou em
quarto. Vettel assumiu a ponta, seguido por Alonso e Webber. A essa
altura, Massa – que também já havia visitado os boxes duas vezes –
ultrapassava Hulkenberg e subia para nono. Hamilton rapidamente deixou
Webber para trás. Com os pit stops de Vettel e Alonso, o britânico
novamente passou para a liderança, seguido pelo australiano da RBR e por
Raikkonen, esses dois com uma parada a menos.
Grosjean é punido por manobra sobre Massa
Por ter passado por fora da pista para ganhar a posição de Massa,
Grosjean foi punido com um drive-through (passagem direta pelos boxes) e
acabou saindo da briga pelo pódio. A direção de prova interpretou que o
francês ganhou vantagem com a manobra. Pelo rádio, o piloto mostrou
surpresa com a penalidade: “Por quê???”, gritou.
Completadas 40 das 70 voltas, Hamilton liderava com 2s5 de vantagem
sobre Webber. Cinco segundos depois aparecia Raikkonen. Bem mais atrás
estava Vettel, com boa vantagem sobre Alonso. Massa era oitavo.
Com táticas diferentes dos demais, Webber e Raikkonen foram para os
boxes para o segundo pit stop, voltando, respectivamente, em terceiro e
quarto. O líder Hamilton fez o terceiro pit stop na 51ª volta e retornou
logo atrás do australiano da RBR. Mas o britânico, com pneus mais novos
e faca nos dentes, deixou Webber para trás, evitando perder segundos
preciosos. Com uma parada a menos que Hamilton, Vettel era o novo líder.
Hamilton lidera
Na 56ª volta, Vettel, enfim, foi para os boxes pela primeira vez,
retornando em quarto, atrás de Webber e Raikkonen. O alemão então tinha
14 voltas para tirar a desvantagem do companheiro de RBR e de seu
possível parceiro de time em 2014 para chegar, pelo menos em segundo.
Enquanto isso, Hamilton voltava para a ponta, com pista livre para sua
primeira vitória pela Mercedes.
Depois de usar três jogos de pneus médios, Webber foi para os boxes,
pôs pneus macios e foi para a pista em quarto, para tentar uma arrancada
final. Com isso, Raikkonen subiu para segundo e Vettel para terceiro.
Dez segundos atrás do companheiro de time, o australiano virava 1s5 mais
veloz.
Vettel tenta bote em Kimi
Em um fim de semana complicado, Rosberg pressionava Massa na luta pela
oitava posição. Mas para alívio do brasileiro, não era dia do alemão da
Mercedes. Na passagem de nº 65, seu motor estourou. O carro ainda teve
um princípio de incêndio e Nico precisou abandonar.
A três voltas do fim, Vettel tentou o bote em Raikkonen. Mas o finlandês fez jogo duro e segurou a segunda posição.
A três voltas do fim, Vettel tentou o bote em Raikkonen. Mas o finlandês fez jogo duro e segurou a segunda posição.
Resultado Final:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 70 voltas
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) +10s09
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR) +12s4
4) Mark Webber (AUS/RBR) +18s
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +31s4
6) Romain Grosjean (FRA/Lotus) +32s2
7) Jenson Button (ING/McLaren) +53s8
8) Felipe Massa (BRA/Ferrari) +56s4
9) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1 volta
10) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
11) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1 volta
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1 volta
13) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1 volta
14) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 2 voltas
15) Charles Pic (FRA/Caterham) + 2 voltas
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 3 voltas
17) MAx Chilton (ING/Marussia) + 3 voltas
Abandoram:
Paul Di Resta (ESC/Force India)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Williams)
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: AFP
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) +10s09
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR) +12s4
4) Mark Webber (AUS/RBR) +18s
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) +31s4
6) Romain Grosjean (FRA/Lotus) +32s2
7) Jenson Button (ING/McLaren) +53s8
8) Felipe Massa (BRA/Ferrari) +56s4
9) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 1 volta
10) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 1 volta
11) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 1 volta
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1 volta
13) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1 volta
14) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 2 voltas
15) Charles Pic (FRA/Caterham) + 2 voltas
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 3 voltas
17) MAx Chilton (ING/Marussia) + 3 voltas
Abandoram:
Paul Di Resta (ESC/Force India)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Valtteri Bottas (FIN/Williams)
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
==> Fonte: Globoesporte
==> Foto: AFP


0 comments:
Postar um comentário