Fórmula Indy - Scott Dixon vence a segunda em Toronto

A segunda corrida da rodada dupla de Toronto, no Canadá, disputada neste domingo (14) foi vencida de ponta a ponta pelo pole-position, Scott Dixon da equipe Ganassi.  O líder do campeonato, Helio Castroneves ficou em segundo lugar, seguido por Sebastien Bourdais, em terceiro. Tony Kanaan abandonou a corrida, depois que tocou no muro e teve o pneu traseiro direito de seu carro furado a 35 voltas do fim.

Para a etapa deste domingo, a direção de prova resolveu, mais uma vez, adotar a largada parada, como estava programado para a corrida deste sábado (13), e que foi abortada, por causa de um problema no carro de Josef Newgarden. Ao contrário do que aconteceu na primeira corrida, a largada da segunda prova do fim de semana foi dada normalmente.

Logo na saída, o pole-position, Scott Dixon conseguiu segurar a ponta e saiu na frente. Helio Castroneves, terceiro no grid, acelerou forte e pulou para a segunda posição, colado em Dixon. Dario Franchitti, que largou em segundo, tocou na traseira do carro de Helinho, em uma tentativa de reaver o segundo posto, e foi obrigado a entrar no pit para fazer reparos em seu carro, o que o jogou para a 22ª posição.

Mais atrás, Mike Conway, que largou em 23º, imprimiu ritmo forte na 12ª volta já ocupava o 13º posto. Tony Kanaan, sexto do grid, largou bem e segurou a posição, até ser ultrapassado por Ernesto Viso, na 16ª volta. Uma volta mais tarde, Tony, que perdeu rendimento por causa dos pneus muito desgastados, foi mais uma vez ultrapassado, desta vez por Takuma Sato.

Não foi o dia de Kanaan

Tony Kanaan, que não vinha em um ritmo muito bom e caiu algumas posições, tocou no muro, teve o pneu traseiro direito de seu carro furado e abandonou a prova. Enquanto isso, Scott Dixon passeava na pista e seguia tranquilo na liderança, seguido de longe por Helinho, que não conseguia diminuir a vantagem, que a esta altura estava em torno de sete segundos.

Um pouco mais atrás, Franchitti seguia ganhando posições e com uma ultrapassagem sobre Marco Andretti assumiu o décimo posto. Faltando 30 voltas para o fim da corrida, Tristan Vautier tentou ultrapassar Sebastian Saavedra, tocou no carro do colombiano e deixou um pedaço da asa dianteira de seu carro na pista.

Carlos Muños, que substituiu Ryan Briscoe, que não disputou a segunda prova do fim de semana por ter fraturado o pulso direito na corrida de sábado, largou em último e a 20 voltas do final já ocupava a 16ª posição. Entre os líderes, Scott Dixon continuava passeando na pista de Toronto e seguia na liderança, 14 segundos à frente de Helinho.

A segunda bandeira amarela

Dois giros depois, James Jakes deixou sua mão escapar do volante enquanto passava por cima de uma zebra e bateu com seu carro no muro do circuito canadense. O incidente causou uma bandeira amarela, que reagrupou os pilotos e daria a chance que Helinho precisava para atacar Dixon e tomar a liderança do piloto da Ganassi. A missão do brasileiro seria mais fácil, mas entre ele e Dixon havia três retardatários.

Faltando 14 voltas para o final, foi dada a relargada e Dixon, como esperado, conseguiu manter a liderança, seguido por Helinho. Will Power chegou a ser ultrapassado por Ryan Hunter-Reay, mas se recuperou e deu o troco no americano, trazendo com ele Sebastien Bourdais, que jogou Hunter-Reay para quinto.

O Safety Car entra mais uma vez

A cinco voltas do final, Ed Carpenter bateu no muro e causou a segunda bandeira amarela da corrida. Na relargada, a duas voltas do final, Dixon acelerou forte, se livrou de Helinho e manteve a ponta.

Um pouco mais atrás, Ryan Hunter-Reay foi com muita sede ao pote, tentou colocar por fora e acabou tocando Will Power, o que acabou com suas esperanças de diminuir a vantagem de Helinho na classificação do campeonato.

No fim das contas, Scott Dixon acabou ficando com a vitória, a segunda no fim de semana e que lhe rendeu uma premiação bônus de US$ 100 mil (R$ 226 mil). O segundo lugar ficou com Helio Castroneves, que segue líder da competição, agora com 425 pontos, 29 à frente do novo vice-líder, Scott Dixon.

Tony Kanaan, que largou em sexto, foi obrigado a abandonar a corrida, depois que tocou no muro e teve o pneu traseiro direito de seu carro furado a 35 voltas do fim da corrida.

Confira o resultado final da prova:

1º Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda)
2º Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)
3º Sebastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet)
4º Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda)
5º Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet)
6º Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
7º Mike Conway (ING/Dale Coyne-Honda)
8º Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda)
9º Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
10º Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda)
11º Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
12º Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
13º Graham Rahal (EUA/RLL-Honda)
14º Simona De Silvestro (SUI/KV-Chevrolet)
15º Sebastian Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet)
16º Tristan Vautier (FRA/Schmidt-Peterson Honda)
17º Carlos Muñoz (COL/Panther-Chevrolet)
18º Will Power (AUS/Penske-Chevrolet)
19º Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet)
20º Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda)
21º James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet)
22º Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet)
23º James Jakes (ING/RLL-Honda)
24º Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)

==> Fonte: Band Esportes

==> Foto: Chris Jones / IndyCar

0 comments:

Postar um comentário