CAIXA CULTURAL BRASÍLIA APRESENTA O CANCIONEIRO DE ELOMAR

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, dias 03 e 04 de agosto, o show “Elomar: Cancioneiro”, com o cantor e compositor Elomar Figueira Mello, baseado no livro de partituras do cantor. Elomar é um artista ímpar na música popular brasileira, legítimo representante do sertão da Bahia, que carrega em suas composições as tradições características de sua terra.
 
A apresentação conta com a participação dos violonistas Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, profundos conhecedores do seu repertório, além da cantora Letícia Bertelli, que assinam o livro ao lado de Joao Omar (filho de Elomar) e do próprio compositor.
 
Todos sobem juntos ao palco, pela primeira vez em Brasília, e apresentam um repertório que contempla sucessos do compositor e também peças gravadas em discos de carreira, que o próprio Elomar deixou de interpretar com o passar dos anos.
 
Livro de Partituras:
O livro “Elomar em partituras - cancioneiro” é composto por 49 partituras da obra do compositor Elomar Figueira Mello, um caderno de letras e notas de edição, além de um livro sobre o artista e sua obra, de autoria do jornalista João Paulo Cunha. As peças consideradas de caráter cancioneiro é que compõem o repertório de partituras.
 
Foram cerca de dois anos de intenso trabalho e dedicação, da equipe de músicos que atuou na transcrição das 49 canções, cuja dimensão da tarefa, seja pela amplitude ou pela complexidade, exigiu engenho de especialistas dedicados, dotados de grande conhecimento técnico, sensibilidade e até mesmo capacidade de invenção, para traduzir em linguagem culta uma música que, muitas vezes, vai além das convenções conhecidas, sem perder o horizonte do respeito à obra.
 
As canções foram transcritas pelos músicos Maurício Ribeiro, Hudson Lacerda, Avelar Júnior e Kristoff Silva, sob a direção artística e coordenação musical de Letícia Bertelli e supervisão geral a cargo do próprio Elomar. A equipe responsável pelo registro em partituras teve como ponto de partida os discos gravados pelo compositor. A forma escolhida – voz e violão – serviu de parâmetro, tanto para as canções quanto para as árias de outras composições maiores, da qual fazem parte alguns dos temas transcritos.
 
Serviço:
Show Elomar Cancioneiro
Data: de 3 e 4 de agosto de 2013 (sábado a domingo)
Hora: sábado às 20h e domingo às 19h
Local: CAIXA Cultural Brasília
Endereço: SBS Quadra 4, Lotes 3/4, edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Capacidade: 414 lugares (8 para cadeirantes)
Ingressos: À venda a partir de 27 de julho | R$ 20 e R$ 10 (meia)
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de livro.
Acesso para pessoas com deficiência

==> Foto: Kika Antunes

1 comments:

Maria disse...

Maravilhoso! Um trabalho fantástico que só assistindo para ver o que um grupo jovem podem fazer com o grande Elomar.

Postar um comentário