Seleção Feminina de Handebol vence o México e garante vaga no Campeonato Mundial

Santo Domingo (DOM) - A Seleção Brasileira Feminina de Handebol conquistou seu primeiro objetivo no Campeonato Pan-Americano, que está sendo disputado no Pavilhão de Handebol, em Santo Domingo, na República Dominicana. A equipe, que pretende manter o título da competição, está na semifinal e já assegurou uma das quatro vagas para o Mundial, em dezembro, na Sérvia. Na noite desta terça-feira (4), venceu o México, terceiro adversário desta fase classificatória, por 48 a 18 (24 a 11 no primeiro tempo), e segue invicta.

Até o momento, as mexicanas foram as que apresentaram um pouco mais de dificuldade para a forte equipe brasileira. Mesmo assim, o Brasil sempre esteve em vantagem no placar. O técnico Morten Soubak novamente fez um rodízio entre as atletas, que se apresentaram bem dentro de quadra, mesmo com alguns erros de passes.


De acordo com o treinador, o México é um time mais experiente e organizado do que os adversários anteriores: Estados Unidos e Costa Rica. "Hoje jogamos contra um oponente que nos deu um pouco mais de dificuldade, mas sempre estivemos à frente. No segundo tempo, mudamos a nossa defesa e melhoramos o nosso desempenho, mas, em compensação, tivemos mais erros técnicos", avaliou.


Uma das atletas de maior destaque na equipe brasileira, a armadora direita Deonise Cavaleiro, afirma que a partida contra o México foi de mais emoção. "Nós fizemos um bom primeiro tempo, com boas defesas. No segundo período, a nossa concentração caiu um pouco e isso dificultou o nosso jogo. Acabamos cometendo erros técnicos, como de passes", afirmou. "Para nós, a grande dificuldade nesse campeonato é manter a concentração contra equipes tecnicamente inferiores, além do clima muito quente, que dificulta", contou a atleta do Hypo Nö, da Áustria, nascida em Santa Rosa (RS).


Sobre as donas da casa, últimas adversárias do Brasil na primeira fase, com partida marcada para esta quarta-feira (5), às 18h (horário de Brasília), o treinador acredita que será um confronto interessante, já que as oponentes contarão com o apoio da torcida. "Será uma emoção a mais", contou. "Vamos continuar jogando da mesma forma, sempre enfatizando os contra-ataques. Acredito que será uma partida parecida com a de hoje, sem muitas surpresas, mesmo sendo equipes diferentes. A República Dominicana tem uma defesa muito boa", finalizou Morten.


Nos duelos preliminares desta terça-feira (4), o Paraguai venceu o Uruguai por apenas um gol de vantagem: 24 a 23. A Argentina passou pela Venezuela por 38 a 20 e, assim como o Brasil, segue invicta. Na sequência, as donas da casa superaram a Costa Rica por 39 a 15.


Ontem (3), dia de folga das brasileiras, outras quatro partidas foram realizadas. Na primeira, o Paraguai fechou em vantagem contra o Canadá por 28 a 23, assim como o Uruguai sobre a Venezuela, que venceu por 36 a 34. A República Dominicana também saiu de quadra com um resultado positivo sobre as mexicanas: 27 a 26, e os Estados Unidos contra a Costa Rica: 30 a 13.


Gols do Brasil: Fernanda (10), Jéssica (8), Alexandra (7), Amanda (4), Fabiana (4), Ana Paula (3), Samira (3), Daniela (2), Juliana (2), Patricia (2), Débora Feitoza (1), Deborah Hannah (1) e Deonise (1).


Seleção Feminina de Handebol


Goleiras - Bárbara Elisabeth Arenhardt (Hypo Nö-Áustria) e Mayssa Raquel Pessoa (HK Dínamo Volgograd-Rússia).


Pontas - Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö-Áustria), Jéssica da Silva Quintino (EC Pinheiros-SP) e Samira Pereira da Silva Rocha (Zvezda Zvenigorod-Rússia).


Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (AA Universitária/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö-Áustria), Juliana Malta Varela de Araújo (Metodista/São Bernardo-SP) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França).


Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Francielle Gomes da Rocha (ACD/Estrela de Guarulhos-SP).


Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade (Rokometni Klub Krim-Eslovênia), Débora Rodrigues Feitoza (Metodista/São Bernardo-SP) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria).


Comissão técnica

Técnico: Morten Soubak
Assistente: Alex Aprile
Fisioterapeuta: Marina Gonçalves Calister
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Psicóloga: Alessandra dos Santos Dutra
Supervisora: Rita Orsi
Diretor de Seleções: Vitor Martinez

Programação

Horário de Brasília
* Os horários poderão sofrer alterações

Sábado (1º)

México 36 x 16 Costa Rica
Argentina 37 x 14 Canadá
Brasil 44 x 10 Estados Unidos
Venezuela 30 x 35 Paraguai

Domingo (2)

Canadá 25 x 31 Uruguai
Estados Unidos 11 x 27 República Dominicana
Paraguai 10 x 32 Argentina
Brasil 59 x 7 Costa Rica

Segunda-feira (3)

Canadá 23 x 28 Paraguai
Uruguai 36 x 34 Venezuela
República Dominicana 27 x 26 México
Estados Unidos 30 x 13 Costa Rica

Terça-feira (4)

Paraguai 24 x 23 Uruguai
Venezuela 20 x 38 Argentina
Costa Rica 15 x 39 República Dominicana
Brasil 48 x 18 México

Quarta-feira (5)

14h: Venezuela x Canadá
16h: México x Estados Unidos
18h: Brasil x República Dominicana
20h: Argentina x Uruguai

Sexta-feira (7)

Semifinais

Sábado (8)

Finais

==> Foto: Gabriel Inamine / Photo&GRafia

0 comments:

Postar um comentário