LIGA MUNDIAL: Brasil estreia nesta sexta-feira contra os atuais campeões

VARSÓVIA, 06.06.2013 - As condições são instigantes. O adversário é o atual campeão da competição, o jogo é na casa dele, em um país onde o esporte é considerado o mais importante. E é nessa situação que a seleção brasileira masculina de vôlei está pronta para a estreia na Liga Mundial 2013 contra a Polônia. A partida será nesta SEXTA-FEIRA (07.06), às 12h45 (Horário de Brasília), no ginásio Torwar, em Varsóvia, na Polônia. A partida terá transmissão ao vivo do canal SporTV. Maior vencedor da história da Liga Mundial, o Brasil busca o décimo título da competição após vencer em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010.

Os treinamentos tiveram início no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), se estenderam para Moscou, onde a equipe brasileira ainda fez dois amistosos contra a Rússia, e, continuaram já em Varsóvia. Em um momento de renovação, após a aposentadoria de Giba, Ricardinho, Rodrigão e Serginho, a equipe brasileira passa por um novo momento e conta com um novo capitão: o levantador Bruninho.


Apesar de assumir a função em definitivo a partir desta Liga Mundial, o jogador sempre teve uma responsabilidade grande de comandar a equipe em quadra. As características sempre foram de líder e, agora, Bruno garante que não só ele, mas todos, enfrentam a situação com naturalidade.


"Estamos em um novo ciclo, mas com o mesmo pensamento de muito trabalho e muito empenho. Temos uma responsabilidade grande com a passagem de bastão desses grandes jogadores. Teremos que suprir a falta deles com a mesma filosofia que eles implantaram desde 2001 e vamos continuar tentando sempre estar entre os melhores, como aconteceu nesses últimos 12 anos", comentou Bruno.


O levantador considera a motivação dos novos jogadores como algo importante neste início de competição. "Não tivemos o tempo de treinamento ideal, mas temos um grupo jovem, com muita vontade de mostrar, de começar vencendo, então, sem dúvida alguma a motivação é enorme para começarmos esse ciclo com tudo na Liga Mundial", garantiu Bruninho.


Um dos integrantes desta nova geração, o ponteiro Lucarelli, de 21 anos, demonstra segurança para a estreia, mas não esconde uma pontinha de ansiedade.


"Estou ansioso por vários motivos. Vai ser o primeiro jogo com a seleção adulta em uma Liga Mundial e contra um time muito forte. Temos estudado bastante o adversário e espero me sair bem para conseguir ajudar o Brasil a conseguir a vitória. Os treinos estão muito bons. Estamos trabalhando forte, todos estão dando o máximo, com muita vontade, e espero que a equipe consiga fazer o mesmo na hora da partida", opinou Lucarelli.


O técnico Bernardinho também elogia o adversário do Brasil neste primeiro final de semana da Liga Mundial. O segundo jogo entre a seleção brasileira e a equipe polonesa será no DOMINGO (09.06), às 15h15, desta vez na cidade de Lodz.


"A Polônia é uma equipe fortíssima, que conhecemos bastante e que tem dois centrais muito altos, de bloqueio e ataque muito fortes. O Bartman, que é o ótimo oposto, e o Kurek, outro atacante fundamental para o time deles. Além disso, é uma equipe muito bem preparada pelo treinador Andrea Anastasi. A Polônia vem se consolidando no voleibol e neste último ciclo teve grandes resultados. Inicia um novo como grande favorito nos maiores eventos mundiais", afirmou Bernardinho.


O treinador brasileiro ainda aponta o adversário do Brasil na primeira fase como um dos favoritos ao primeiro lugar logo nesta primeira competição de 2013. "A Polônia vai brigar não só para estar nas finais da Liga Mundial, como para conquistar o título mais uma vez", concluiu Bernardinho.


*De Varsóvia, Polônia, Clarissa Laurence

==> Foto: Alexandre Arruda / CBV

0 comments:

Postar um comentário