GUITARRA PORTUGUESA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, na próxima segunda-feira (10), um recital raro de guitarra portuguesa, com um dos mais importantes instrumentistas portugueses da atualidade, Pedro Caldeira Cabral. Esta será a primeira vez que o músico mostra sua arte em Brasília, vindo ao país em turnê especialmente para a Série Solo Música. Além da apresentação na CAIXA Cultural, o músico fará uma palestra na UnB, na terça-feira (11), às 16h, sobre “A história da Guitarra Portuguesa”.
“É uma honra imensa contar com Pedro Caldeira Cabral na Série, porque não se trata apenas de um instrumentista virtuoso, mas de alguém que conhece profundamente o instrumento, sendo musicista, compositor, arranjador, pesquisador e colecionador”, comenta o produtor Alvaro Collaço.
Pedro Caldeira é uma referência em guitarra portuguesa. Gravou por selos importantes como EMI, BMG e GHA e tem, entre os admiradores do seu trabalho, violeiros brasileiros como Roberto Correa e Fernando Deghi. “O recital de Pedro Caldeira Cabral não atinge apenas quem gosta de fado e de música portuguesa, mas violonistas, violeiros e quem gosta da sonoridade dos instrumentos de cordas dedilhadas”, destaca o produtor.
Em Brasília, Pedro irá apresentar o concerto solo, que tem realizado na Europa, intitulado “O labirinto da guitarra”. Ele apresentará composições próprias e de compositores do século XX, como Carlos Paredes, Joaquim Antonio Silva e Duncan Fox. Mas abre espaço para obras de compositores de outros períodos históricos: Pedro Escobar (1465-1536), Antonio Leal Moreira (1758-1819), Manoel José Vidigal (1763-1827) e João Paulo Pereira (1790-1860)
O artista:
Pedro Caldeira Cabral nasceu em Lisboa, em 1950. Ainda na infância, iniciou o estudo da guitarra portuguesa, do violão clássico e da flauta doce. Mais tarde, estudou solfejo, contraponto e harmonia. A partir de 1970 iniciou o estudo do alaúde, da viola da gamba e de outros instrumentos antigos de corda e de sopro, vindo mais tarde a fundar e dirigir os grupos La Batalla e Concerto Atlântico, especializados na interpretação da Música Antiga em instrumentos históricos.
Entre 1967 e 1975, freqüentou vários cursos de composição de música contemporânea. Desde 1969, procurou desenvolver, como compositor, um estilo próprio, fundado na tradição solística da guitarra portuguesa, com incorporação de técnicas originais e elementos resultantes do estudo dos instrumentos antigos, das tradições cultas e populares da Europa Mediterrânea. Como intérprete tem alargado o repertório solístico da guitarra, fazendo transcrições de obras de Bach, Weiss, Scarlatti e Seixas, entre outros, e apresentado publicamente novas obras originais de autores contemporâneos.
Coordenou as exposições monográficas “Portuguese Guitar Memories” apresentada no Convento de Santa Agnes de Boêmia, em Praga, República Checa, em setembro de 2000, e “À Descoberta da Guitarra Portuguesa”, no Museu Abade de Pedrosa, em Santo Tirso, em junho de 2002. Fez programas nas emissoras de Televisão RTP (Portugal), WDR, ZDF e NDR (Alemanha), BBC e Granada TV (Inglaterra), ORTF (França), VPRO (Holanda), TV Globo e TV Cultura de S. Paulo (Brasil).
Serviço:
Série Solo Música – Pedro Caldeira Cabral – guitarra portuguêsa
Data:
10 de junho de 2013 (segunda-feira)
Hora:
20h
Local:
CAIXA Cultural Brasília
Endereço:
SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone:
(61) 3206-9448 / 9449
Capacidade:
414 lugares (8 para cadeirantes)
Classificação indicativa:
Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos:
À venda a partir de 8 de junho (sábado) – R$ 10 e R$ 5 (meia)
Meia-entrada:
Estudantes, professores, empregados e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de agasalhos
Acesso para pessoas com deficiência
==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário