CAIXA HOMENAGEIA ARIANO SUASSUNA

Caixa Econômica Federal apresenta, a partir desta quinta-feira (27) até quarta-feira (10), o projeto “Ariano Suassuna – Arte Como Missão”, que vai correr o país, começando pelo Distrito Federal. O projeto prevê aulas-espetáculo com o escritor, exposição fotográfica e ciclos de filmes. A CAIXA Cultural Brasília sediará a mostra de filmes sobre Suassuna e sua obra, a partir do sábado (29), com a exibição de dez títulos, entre eles “O Auto da Compadecida” e “Pedra do Reino”. O projeto, que foi idealizado e coordenando por Elias Sabbag e Marcos Azevedopercorrerá seis capitais do país.
 
O projeto será aberto com uma aula-espetáculo de Ariano Suassuna, na sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, no sábado (27), às 20h. Em sua aula, o escritor e poeta, um dos maiores defensores da cultura brasileira, promete discorrer sobre arte, mercado e identidade cultural. A entrada é franca, mas o acesso ao teatro estará sujeito à capacidade da sala.
 
A exposição fotográfica, que integra o projeto, será montada nesta sexta-feira (28), reunindo 37 fotografias assinadas por Alexandre Nóbrega, que tem uma convivência muito próxima com o escritor, acompanhando-o nas viagens, com acesso a momentos descontraídos do cotidiano do autor de “O Auto da Compadecida”. Suas fotos revelam momentos improváveis, como Suassuna lendo deitado no chão de um aeroporto, suas visitas ao interior da Paraíba e dePernambuco, e seu descanso na casa do Recife. A mostra poderá ser vista até 10 de julho, no Foyer da Sala Villa-Lobos.
 
Já o ciclo de filmes, que acontece durante dois finais de semana, 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho, na CAIXA Cultural Brasília, será integrado por oito títulos, entre ficções e documentários. A produção na área audiovisual é vasta e inclui filmes como “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes, o documentário “O sertão mundo de Suassuna”, de Douglas Machado, e produções criadas originalmente para a televisão, como “A Pedra do Reino”, “A farsa da boa preguiça”, “O Santo e a porca” e “Mulher Vestida de Sol”.
 
Ariano Suassuana ocupa, desde de 1989, a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras. Sua biografia oficial pode ser encontrada no sítio www.academia.org.br.
 
Serviço:

Projeto “Ariano Suassuna – Arte Como Missão”
 
Aula-Espetáculo
Data: 27 de junho de 2013 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Nacional – Sala Villa-Lobos – SCN, via N2 – Brasília (DF)
Entrada franca: por ordem de chegada (sujeito à lotação da sala)
 
Exposição Fotográfica
Abertura: dia 28 de junho, às 19 horas.
Visitação: de 29 de junho a 10 de julho de 2013, das 10 às 22h
Local: Foyer da Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional
Entrada franca
 
Ciclo de Filmes
Data: 29 e 30 de junho e 6 e 7 de julho de 2013 (sábado e domingo)
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS, Quadra 4, Lotes 3/4, edifício anexo à matriz da CAIXA

==> Foto: Alexandre Nobrega

0 comments:

Postar um comentário