Pesquisadores
e docentes, surdos e ouvintes, que atuam na área de surdez, se reuniram
para compartilhar seu conhecimento sobre questões que envolvem a surdez, a
Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de alunos surdos. O
resultado vem agora a público, com o livro Tenho um aluno
surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos,
lançamento da EdUFSCar. Organizado pelas professoras Cristina Broglia
Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos, reúne 14 artigos voltados a
professores que iniciam suas experiências com alunos surdos.
O objetivo da obra é oferecer, além do conhecimento inicial sobre a
educação de surdos e o aprendizado da Libras, o aprofundamento teórico
sobre questões importantes que vêm sendo discutidas na área, bem como dar
subsídios para a atuação do futuro professor da educação básica junto a
alunos surdos.
São abordados conceitos como concepção de linguagem, a Educação
Inclusiva para surdos e políticas vigentes, detalhamentos do funcionamento
da Língua Brasileira de Sinais aos iniciantes nessa língua e introdução à
gramatica da Libras. São ainda problematizadas questões da Política
Nacional de Educação e sua articulação com os documentos oficiais que
garantem, como direito das pessoas surdas, a educação bilíngue, incluindo
estratégias metodológicas e estruturais para o ensino de alunos surdos. A
obra abrange também temas como o surgimento da linguagem de sinais, as
mudanças sofridas na língua ao longo dos anos, questões léxicas,
simultaneidade e iconicidade, até então pouco discutidos na literatura
disponível.
Tenho um aluno surdo, e agora? possibilita uma ampla
visão dos diversos aspectos relacionados à linguagem dos sinais e ao seu
ensino, para subsidiar a formação de professores no atendimentos a alunos
privados do sentido da audição.
Sobre as organizadoras – Cristina Broglia Feitosa
de Lacerda é professora graduada em Fonoaudiologia pela USP, mestre e
doutora em Educação pela Unicamp, tem experiência em Fonoaudiologia com
ênfase em surdez e na área educacional, e coordena o Programa de Educação
Inclusiva Bilíngue na rede municipal de Campinas.
Lara Ferreira dos Santos é professora da UFSCar, graduada em
Fonoaudiologia pela Unimep, mestre em Educação também pela Unimep e
doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar,
tem experiência em Fonoaudiologia com ênfase em surdez e na área
educacional, e atua como assessora do Programa de Educação Inclusiva
Bilíngue na rede municipal de ensino de Campinas.
Título: Tenho um aluno surdo, e agora?
Introdução à Libras e educação de surdos
Organizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos
Número de páginas: 254
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-7600-307-6
Organizadoras: Cristina Broglia Feitosa de Lacerda e Lara Ferreira dos Santos
Número de páginas: 254
Formato: 23 x 16 cm
Preço: R$ 35,00
ISBN: 978-85-7600-307-6
0 comments:
Postar um comentário