II Circuito Instrumental Itinerante em Brasília

Pela segunda vez, a população de várias regiões do DF ganha programação musical intensa de 11 de maio a 14 de junho. O II Circuito Instrumental Itinerante, projeto do Beco da Coruja Produções realizado com patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura), apresenta grupos que se destacam no cenário instrumental de Brasília.

O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, estimular a formação de platéia e promover acessibilidade através de shows, oficinas de percussão para crianças e apresentações em asilos. O Projeto conta com a participação dos grupos Alex Queiroz Trio, André Togni Trio, Bruno Yakalos Trio, D. Gracinha da Sanfona, Jambrosia e Orquestra Popular Marafreboi.

Serão 12 apresentações com acesso livre, em cinco localidades diferentes: Samambaia (Feira de Artesanato), Parque da Cidade (Praça das Fontes), Sobradinho (Parque Jequitibás e Feira da Lua), Paranoá (Parque do Paranoá) e Vila Planalto (Praça Nelson Corso). A cada data, músicos reconhecidos por seu talento apresentam as possibilidades da música instrumental em suas variadas formas de execução. “Queremos quebrar o paradigma de que a música instrumental é elitizada e acessar todas as classes sociais mostrando a riqueza da música produzida na nossa cidade", comenta a produtora do projeto, Edna Ellen.

Ficha Técnica
Realização: Beco da Coruja Produções.
Coordenação de Produção: Edna Ellen e Lorena Oliveira
Produção Executiva: Cassia Lemes
Assistente de produção: Gizele Rosa
Diretor Musical: André Togni
Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação
Ilustração: Tiago Botelho
Designer Gráfico: Rodrigo Pangliere
Inserir logo: Realização: Beco da Coruja
Patrocínio: FAC

II Circuito Instrumental Itinerante
Shows de música instrumental
De 11 de maio a 14 de junho

Programação

Sábado, 11/05
Feira de Artesanato – Samambaia
14h – D. Gracinha da Sanfona
15h - Orquestra Popular Marafreboi
 
Sábado, 18/05
Parque Jequitibás – Sobradinho
15h – Alex Queiroz Trio
16h – André Togni Trio

Sábado, 25/05
Parque do Paranoá – Paranoá
15h – André Togni Trio
16h - Bruno Yakalos Trio

Domingo, 02/06
Parque da Cidade – Brasília
10h – Alex Queiroz Trio
11h – Bruno Yakalos
 
Sábado, 08/06
Praça Nelson Corso – Vila Planalto
18h – André Togni Trio
19h – Orquestra Popular Marafreboi

Sábado, 14/06
Feira da Lua - Sobradinho
19h – D. Gracinha da Sanfona
20h - Jambrosia


Sobre os músicos

Alex Queiroz Trio
Contrabaixista acústico e membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro desde 1985, onde executou concertos como solista e hoje ocupa o cargo de concertino.Alex Iniciou seus estudos na Escola de Música de Brasília, formouse bacharel em músicapela Universidade de Brasília (UnB) e obteve o master na Messiane Academie, Holanda, sob orientação do professor Hans Roelofsen, em 2006. Ao fixar residência em Londres entre 2002 e 2008, apresentou-se na Royal PhylarmonicOrchestra e em turnê pela Holanda e Inglaterra, com a Orkest van et Oosten. Nesse período, participou intensamente de performances jazzísticas com diversos músicos consagrados da noite londrina, dentre eles, Joe jhompson, Nick Durkan, Eriko Ishiraha, Julie Mckee entre outros.
Na formação de trio, se apresenta com Flavio Silva (teclados) e Allen Pontes (bateria).

André Togni Trio
Baterista, compositor e produtor musical André Togni possui formação jazzística e pesquisa há muito tempo a cultura popular brasileira, foi vencedor do Prêmio Tim 2005 como produtor musical, baterista e percussionista do Grupo Casa de Farinha e já participou de diversos festivais no Brasil, Estados Unidos e Europa. Gravado ao vivo no estúdio Beco da Coruja, o DVD Lugar de Sal apresentará ao público oito músicas, cinco composições próprias e três interpretações executadas com a formação de trio lideradas pelo compositor e baterista André Togni. A produção de Lugar de Sal concretizou um antigo desejo do baterista: gravar um disco de jazz acompanhado por músicos com quem tem grande entrosamento musical, evidenciando as possibilidades das composições, a elasticidade dos arranjos e a liberdade criativa dos Nas oito músicas prevalecem a criação coletiva, a precisão instrumental e uma dinâmica quase telepática entre os músicos. Lugar de Sal tem influências do jazz contemporâneo com ritmos brasileiros com uma abordagem focada no improviso em que a voz principal passa de um instrumento para outro como um diálogo de três vias. “o som é impactante e profundo com muita energia".

Bruno Yakalos
Bruno Yakalos é formado pela Escola de Musica de Brasilia. Músico versátil toca vários instrumentos como violão ,cavaquinho, bandolin, bouzouiki grego. Atua em todo tipo de eventos acompanhando cantores ou na vertente instrumental. Há 15 anos, iniciou tocando guitarra blues e rock mas ao passar dos anos foi sentindo a necessidade de estudar a cultura de seu país os ritmos regionais e folclóricos com objetivo de construir um trabalho voltado para a cultura brasileira que é riquíssima. Compositor nato desenvolve composições com muita beleza e complexidade sem deixar a emoção de lado passeando pelos ritmos brasileiros e internacionais moldando um estilo muito peculiar de tocar e compor ,suas principais influencias são Hermeto Pascoal,Egberto Gismonti,Cesar Camargo Mariano,Guinga , Lula Galvão , Heraldo do Monte,Ernesto Nazaré ,Waldir Azevedo e Pixinguinha, esses brasilleiros alem de feras do Jazz como Miles Davis, Joshua Redman,Chick Corea,Jaco Pastorius,Bill Evans,Cole Porter entre outros.

Dona Gracinha da Sanfona
Em 1943, nasce na cidade de Floriano (PI), Maria Vieira da Silva, a “Dona Gracinha”. Aos sete anos de idade, começou a tocar gaita de boca, incentivada por um tio que era músico. Depois passou para o pandeiro, mas logo se interessou pela sanfona. Com dezoito anos, já tocava em bailes e festas em sua cidade natal. Na década de setenta, veio para Brasília, e desde então marca presença no cenário cultural da cidade realizando shows, apresentações em eventos de cultura popular, casas noturnas, bares e festas locais. Seu repertório é bastante eclético, contemplando desde o tradicional “pé-de-serra” ao forró mais moderno.Além do xote, baião, coco, xaxado e frevo, Dona gracinha também toca choro, seresta,marchinhas de carnaval, música caipira, tango e bolero. Sem contar suas composições próprias que transitam por vários desses estilos.

Jambrosia
No trabalho lançado em 2010 como título de Jambrosia, Ted Falcon reuniu 10 (dez) composições próprias e alguns dos melhores instrumentistas do Distrito Federal. Apóslançar o CD no Clube do Choro de Brasília e se apresentar em diversas cidades do país, abrindo para nomes como Seu Jorge e Paralamas do sucesso, entre outros, além de gravar para a TV Senado, a banda traz para 2ª Edição do Circuito Instrumental Itinerante seu idealizador, Ted Falcon (violino e bandolim) acompanhado de Rodrigo Bezerra (guitarra),Oswaldo Amorim (baixo) e Renato Galvão (bateria). As composições apresentadas passam por gêneros diversos (do rock à música do oriente médio), resultado de influências diversas, de John Coltrane e Chick Corea. Ainda são exploradas sonoridades de diversas partes do mundo, como Espanha, África, Israel, Brasil e Estados Unidos, promovendo um hibridismo cultural. Para manter o verdadeiro espírito do jazz, nas apresentações que JAMBROSIA tem feito, o repertório cativa ainda mais o público pelos caprichados arranjos para clássicos do jazz, bem como pelas composições do próprio Ted Falcon.

Orquestra Popular Marafreboi
Comandada pelo pernambucano do Recife maestro Fabiano Medeiros, a Orquestra Popular Marafreboi, é formada por um grupo de 18 músicos profissionais com origens em diversos Estados do Brasil, (Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Alagoas, Pernambuco e o Distrito Federal). Todos são residentes em Brasília há mais de 15 anos. A Orquestra Popular Marafreboi, surgiu na Cena Musical de Brasília a partir da pretensão dos seus integrantes em fazer um trabalho de pesquisa, resgate e preservação do acervo da Música Brasileira com foco na Cultura Popular, além do trabalho autoral do grupo e da valorização dos compositores do Distrito Federal. Em seu repertório, é possível ouvir gêneros como: Frevo, Coco, Xote, Baião, Ciranda, Maracatu, Catira, Xaxado, Choro, Samba-Pisado, Cavalo-marinho, Tambor de Criola, Cacuriá, dentre outros. Todos em uma leitura instrumental de Orquestra de Sopro.

==> Foto: Nilo Santos

0 comments:

Postar um comentário