Assim como o feijão com arroz, prato típico do brasileiro, a cerveja é
hoje a grande preferência nacional, ostentando o título de bebida
alcóolica mais consumida no país. Atualmente, é tratada como alta
gastronomia, harmonizada com alimentos. As diversas marcas, estilos e
tipos, bem como a devida localização dos fabricantes, empreendedores e
cervejeiros estão catalogados no livro Brasil Beer – O guia de
cervejas brasileiras, lançamento da Editora Gutenberg, em
que os experts Henrique Oliveira e Helcio Drumond reúnem informações
detalhadas sobre mais de 450 cervejas e 120 cervejarias, microcervejarias
e associações de cervejeiros artesanais atualmente existentes no país.
A cerveja, entretanto, nem sempre gozou desse status. Durante o período
colonial, era proibido produzir cerveja no país, já que Portugal detinha o
monopólio sobre o vinho. Além de resgatar a história da cerveja no Brasil,
este guia transita por informações básicas, como a Lei da Pureza Alemã e
dicas para aguçar os sentidos e degustar a bebida. Passa por questões mais
técnicas, como as matérias-primas empregadas, o processo de fabricação e a
classificação das cervejas (Lager, Ale, Ale de trigo, entre outras) e
desvenda a atividade home brew (cervejarias caseiras) e sua
organização. Chega, por fim, a traçar a rota da cerveja regional no Brasil
e endereços úteis das cervejarias nos quatro cantos do país. Cada uma das
regiões está contemplada com uma cor distinta, facilitando a localização
de informações sobre as cidades produtoras, com um serviço completo para
os que pretendem conhecê-las, incluindo desde onde se hospedar até
serviços de táxi disponível. Um livro, portanto, para ser apreciado “sem
moderação”, tanto para quem apenas gosta de um bom copo de cerveja, como
para aqueles que querem produzi-la com qualidade. Várias cervejas
brasileiras já conquistaram prêmios internacionais e se consagraram como
produtos de alta qualidade.
Como afirma, no prefácio da obra, o
sommelier internacional de cervejas, Marco Falcone, “sem
pretender ser uma enciclopédia ou obra acadêmica, concretiza-se como um
compêndio, não só para os que querem se inteirar no momento cervejeiro,
mas como um ótimo guia para tours cervejeiros pelo Brasil”. Aqui, o leitor
– seja o apreciador ou o mestre – vai conhecer e se surpreender com o
vasto e rico universo da bebida mais antiga de todas.
Sobre os autores - Henrique Oliveira é gestor de riscos e pós-graduado em controladoria e finanças. Especialista em cervejas, fundou e presidiu a Associação de Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (ACervA Mineira). Faz palestras sobre o mercado de cervejas no Brasil e atualmente realiza consultoria financeira em cervejarias. É proprietário da Cervejaria Ave Cesar.
Hélcio Drumond é engenheiro metalurgista com pós-graduação em
metalurgia de fundição de metais no Japão. Foi diretor industrial em
empresa do segmento siderúrgico e atualmente é um exímio pesquisador do
segmento de cervejas, gastronomia e turismo em geral.
Títulos: Brasil Beer – O guia de cervejas
brasileiras
Autores: Henrique Oliveira e Hélcio Drumond
Formato: 12,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 304
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-82350-06-5
Autores: Henrique Oliveira e Hélcio Drumond
Formato: 12,5 x 22,5 cm
Número de páginas: 304
Preço: R$ 45,00
ISBN: 978-85-82350-06-5
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