Cultura indígena - hoje e amanhã - no Museu dos Correios

O Museu Nacional dos Correios recebe, neste fim de semana, o projeto Rupestres Sonoros, com o espetáculo Cantos da Floresta e as oficinas musicais com o grupo Mawaca. Os shows ocorrem hoje (10) e sábado (11), enquanto as oficinas serão realizadas no sábado e no domingo (12), no auditório do museu, em Brasília. A entrada é franca e a classificação, livre.
 
A base do show é o projeto Mawaca pelos Cantos da floresta, quando o grupo realizou turnê pela Amazônia, com apresentações e oficinas musicais com índios em cidades da Região Norte, em 2011. O espetáculo traz no repertório as músicas do disco Rupestres Sonoros (2009), uma homenagem à diversidade musical dos povos indígenas e as pinturas rupestres brasileiras.
 
Foram produzidos arranjos contemporâneos para as canções tradicionais dos índios Suruí (Rondônia), Kayapó (Xingu), Pakaa Nova (Guaporé) e Kaxinawá (Acre), entre outros.
 
Além dos dois shows, o grupo também realizará duas oficinas com a participação do músico e pesquisador Ibã Kaxinawá. Ele é considerado um conhecedor dos cantos de Huni Meka, importante ritual dos Huni-Kuin, também conhecidos como Kaxinawá.
 
A oficina A música no universo indígena acontecerá em dois dias (11 e 12). Será uma oportunidade única para o público conhecer mais sobre a música da Amazônia e ter um contato mais estreito com os cantos sagrados do povo Kaxinawá.
 
SERVIÇO
 
Show Cantos da Floresta
Dias 10 e 11 de maio, às 20h
 
Oficina A música no universo indígena
Dias 11 (16h) e 12 (11h) de maio
 
Museu Nacional dos Correios
Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, nº 256, ed. Apolo, Asa Sul, Brasília – DF.
Informações: (61) 3213-5076 e www.correios.com.br/cultura
Entrada: franca.
Classificação: livre.

==> Foto: Eduardo Vessoni

0 comments:

Postar um comentário