CULT 22 INICIA TOUR DE FESTAS ITINERANTES COM SHOW DO ESCOLA DE ESCÂNDALO

A partir de junho, o Cult 22, veterano programa de rock das rádios brasilienses, dará início a uma tour de festas itinerantes por vários pubs e bares de rock do Distrito Federal. Seus DJs se juntarão a convidados sempre com a proposta de tocar rock de todos os tempos no som mecânico com a exibição de videoclipes no telão. E para abrir em alto estilo o projeto Cult 22 On Tour, receberemos a cultuada banda brasiliense Escola de Escândalo. O encontro será no dia 1º de junho (sábado), a partir das 21h, no Salada Cultural Bistrô (716 Norte), com discotecagem, antes e após o show, dos DJs-produtores-apresentadores Marcos Pinheiro e Abelardo Mendes Jr. Os ingressos, a R$ 20 (valor único), podem ser adquiridos no local e na hora da festa.

Atualmente formado por Marielle Loyola (voz), Geraldo "Geruza" Ribeiro (baixo), Alexandre Parente (guitarra) e Helder Bomfim (bateria), o
Escola de Escândalo comemora, em 2013, 30 anos de existência e irá lançar finalmente o primeiro CD, pelo selo goiano Monstro Discos (leia release abaixo). Curiosamente, também este ano a clássica coletânea Rumores, de 1985, foi lançada em versão CD e será relançada em breve no formato vinil. Trata-se do primeiro e único registro fonográfico oficial do Escola de Escândalo, que participa do disco ao lado dos contemporâneos e conterrâneos Detrito Federal, Finis Africae e Elite Sofisticada.

Já o Cult 22, a
lém de programa de rádio, é um blog/site (www.cult22.com) que abriga uma rádio virtual, produz um programa de TV (em breve de volta ao ar) e, durante dois anos, foi um bar de rock, o Cult 22 Rock Bar. Em outubro, a marca irá celebrar 22 anos com uma grande festa, em local a definir. Antes disso, nos dias 29 de junho e 3 de agosto, irá promover outros dois encontros do projeto On Tour. Mais detalhes em breve.

SERVIÇO

CULT 22 ON TOUR - 1ª ediçãocom a banda Escola de Escândalo +
DJs Marcos Pinheiro e Abelardo Mendes Jr
(Cult 22)
 

Local: Salada Cultural Bistrô (716 Norte)
Dia: 1º de junho (sábado), a partir das 21h
Rock de todos os tempos + telão com videoclipes
Entrada: R$ 20 (valor único) à venda somente no local
Mais informações: www.cult22.com ou (61) 9972-9826
No Facebook: www.facebook.com/events/552619358122564
Classificação: 18 anos

SOBRE O ESCOLA DE ESCÂNDALO 


Em 2013, a banda brasiliense Escola de Escândalo - nome retirado do clássico literário The School for Scandal, do autor irlandês Richard Brinsley Sheridan - comemora 30 anos e finalmente irá lançar o primeiro CD, homônimo, pelo selo goiano Monstro Discos. Formada em 1983 por Bernardo Mueller (voz) e Geraldo "Geruza" Ribeiro (baixo), ex-integrantes da banda XXX, foi uma das grandes promessas e referências do rock brasileiro na década de 1980. No time inicial contava  ainda com Fejão (guitarra), Alessandro "Itália" (bateria) e, alguns meses depois, com Marielle Loyola (voz).

O primeiro e único registro sonoro em vinil, com distribuição nacional, aconteceu na coletânea Rumores (Sebo do Disco, 1985), com as canções Luzes e Complexos, executadas com destaque em rádios rock do país da época, como a Fluminense (Rio de Janeiro) e a Estação Primeira (Curitiba). Graças a esse disco, a banda foi convidada para muitos shows, tendo inclusive se apresentado no programa Mixto Quente, da TV Globo, em 1985.
 

O som tinha personalidade, com letras criadas por meio da realidade juvenil de Bernardo Mueller. Das mágicas mãos do guitarrista Fejão (1965-1996) vinham riffs de heavy metal que se uniam às melodias pop dos vocais, às levadas punk do baixo de Geruza e à bateria de Alessandro

Com a volta de Alessandro à Itália, Antonio "Totoni" Fragoso assumiu as baquetas e participou da maioria das novas composições. Também passaram pela banda os bateristas Rogério Ribeiro e Eduardo "Balé" Raggi. Em 1987, Marielle saiu e foi integrar o Arte no Escuro e, depois, a Volkana. A banda encerrou as atividades no início dos anos 1990.

Com a morte do guitarrista Fejão, em 1996, todas as possibilidades de uma volta da banda foram extintas. Mas alguns ex-integrantes continuaram mantendo contato. Até que, em 2010, Geraldo e Marielle resolveram realizar o registro das muitas músicas do Escola de Escândalo. Bernardo Mueller apoiou o projeto, embora não deseje mais voltar aos palcos. Os dois convidaram, então, Totoni pra esse "revival" e chegaram à conclusão de que, para a guitarra, o ideal seria o "discípulo", grande amigo e parceiro musical de Fejão: Alexandre Parente, ex-integrante de bandas como Fallen Angel e Dungeon. Com as dificuldades de ter Totoni constantemente na bateria, por estar envolvido em peças de teatro e trabalhos na TV, a banda resolveu convidar Helder Bomfim, outro parceiro de Fejão, para assumir as baquetas nas apresentações ao vivo.

O Escola de Escândalo iniciou as gravações do primeiro CD em outubro de 2010, registrando 10 faixas: Caneta Esferográfica, Luzes, Complexos, Grande Vazio, Popularidade, Lavagem Cerebral, 4 Paredes, Más Línguas, Só mais uma canção de soldados e guerras e Celebrações (um original do Arte no Escuro). O material deverá ser finalmente lançado pelo selo goiano Monstro Discos até o final de 2013.


SOBRE O CULT 22

Concebido pelos jornalistas Marcos Pinheiro e Carlos Marcelo, o programa Cult 22 estreou pela Rádio Cultura FM (100,9MHz) de Brasília no dia 4 de outubro de 1991 com a proposta de tocar rock e pop de todos os tempos, em variados estilos - do rockabilly ao death metal, passando pelo progressivo, psicodélico, glitter, hard rock, heavy metal, punk, gótico, garage bands, grunge, alternativo ou, simplesmente, o pop, entre outros. A partir de fevereiro de 2003, passou a ser produzido e apresentado por Marcos Pinheiro e por Abelardo Mendes Jr. Foi ao ar, semanal e ininterruptamente, sempre às sextas-feiras, às 22h, até encerrar as transmissões em 11 de maio de 2013, após 20 anos e sete meses, devido a divergências conceituais com a direção da emissora.

Ao longo dos anos, o programa contou com a participação de diversos colaboradores: Djalma Phú, Welbert Rabelo, Alê dos SantosPenny Lane, Bruna Senseve, Bernardo Scartezini, Lelo Nirvana, Victor Ribeiro, Fernando Rosa, Alex Podrão, Rodrigo Ribeiro, Bianca Monteiro, Ector Rodrigues, Kakau Teixeira, Karla Freire, Gisela Blanco, Ricardo Nunes, Tenisson Ottoni e Zé Pedro Gollo, entre outros.

Além disso, promoveu várias festas em casas noturnas de Brasília (Gate´s Pub, Velvet Pub, UK Brasil, América Rock Club e os já extintos Bizarre, Zoona Z e Inside Club, entre outros), além de shows e festivais que já reuniram quase 100 nomes do rock brasiliense e nacional. E ainda lançou coletâneas, em formatos K7 e CD, com várias bandas, tais como Cult Cover Demo (1993), Unculted (1995), Unculted Outakes (1996), Cult 22 (1997), Festival Cult 2002 (2002) e Tributo ao Rock Brasília (2006).
 


Em 1997, entrou no ar a primeira versão do site oficial do programa que, após vários upgrades de formato e estilotransformou-se, em setembro de 2008, no blog www.cult22.com. Nele, o internauta pode ver notícias, fotos, vídeos e outras dicas sobre o mundo do rock, obter todas as informações sobre o programa (história, curiosidades, quadros, quem fez, podcasts, etc), conferir a agenda de shows e festas no DF (e de eventos internacionais pelo Brasil) e um calendário de aniversários de vários artistas da história do rock/pop e ainda ouvir a rádio virtual Cult 22, no ar desde outubro de 2012 e que, em breve, contará com uma grade fixa de programação.

Entre 20 de janeiro de 2011 e 23 de fevereiro de 2012, teve seu próprio espaço físico, o Cult 22 Rock Bar, localizado no Centro de Atividades 7 do Lago Norte. Um bar temático de rock, que reuniu durante esse período 472 bandas/artistas e 121 DJs diferentes, com grande ênfase no trabalho autoral.

Em 2012, ainda produziu, em parceria com o Esquina Música e Cultura, um programa de TV, o Cult 22 Rock Show, exibido durante quatro meses (junho a outubro) pela UnBTV (canal 6 da NET) e nas redes sociais, com a proposta voltada ao que estava rolando no cenário rock do DF. Este ano, com o apoio do FAC, o programa voltará ao ar em breve em versão TV e também rádio.
 


Em outubro de 2011, por ocasião das comemorações dos 20 anos, o Cult 22 foi homenageado em sessão solene no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Na ocasião, o deputado Professor Israel Batista concedeu ao jornalista Marcos Pinheiro o título de Cidadão Honorário de Brasília. 

A partir de agora, o Cult 22 passará a promover festas itinerantes pelos pubs e bares de rock do DF, dando a largada para o projeto Cult 22 On Tour no dia 1º de junho (sábado), no Salada Cultural Bistrô (716 Norte), com a presença da banda brasiliense Escola de Escândalo. Novas datas já estão agendadas em outros locais, nos dias 29 de junho e 3 de agosto. E em outubro será realizada uma grande festa para comemorar os 22 anos da marca. Mais informações em breve.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário