Brasília foi a estrela da noite desta segunda-feira (13) em Nova
Iorque. Mais de 50 pessoas compareceram a um coquetel intimista na
agência do Banco do Brasil na famosa ilha de Manhattan para o lançamento
da exposição Brasília Vista do Céu, promovida pela secretaria de
Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) em parceria com o Instituto
Brasileiro de Turismo (Embratur) e o Banco do Brasil.
"Os Estados Unidos é um dos grandes mercados emissores de turistas
para o Brasil e com essa mostra queremos atrair uma parcela cada vez
maior desses visitantes fortalecendo o nosso trade e e ajudando no
desenvolvimento economico do Distrito Federal. Na exposição as pessoas
poderão descobrir a capital brasileira de um ângulo diferente e, pelo
que já podemos sentir no lançamento, elas ficam encantadas com as
imagens expostas", disse Janaína Vieira subsecretária de marketing e
eventos da Setur-DF.
A mostra traz 20 imagens registradas pelo fotógrafo Bento Viana que
fazem parte do livro com o mesmo nome da exposição. Nela os principais
pontos da cidade são apresentados em cinco categorias: cidade verde,
cidade designin, cidade poderes, cidade vida e cidade templos. São
parques, monumentos, detalhes de prédios, do Lago Paranoá e da rotina do
brasiliense, com legendas em inglês. Além disso dois painéis da agência
têm outras imagens da publicação projetadas durante todo o dia.
Esculturas do Congresso Nacional, da Torre de TV, do Memorial JK e
azuleijos de Athos Bulcão complementam a exposição. Tudo isso para
encantar e atrair cada vez mais visitantes para a capital brasileira.
Irma Linares, da Eastern World Travel, não conhece Brasília e ficou
impressionada com o pouco que pode ver. "É uma exposição maravilhosa e
interessante. A qualidade das imagens é incrível e chamam a atenção. Dá
vontade de conhecer os edifícios, as largas avenidas, nas quais as
pessoas praticam esportes. As fotos nos deixam com a sensação de que
esta é uma cidade incrível", disse a agente de viagens que foi sorteada
para ganhar o livro com as fotos da mostra.
O webdevelopment novaiorquino, Jason Osman, já conhecia Brasília e
acredita que a exposição despertará o interesse de mais pessoas pela
cidade. "As pessoas que ainda não conhecem a cidade vão poder ver as
fotos e descobrir como ela é absolutamente linda. É uma cidade cheia de
coisas únicas, a arquitetura, as construções, as igrejas, os museus",
disse ele.
O local da exposição está em um setor privilegiado de Nova Iorque, em
frente ao Bryant Park e entre a Quinta e a Sexta Avenida, famosos
pontos turísticos norte-americanos que servem como cenário para filmes e
séries tradicionais dos Estados Unidos da América.
Mauricio Fernandes, gerente do Banco do Brasil acredita que os 45
dias em que as fotos ficarão expostas será um grande sucesso. "O Brasil
está muito em moda. O americano tem verdadeira paixão pelo nosso país,
principalmente agora na eminência de recebermos a Copa do Mundo e as
Olimpíadas. Para o Banco do Brasil é uma satisfação receber essa
exposição, não somente porque divulga o Brasil, mas especialmente por
ser Brasília, que é uma das cidades mais bonitas que nós temos, uma
cidade planejada. Eu tenho certeza que essa exposição aqui, em um espaco
nobre de Nova Iorque, sem duvida vai ser o maior sucesso", acredita.
Quem já está acostumado a promover o Brasil, como o coordenador do
Brazilian Day, Edilberto Mendes, também acredita que a exposição irá
encantar os norte-americanos. "Brasília é uma novidade para todos, por
ser a capital do Brasil, por ser uma cidade moderna, então tudo que vier
de Brasília, principalmente em Nova Iorque chama a atenção. As fotos
são maravilhosas. Brasilia é uma cidade muito linda, que me deixou
apaixonado por ser uma cidade extremamente diferente do que a gente
conhece", disse.
Mercado Americano
Os Estados Unidos está na lista dos mercados prioritários para a
promoção turística do Brasil. Os norte-americanos estão no segundo lugar
da lista dos que mais visitam destinos brasileiros, ficando atrás
apenas dos argentinos. Só no ano passado, o país recebeu 586.463
turistas vindos de lá.
Para potencializar e conquistar uma parcela cada vez maior desses
visitantes a secretaria de Turismo do DF já participou de outras duas
ações promocionais em Nova Iorque.
No ano passado, o órgão participou da exposição "Centro-Oeste:
Modernidade e Tradição", na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
O trabalho foi realizado em parceria com o município de Pirenópolis,
com ênfase nos roteiros integrados. Na ocasião, o local anfitrião
recebia também a Assembleia Geral da ONU, quando representantes de mais
de 190 países estavam reunidos no lugar.
No dia 9 de maio, a Setur-DF também foi uma das participantes do
evento "Goal to Brasil" em Nova Iorque, realizado pela Embratur para
finalizar a série de divulgação das cidades-sede da Copa do Mundo no
exterior. Neste evento diversos operadora e agentes de viagens
demonstraram interesse pelo destino Brasília, que possui dois voos
diretos para esse país, um para Miami e outro para Atlanta.
==> Foto: Divulgação / Setur-DF
0 comments:
Postar um comentário