Cerimônia de abertura da Exposição "Mamíferos do Estado do Amapá", dia 26/03

A artista plástica Wilma Ferrari participou de várias exposições coletivas e individuais em Brasília e São Paulo, inclusive como curadora. Foi aluna de consagrados mestres, com os quais aprimorou suas habilidades em teoria,  prática e história da arte. Interessou-se pela Ilustração Científica em 2007. Possui ilustrações em livros, revista técnica e, atualmente, trabalha como pesquisadora colaboradora no Núcleo de Ilustração Científica da UnB, no projeto "ilustração das Árvores do Cerrado". (wilmaferrari.blogspot.com.br)
 
Bruno Benoliel Rocha é biólogo e ilustrador científico. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB), onde também fez o mestrado e doutorado em Biologia Molecular. É professor efetivo na Secretaria de Educação do Distrito Federal desde 2001. Entrou em contato com a ilustração científica pela primeira vez na UnB. Também realizou cursos de ilustração nas áreas de botânica e zoologia com os ilustradores Álvaro Evandro Xavier Nunes e Jenevora Searight. Foi um dos organizadores do III Encontro Nacional de Ilustradores Científicos, realizado em julho de 2010, em Brasília, e também tem feito exposições coletivas em Brasília desde 2002.
 
Ivanda Lúcia Oliveira Rodrigues é formada em Letras, Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa pela Universidade de Brasília, onde descobriu a ilustração Científica. Prosseguiu em cursos de extensão, Ilustração em Zoologia e Botânica e participou do III Encontro de Ilustração Científica em Brasília em julho de 2010, além de participar de exposições individuais e coletivas desde 2001. Ministra aulas de Iniciação em Ilustração Científica desde 2004 em ateliê próprio. (E-mail : vanda1910@gmail.com)
 
José Carlos Menezes de Souza é artista plástico desde 1998 e tem formação clássica em mosaico romano-bizantino em Ravenna, Itália (2000 e 2001).  A pintura foi uma consequência. Começou seu aprendizado  em 1998 e, de  2005 a 2011, integrou o grupo do Ateliê 27, do  artista plástico Marco Aurélio Tavares (Lelo). Possui, ainda, formação em Ilustração Científica em curso ministrado pelo professor e ilustrador Álvaro Evandro Xavier Nunes. Frequentou, também na UnB, curso de Ilustração Científica em Entomologia. Participou de várias mostras individuais e coletivas e foi premiado, em 2007, com o 2º Lugar no “Prêmio SESC de Pintura em Tela “Cândido Portinari”. Em 2010, seu trabalho Chapim Carvoeiro recebeu Menção Honrosa no II Encontro Internacional de Aquarelistas em Paraty, estado do Rio de Janeiro. Seu ateliê “JOSÉ – Espaço Ateliê”, em Brasília, participa do programa Ateliê Aberto , da Sociedade dos Artistas Plásticos de Brasília. (http://ilustracaonaturalistica-josecarlos.blogspot.com/)
 
Marcos Antônio dos Santos Silva é biólogo e ilustrador científico. Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, onde também fez o mestrado em Biologia Molecular. Seu doutorado foi realizado no Instituto Max-Planck, Martinsried, Munique, Alemanha. Ao retornar para o Brasil trabalhou na Fiocruz, Rio de Janeiro. É professor associado na Universidade de Brasília desde 1995 e, em 1999, fundou o Núcleo de Ilustração Científica no Instituto de Ciências Biológicas da UnB. Em 2001, foi contemplado com a bolsa artística da Fundação Margaret Mee, onde se especializou em Ilustração Botânica, sob orientação de Christabel  F. King, no Royal Botanical Gardens, Kew, Londres, UK. Também realizou cursos  de ilustração nas áreas de botânica e zoologia com Álvaro Nunes e Etienne Demonte. Marcos tem oferecido cursos na área de Ilustração Científica na própria UnB e também em outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil e exterior, entre elas o INPA – Manaus,  a Universidade de São Paulo e a Universidade de Aveiro, Portugal. Foi um dos organizadores do III Encontro Nacional de Ilustradores Científicos, realizado em julho de 2010 em Brasília, e também foi um dos curadores da III Exposição Nacional de Ilustração Científica, que aconteceu no mesmo período. Tem realizado exposições individuais e coletivas desde 1997, em Brasília, São Paulo, Londres e Aveiro. (website: www.ilustrare.com)
 
                O projeto “Mamíferos do Amapá” envolveu cinco dos membros da Associação dos Ilustradores Científicos do Centro-Oeste Brasileiro (AICCOB) em parceria com o Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. A AICCOB conta hoje com 15 associados engajados em projetos individuais e coletivos, fato que resulta em exposições periódicas, todas com temas relacionados com a fauna e a flora  do bioma cerrado. O principal objetivo da associação é buscar, por meio da ilustração, sensibilizar a consciência coletiva para a defesa e a preservação do meio ambiente – principalmente o bioma cerrado, no qual se insere – e do patrimônio artístico e paisagístico que nos circunda. Para tanto, a associação promove palestras, oficinas e cursos regulares para a formação de novos ilustradores, bem como promove, realiza e divulga eventos, seminários, encontros e exposições coletivas de seus associados, e eventualmente de convidados. Uma de suas principais finalidades é incentivar a união dos artistas plásticos ilustradores científicos da região Centro-Oeste, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento qualitativo, técnico e artístico dos seus associados.
 
SERVIÇO
Exposição: “Exposição de ilustração Científica Mamíferos do Estado do Amapá
Abertura oficial: 26 de março, às 11 horas
Visitação: de 26 de março a 17 de abril de 2013.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 09 às 17 hs.
Local: Galeria do 10º Andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados
Entrada gratuita.

0 comments:

Postar um comentário