CAIXA CULTURAL BRASÍLIA MOSTRA ALDEMIR MARTINS NO CENTRO DA COLEÇÃO

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, a partir de 3 de abril (quarta-feira), a mostra “Um Nome no Centro da Coleção – Aldemir Martins e o Acervo da CAIXA”, que reúne 43 obras, tendo como fio condutor as telas do artista cearense Aldemir Martins. Com a curadoria do artista Ralph Gehre, estudioso e admirador confesso da obra de Aldemir, a exposição fica em cartaz até o dia 19 de maio.

Perpassando temas como liberdade e utopia, e apresentando cenários como o litoral e o interior do país, farão parte de exposição obras de artista como Di Cavalcanti, José Pancetti, Alfredo Volpi e Antonio Poteiro, além das obras do homenageado. Antes de chegar a Brasília, a mostra inaugurou a CAIXA Cultural Fortaleza, em abril do ano passado.

Sobre o artista
:
Natural de Ingazeira (CE), Aldemir Martins incorporou muito da cultura nordestina a sua obra. Cangaceiros, rendeiras e até animais, frutas e flores são frequentes em seus quadros. Seus trabalhos são caracterizados pela estilização e a visão irônica da vida cotidiana.

Em 1946, então com 24 anos, mudou-se para São Paulo. Mas foi na bienal da capital paulista de 1955, que alcançou reconhecimento nacional, ao dividir o prêmio de melhor desenhista com Carybé. No ano seguinte, ganhou o prêmio de desenho na Bienal de Veneza. Esses foram os primeiros, de vários, que levaram suas obras para mostras no Brasil e no exterior. Na exposição coletiva “A cor e o desenho do Brasil”, por exemplo, sua obra foi exibida na França, na Inglaterra, na Espanha, em Portugal, na Itália e na Holanda.

Serviço:

Exposição: “Um Nome no Centro da Coleção – Aldemir Martins e o Acervo da CAIXA”

Abertura para convidados e imprensa: 2 de abril de 2013 (terça-feira), às 19h
Visitação pública: de 3 de abril a 19 de maio de 2013 (de terça-feira a domingo)
Horário de visitação: das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Acervo
Endereço: SBS, Quadra 4, Lotes 3/4  Edifício anexo à matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448 / 9449
Entrada franca
Classificação etária: livre
Acesso para pessoas com deficiência

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário