O Palco Criolina recebe dia 1º de
abril, Thiago Pethit, lançando em Brasília Estrela Decadente, seu segundo disco,
com canções em inglês e português, totalmente independente. Com nove faixas,
sendo oito autorais e uma versão de Surabaya Johhny, de Bertolt Brecht e
Kurt Weill, o álbum produzido por Kassin inaugura novos e mais amplos lugares
para a música de Pethit. A casa abrirá às 20h e show começará,
pontualmente, às 23h. O couvert artístico custa R$ 20.
Se em seu álbum de estreia, Berlim, Texas (2010), o compositor encontrava o tom de sua voz, no segundo trabalho, perde-se por aí para correr perigo. Para acompanhá-lo, além de Kassin e os músicos Stephan San Juan, Pedro Penna e Camila Lordy e a cantora e pianista Cida Moreira para, leva a doçura de Mallu Magalhães para Perto do Fim.
Se em seu álbum de estreia, Berlim, Texas (2010), o compositor encontrava o tom de sua voz, no segundo trabalho, perde-se por aí para correr perigo. Para acompanhá-lo, além de Kassin e os músicos Stephan San Juan, Pedro Penna e Camila Lordy e a cantora e pianista Cida Moreira para, leva a doçura de Mallu Magalhães para Perto do Fim.
Uma ode cintilante e suntuosa à decadência, o novo álbum atualiza o
cabaré de Pethit, que constrói um discurso estético contundente. Em Estrela
Decadente, Pethit assume voz, postura e sentimentos da persona que permeia toda
a produção.
Mas, mais do que nas letras, compostas ora em português, ora em inglês
ou em ambas as línguas, as mensagens surgem nas escolhas estéticas, uma marca
do artista que neste segundo álbum tornam-se quase uma obsessão.
Na maioria das faixas, as influências sonoras passeiam por referências
dos anos 1930 e 1960, contemporaneizadas por programações com samples, loops e
ruídos digitais que se misturam aos outros instrumentos. A aura rock n`roll
envolve faixas como Moon, Dandy Darling, Devil in Me e a faixa-título,
inspirada na atriz Greta Garbo.
A escolha de uma canção de Brecht e Weil para fechar o
disco é emblemática. Referência para obras de artistas como David
Bowie, Lou Reed, Nick Cave e Tom Waits, os autores alemães se mostram bastante
atuais e provocativos. Surabaya Johnny, única regravação do disco, é uma canção
de amor da peça teatral de cabaré Happy End, de 1929. Conta a história
de uma garota de 16 anos que, iludida por um marinheiro, é levada por ele até
Surabaya, uma ilha da Indonésia, onde é cruelmente abandonada. O arranjo
se distancia da realidade e traz Pethit como a garota ingênua na juventude e
Cida como a mesma garota anos depois, sozinha em Surabaya.
Palco Criolina
O projeto Palco Criolina tem patrocínio do Fundo de Apoio
à Cultura do Distrito Federal (FAC), trazendo mensalmente à Brasília grandes
nomes da música brasileira atual até março de 2013. O edital publicado pela
Secretaria de Cultura em 2012 abriu rubrica para patrocínio a festas e
festivais com mais de cinco anos de existência, na qual o Criolina se
inscreveu, sendo contemplado por força de mérito cultural.
O Palco Criolina tem como
ideal apresentar ao público brasiliense alguns dos principais nomes do cenário
musical brasileiro independente, não só por causa do destaque que alcançam na
mídia e redes sociais, como também pelas linguagens musicais que adotam,
estabelecendo conexões entre os ritmos, lugares e épocas, desenvolvendo um
olhar original para a música brasileira.
Serviço
Palco Criolina
Data: 1º de abril de 2013 – segunda-feira
Local: Bar do Calaf – Setor Bancário Sul,
quadra 2, Edifício Empire Center,
Térreo
Horário: 23h
Show: Thiago Pethit
DJs: Barata, Oops, Pezão e Nagô
Couvert artístico: R$ 20
Classificação indicativa: 18 anos
Classificação indicativa: 18 anos
Informações: 81114627 / 82504999
*A casa abrirá às 20h
==> Foto: Gianfranco Briceño
0 comments:
Postar um comentário