SARACOTIA - NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA - DIA 05 de NOVEMBRO

O grupo Saracotia foi formado em setembro de 2008 pelos músicos Rafael Marques (bandolim de 10 cordas), Rodrigo Samico (violão de 7 cordas), e Marcio Silva (bateria). A união teve início poucos meses antes, em novemb ro de 2007, quando os três artistas se juntaram pela primeira vez para acompanhar a cantora italiana Cristina Benvenutti.

A confluência e a harmonia entre eles ficou tão evidente que resolveram concretizar a idéia de montar um trio instrumental para toca r uma música livre de formas e com sotaque genuinamente brasileiro. A diversidade e o improviso são marcas registradas do Saracotia

O repertório do grupo é pautado pela apresentação de diversos gêneros musicais, em composições próprias e releituras, amalgamados pela improvisação jazzística.

Irreverentes, inventivos e inquietos, os três jovens músicos (todos nascidos em 1983) passeiam pelo universo do choro e do jazz, transitam pelos caminhos do samba e do frevo, dão nova roupagem ao baião e à valsa. As influências artísticas abrangem Jacob do Bandolim, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Maestro Duda, Charlie Parker, dentre outros.

Em seus concertos, o Saracotia busca levar ao público a música de interpretação livre através de poesias sonoras que traduzam sensações e estados emocionais. A estética utilizada pelo grupo faz da natureza inesperada de sua formação um grande aspecto inovador. A junção do violão de sete cordas, do bandolim de dez cordas e da bateria proporciona uma fluidez contrapontística diferenciada apontando para as mais diversas possibilidades interpretativas. 

A energia e a leveza das músicas se tornam evidentes em suas motivações e histórias, contadas à beira do palco e vivenciadas pelos ouvintes. Grupo e platéia se fundem num núcleo coeso compartilhando sentimentos transpostos em notas, acordes e ritmos.

Os três integrantes do Saracotia possuem formação acadêmica de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e vasta experiência profissional. 

Rafael, em sua trajetória, tem encabeçado alguns grupos: Vê se gostas, Saracotia, O Quadro, Mesa de Samba Autoral. Já Rodrigo, atuando também como arranjador e produtor, tem dado a sua contribuição nos trabalhos solos de artistas como: Alessandra Leão, Mônica Feijó, Herbert Lucena, Geraldo Maia, Isaar. Além disso, Rafael e Samico também compõem um dos mais criativos grupos de choro do cenário pernambucano: o Arabiando. Por fim, o professor Márcio Silva integra o trio do jovem prodígio Vítor Araújo e a banda Zé Cafofinho e Suas Correntes. Mais ainda: está diretamente envolvido com vários projetos de musica vocal e instrumental, tocando com músicos como Alípio C. Neto, Maestro Cussy de Almeida, Bráulio de Castro.

Nessa mistura de perspectivas, o Grupo Saracotia vai se consolidando como um sopro de inventividade na tradição musical nordestina. Com os pés fincados na cultura popular pernambucana e com os olhos voltados para o mundo, o trio moderniza a tradição sem torná-la estereotipada. Usando a técnica como fio condutor de emoções compartilhadas, o grupo alça vôo livremente pelas formas que experimentam. E justamente pela liberdade que fomentam que sua música atinge dimensões tão fascinantes.

HISTÓRICO
• Conservatório Pernambucano de Música - Projeto Palco para Todos - Maio 2011
• Centro Cultural do Banco do Nordeste - Fortaleza, Cariri e Souza - Maio 2011
• Dia Nacional do Choro - Sesc Santo Amaro - Recife - Abril 2011
• Projeto Seis e Meia no Teatro de Sta Isabel , abrindo para Yamandu Costa - Abril 2011
• La Greca, Jazz, Etc...: Museu Murilo La Greca. - Ago. 2010
• Projeto Cestas de Música: do Conservatório Pernambuco de Música. – Jun. 2010
• Projeto Vitrine: do Diário de Pernambuco. – Abril 2010
• Instrumental SESC Brasil: no SESC Avenida Paulista. – Fev. 2010
• Carnaval da Cidade do Recife: acompanhando o artista Gonzaga Leal. - Fev. 2010
• Janeiro de Grandes Espetáculos: acompanhando o artista Gonzaga Leal. – Jan. 2010
• Ciclo Natalino da Cidade do Recife. - Dez. 2009
• Livraria Cultura: lançamento do livro Alimentação e sociedade de Nelson Chaves. - Set.
2009
• Assembléia Legislativa de Pernambuco. – Set. 2009
• Feira da Música de Fortaleza (CE) 2009: Centro Cultural Dragão do Mar – Ago. 2009
• Pátio Sonoro: Pátio de São Pedro. - Ago. 2009
• Festival de Inverno de Garanhuns 2009. – Jul. 2009
• Lançamento do livro: A vida em Jazz de Frederico Furtado. - Maio 2009
• Acordes pro Museu 2009: no Instituto Ricardo Brennand. - Mar. 2009
• Recife Jazz 2008 – Dez. 2008
• Paço Alfândega: Abertura da mostra de design realizado pela Ampla. – Nov. 2008
• Teatro do Parque: dentro da programação do “Segunda Cultural” realizado pela Assembléia Legislativa de Pernambuco o Saracotia fez sua estréia, sendo bem recebido pelo público. - Out. 2008

A apresentação acontece dia 05 de Novembro de 2012 – Segunda-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)
Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br                                      
O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Produção: Marco Guedes (0xx-61-3225-1199 / 0xx-61-7816-5341).
Contato artista: Oxx- 81-9922-1188
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Beto Figueiroa

0 comments:

Postar um comentário