MERCADO DA ZERO HORA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília apresenta o espetáculo teatral “Mercado da Zero Hora”, em dois fins de semana, nos dias 26, 27 e 28 de outubro e 2, 3 e 4 de novembro. Primeiro capítulo da trilogia Hotel Medea, da companhia anglo-brasileira Zecora Ura, o espetáculo Mercado da Zero Hora usa a tecnologia da comunicação e os ritos dos Orixás para recriar o mito grego de Medeia.
 
Com direção do brasileiro Jorge Lopes Ramos e da iemenita Persis-Jade Maravala, Hotel Medea foi um dos destaques da edição de 2011 do Festival de Edimburgo, na Escócia.
 
O espetáculo tem em seu processo criativo o objetivo de construir o envolvimento direto do público na recriação do mito grego de Medeia através da tecnologia de comunicação e dos ritos dos Orixás, com manifestações das tradições populares como o Bumba-boi e o Cavalo Marinho. A relação entre plateia e ator-performer é compartilhada, ou seja, todos são convidados a viver a experiência, noite adentro, criando sua própria trajetória.
 
Hotel Medea no mundo:
A estreia internacional do espetáculo aconteceu em Janeiro de 2009, no Arcola Theatre, em Londres. Em 2010 compos a grade da programação do LIFT Festival, apresentando-se no “Trinity Buoy Wharf”, em Londres. Em agosto de 2011, teve uma impactante e positiva repercussão junta à crítica e ao público no Edinburgh Fringe Festival (Edimburgo), recebendo cinco estrelas nos principais jornais e revistas especializados da Escócia. Eleito como o melhor espetáculo de teatro do festival, ganhou o “The Herald Angel Award Winner” como melhor show, e foi indicado ao prêmio da revista inglesa TOTAL Theatre Magazine na categoria  inovação  na  Artes  Cênicas.  Por esta temporada, recebeu convites para uma turnê mundial (2013-2014) que inclui Austrália, USA, Coréia, Rússia, Inglaterra e Brasil.
 
Companhi Zecora Ura:
Em 2001, o brasileiro Jorge Lopes Ramos graduava-se em Artes Cênicas na Universidade East London quando criou a companhia Zecora Ura, com o objetivo de trabalhar com arte, em diversos formatos, em ambos os países, Brasil e Inglaterra. Após 11 anos, o grupo consagra-se como referência artística na Europa, promovendo a integração com a cultura brasileira através de performances, exposição e espetáculos.
 
Desde 2005 os projetos da companhia são direcionados à colaboração artística interdisciplinar e ao desenvolvimento profissional por meio da Residência Artística DRIFT (Reino Unido, Brasil, Alemanha, Noruega, Kosovo, Itália, Espanha, Austrália e França), a eventos teatrais inovadores e métodos pioneiros de pesquisa.
 
“Além dos eventos performáticos teatrais, realizamos constantemente palestras,  aulas-performance  e residências artísticas que têm como base nossos modelos de cooperação internacional voltados à prática artística e acadêmica”, explica  Raquel Aguilera. Desta forma, a companhia vem obtendo resultados positivos em projetos internacionais ambiciosos por cultivar essa forte rede de parceiros e colaboradores no Rio e em Londres.

Acesse o site do espetáculo: www.hotelmedea.co.uk
 
FICHA TÉCNICA:
Direção Artística: Jorge Lopes Ramos e Persis-Jade Maravala
Preparação Corporal: Persis-Jade Maravala e Urias de Oliveira
Elenco: Flávio Rabelo, Persis-Jade Maravala, Carlos Rezende, Lisa Lapidge, Raquel Aguilera, James Turpin, Eris Maximiniano, Olga Lamas, Jorge Lopes Ramos e Urias Oliveira
Iluminação: Pablo Baz
Trilha Sonora: Dj Dolores e Dj Nwando Ebizzie
Coordenação Geral: Raquel Aguilera
Coordenação de produção: Eris Maximiniano
Dramaturgia e Roteiro: coletivo Hotel Medea
 
Serviço:
Espetáculo Mercado da Zero Hora
Local: CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4, lotes 3/4, anexo ao edifício Matriz da Caixa Econômica Federal)
Data: de 26 de outubro a 4 de novembro, sextas, sábados e domingos
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Informações: (61) 3206-9448 – Administração.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Lotação: 120 lugares
Meia-entrada: Estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de um brinquedo.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário