CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA APRESENTA - LÉO BENON

Leonardo Benon (Cavaquinho, Violão Tenor e Guitarra Baiana), iniciou seus estudos musicais em 1998 na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello e na Escola Parque 210/211 Norte, ambas em Brasília. Desde 2005 é professor de cavaquinho na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, onde ingressou na primeira turma do instrumento, tendo aulas com Evandro Barcellos.

Seu primeiro grupo de Choro foi formado na Escola Parque 210/211 Norte, num projeto aberto à comunidade. “Os Novos Chorões” também era integrado pelo professor Ricardo Farias (Brito do Cavaco), Márcio Marinho (Frango), Rafael dos Anjos, Dudu 7 cordas, James Vieira, Luciano Barbosa e Rafael Ferraz.

Com eles representou a Escola Parque 210/211 Norte em várias outras escolas e eventos, inclusive em Sessão Solene da Câmara dos Deputados e Senado Federal em homenagem ao educador Anísio Teixeira.

Foi integrante do grupo “Sorrindo à Toa” com Márcio Marinho, Rafael dos Anjos, Otílio Jr, Augusto César e Henrique Neto. Este grupo foi o primeiro grupo genuíno formado na Escola Brasileira de Choro Rafael Rabello, tendo feito várias apresentações no Clube do Choro de Brasília, Funarte, Sesc, Feitiço Mineiro e vários outros eventos, como Ciência para a Vida 2002 (EMBRAPA), Fórum Brasil em Questão (UnB-2004), Fenamilho 2004 (Patos de Minas) e apresentações no Palácio da Alvorada e Palácio do Planalto.

Com o Grupo “Feijão de Bandido”, apresentou o forró no Clube ASSEFE todas as quartas-feiras por 7 meses, e também tocou nas mais tradicionais festas juninas da Capital Federal. No Carnaval 2007 representou o Frevo em Ceilândia-DF, em duas apresentações com “Cacá e os Pereiras”.

Assim entrou somente no mundo do choro. Animou as sextas-feiras de Brasília por 2 anos ininterruptos no Arena Futebol Clube com o grupo “Sete na Linha” (Leonardo Benon, Dudu 7 Cordas, Rafael dos Anjos, George Lacerda, Paulo Córdova, Emir Godinho e Márcio Marinho) com o melhor do Samba e do Choro , criando assim uma tradição musical na referida casa.

Integrou os grupos "Cavaco & Choro" e "Casa Brasil", “Pernambuco do Pandeiro e os Candangos do Choro” e foi diretor musical do compositor Cacá Pereira. Em 2002, estreou como solista de cavaquinho à frente do grupo “Vê se Gostas”. Como solista, tem seu trabalho consolidado graças à refinada pesquisa de repertório e o fino trato na execução. Participou do Musical Teatral “Salve o Prazer,” dirigido por Hugo Rodas, que ficou em cartaz por dois anos pelo país, representando o Teatro Universitário Candango – UnB.

Hoje é um dos poucos representantes da escola de violão tenor deixada por Garoto, como autodidata aconselhado por Zé Menezes, parceiro do grande violonista. Produziu em 2002 o show “Tributo a Waldir Azevedo”, no Sesc Garagem, com o regional histórico desse famoso cavaquinista e compositor brasileiro (Carlinhos 7 Cordas, Pernambuco do Pandeiro, Hamilton Costa e Elí do Cavaco).

Entrou para a Ala de Compositores da Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte em 2005 com o Samba-Enredo “Somos Brasília, a capital da Esperança”, tendo desfilado por vários anos como Cavaquinista ou na Bateria. Foi semifinalista do festival de música instrumental do Sesc - DF, com o choro de sua autoria com parceria de Pedro Vasconcellos “Dois Candangos”. Participou do 1º Festival de Choro de Curitiba com a música “Pras Meninas” de Rafael dos Anjos, chegando à final.

Gravou o CD duplo “Momentos Históricos da Música Popular Instrumental Brasileira”, do Flautista Carlos Poyares, e participou das gravações dos seguintes artistas: "Feijão de Bandido" (Amor Enlatado)," João Tomé" (Piquenique)," Chico de Assis & João Santana"(Repente na Capital-Cantoria de Viola,Repente, Coco e Canção)," Brasilienses" (Brasilienses) e "Evandro Barcellos" (Cavaco Malandro).

Acompanhou grandes nomes brasileiros como Hamilton Costa, Carlos Poyares, Eli do Cavaco, Lupister Silva, Nego do Império, Adilson Bispo, Flávio Oliveira, Wilson das Neves, Roberto Serrão, Plauto Cruz, Reco do Bandolim, Zé da Velha e Silvério Pontes, Rogério Caetano, Noca da Portela, Tia Surica da Portela, Toninho Gerais, Nilze Carvalho, Macaúba do Bandolim, Nelson Sargento, Paulo Debetio, Noca da Portela, Angenor de Oliveira, Délcio Carvalho, Marquinhos Satã, Dona Yvone Lara, Diogo Nogueira e Jorge Aragão, entre outros artistas.

Participou do DVD do grande maestro e compositor Ubiratan Sousa, com participação especial do violonista Sebastião Tapajós, em 2006, no Centro de Convenções de Brasília. Gravou também o DVD do grupo “Choro Positivo” formado por Evandro Barcellos, Leonardo Benon, Carlinhos 7 Cordas e Marcello Senna. Esse grupo representou o Brasil no XVIII Festival de Pulso y Pua – Ciudad Crystal (La Coruña, Betanzos,Bergondo e Culleredo -Espanha), Clube do Choro de Lisboa (Portugal),Casa do Brasil em Madrid (Espanha) e Blue Note, e outras casas de Paris (França), onde também deram uma master class na faculdade Paris Diderot (Paris 7) em Outubro de 2007, ocasião em que foi homenageado o compositor Pixinguinha e o grupo recebeu o Prêmio Revelação, sendo convidado a fazer uma apresentação com a Orquestra de La Coruña.

Com Renata Jambeiro e banda, venceu o Festival de Inverno da Música Popular Brasileira de Paracatu-MG, levando os quesitos Melhor música e melhor arranjo.Também em 2007 levou o prêmio de melhor composição do Festival da CUTDF, com o samba “Inquietação” (parceria com Cacá Pereira). Em 2008 integrou a banda da cantora Dhy Ribeiro (Universal Music), com quem tem se apresentado pelo país e pelo mundo, em programas de grande audiência nacional como Domingão do Faustão, Programa do Jô Soares (TV Globo) e Bem Amigos (Sportv) e Festival de Verão de Salvador (2010). Com a cantora brasiliense apresentou-se ainda em Luanda (Angola), na conceituada Casa 70, no teatro Karl Marx e no Hotel Victória Garden.

Esteve em Luanda, também em 2010, tocando na Festa Junina da Embaixada do Brasil. Nessa ocasião também fez um Workshop sobre Música Popular Brasileira na Escola Nacional de Música de Luanda.

Em 2011 tocou Guitarra Baiana na abertura do Red Bull X-Fighters, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, para 100 mil pessoas e ao vivo para 60 países, a convite do Grupo Patubatê. Em 2012, participou da gravação do do DVD Ruído Sonoro, do Grupo Patubatê. Atualmente é aluno do Departamento de Música da Universidade de Brasília, onde cursa Educação Artística (Licenciatura em música).


A apresentação acontece dia 15 de Setembro de 2012 – Sábado a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.

Produção: Marco Guedes (0xx-61-3225-1199 / 0xx-61-7816-5341).

Contato artista: Oxx-61-7815-6777

Não recomendado para menores de 14 anos


==> Foto: Ney Camargo

0 comments:

Postar um comentário