“Essa vitória é muito especial, principalmente depois do que aconteceu (ela e o guia Guilherme Santana não terminaram a final dos 400m T12, na véspera). Pude mostrar ao mundo que num dia a gente pode chorar, mas no outro sorrir e dançar. Ganhar o ouro tem um sabor diferente aqui em Londres, porque em Pequim (2008) tropecei na saída dos 100m. O recorde mundial foi bom, mas tinha que ser abaixo dos 12s. Vou guardar para o Rio 2016”, afirmou Terezinha, que baixou a própria marca (12s04, no Mundial de Christchurch, em 2011).
O esgrimista Jovane Guissone também fez história nesta quarta-feira, em Londres. Aos 29 anos e em sua primeira Paralimpíada, o gaúcho conquistou a medalha de ouro ao vencer o atleta de Hong Kong, Chik Sum Tam, na final da Espada. Muito emocionado, ele mal conseguia comemorar.
“Esse combate foi meu melhor momento. Tive iniciativa, coragem e não perdi meu foco e a humildade. Mantive a calma, relaxei, não deixei o adversário ter o controle da luta. Não posso explicar o que estou sentindo. Estou muito feliz, muito mesmo”, disse Guissone, que dedicou a medalha ao filho de 10 meses. Jovane começou a praticar o esporte há quatro anos, depois de ficar paralisado ao levar um tiro nas costas durante um assalto.
Para chegar à medalha, o brasileiro passou pelo francês Marc-André Catrene (15-11), nas quartas de final, e pelo também francês Alim Latreche (15-11), na semifinal. Na véspera, o brasileiro já havia se destacado nas disputas de florete ao vencer o espadachim número um do mundo na estreia da Esgrima em Cadeira de Rodas em Londres.
A Seleção Brasileira masculina de Goalball também já garantiu sua melhor campanha paralímpica com a vitória sobre a Bélgica por 3 a 0, nesta quarta-feira, com dois gols de Romário e um de Alex, pelas quartas de final. Nesta quinta-feira (6), os brasileiros enfrentam a Lituânia às 20h (16h de Brasília) por uma vaga na final contra o vencedor de Finlândia x Turquia. Os turcos são a única equipe invicta nos Jogos de Londres, e derrotaram os brasileiros por 4 a 1 na fase classificatória.
Já a seleção feminina de Goalball não conseguiu pôr em prática a estratégia de errar o mínimo possível e forçar os arremessos para superar o Japão, e foi eliminada das Paralimpíadas de Londres com a derrota por 2 a 0 nesta quarta-feira (5), pelas quartas de final.
No tiro, Carlos Garletti despediu-se dos Jogos Paralímpicos com seu melhor resultado, nesta quarta-feira. Garletti terminou na 15ª posição na Carabina 3 por 40, distância 50m classe SH-1 (para atiradores que não requerem suporte para a arma), sua quarta prova disputada em Londres.
Confira como foi a quarta-feira do Brasil em Londres nos links abaixo:
ATLETISMO: http://cpb2012.com.br/wp/release/atletismo-da-podio-triplo-inedito-para-o-brasil/
ESGRIMA: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-jovane-e-ouro-na-esgrima-em-sua-estreia-paralimpica/
GOALBALL: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-masculino-vence-belgica-e-esta-na-semifinal-do-goalball/
FUTEBOL DE 7: http://cpb2012.com.br/wp/release/fut-7-empata-com-ucrania-e-pega-russos-na-semifinal/
NATAÇÃO: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-quatro-brasileiros-nadam-por-medalhas-nesta-quinta-feira/
TÊNIS DE MESA: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-brasil-joga-por-vaga-na-semifinal-do-tenis-de-mesa/
VÔLEI MASCULINO: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-brasil-perde-e-disputa-quinto-lugar-no-volei-sentado/
GOALBALL FEMININO: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-meninas-do-brasil-perdem-do-japao-e-sao-eliminadas-no-goalball/
CICLISMO: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-brasileiros-em-setimo-e-nono-no-ciclismo-estrada/
TIRO: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-garletti-se-despede-com-seu-melhor-resultado-no-tiro/
BOCHA: http://cpb2012.com.br/wp/release/0509-bocha-individual-avanca-na-fase-qualificatoria/
VELA: http://cpb2012.com.br/wp/release/brasileiros-seguem-em-11o-no-penultimo-dia-da-vela/
HALTEROFILISMO: http://cpb2012.com.br/wp/release/nota-oficial-do-cpb-sobre-halterofilismo/
==> Foto: Patrícia Santos / CPB
0 comments:
Postar um comentário