A magia das capitais da Holanda e da Itália na palma da mão

Desde seu lançamento no Brasil, em novembro de 2012, os guias da Lonely Planet em português, publicados pela Globo Livros, já acompanharam pessoas a mais de 15 destinos. Este mês, a marca coloca nas livrarias mais duas opções para os viajantes planejarem seus passeios: Amsterdã e Roma.

Quem decidir conhecer Amsterdã deve estar preparado. Embora talvez nem mesmo o planejamento pré-viagem seja suficiente diante do que virá. Talvez alguns logo a comparem com Veneza, em função dos seus muitos canais, recentemente declarados Patrimônio Mundial pela Unesco. Mas Amsterdã tem ainda mais canais do que a cidade italiana e, ao longo dos seus traçados sinuosos, a vida pulsa em suas margens.

Uma das dicas do guia Amsterdã é adentrar num dos muitos cafés marrons, tradicionais pubs do país, e misturar-se à algazarra de seus frequentadores. Alguns estão abertos há cerca de 300 anos, e no seu interior entende-se a origem comunicativa e extrovertida dos holandeses. Também os passeios pelas feiras ao ar livre mais características da cidade, como a Albert Cupymarket, entre panelas, temperos e doces, o mercado de flores de Bloemenmarket, ou o agitado mercado de pulgas da Waterlooplein. E claro, fazer como os nativos, ir de bicicleta: o transporte número um de Amsterdã.

O guia também não deixa de fora atrações clássicas, como os museus Van Gogh e Rijkmuseum, ou a casa de Anne Frank – o pequeno cubículo onde a família Frank se escondeu da perseguição nazista.

Falando em História, considerando que a Itália é o maior museu ao ar livre do mundo, Roma é o seu salão de honra, e é para lá que o outro lançamento da Lonely Planet nos leva. O Coliseu, indiscutivelmente, é a imagem-símbolo da cidade, em frente a ele, a mítica Via-Sacra tem na região do Fórum o seu eixo central. Por essa estrada, entremeada por templos e palácios hoje em ruínas, desfilaram personagens emblemáticos do Império Romano. Bem ao lado, o Palatino, um dos sete montes da cidade, marca o local da fundação de Roma.

Arte, arquitetura e história apresentam-se em cada esquina da cidade, e também a portas fechadas, surpreendendo com os afrescos da Capela Cistina, no estado do Vaticano, com o acervo do Museu Capitolinos, o mais antigo museu público do mundo, que conserva estátuas da antiga arte etrusca, e tantos outros. E as piazzas, lugares onde o viajante é convidado e se misturar à vida romana, entre suas fontes, estátuas e pessoas que desfrutam da famosa culinária italiana e dos bons vinhos do país.

Vamos viajar?

Outros guias da Lonely Planet publicados pela Globo Livros

Lonely Planet Londres
Lonely Planet Barcelona
Lonely Planet Berlim
Lonely Planet Nova York
Lonely Planet Paris
Lonely Planet Buenos Aires
Lonely Planet Praga
Lonely Planet Istambul
Lonely Planet Miamy e Keys
Lonely Planet Florença e Toscana
Lonely Planet Espanha
Lonely Planet Cuba
Lonely Planet Argentina
Lonely Planet Croácia
Lonely Planet França

Ficha técnica

Título: Amsterdã
Autores:
Karla Zimmerman e Sarah Chandler
Páginas:
312
Gênero:
Viagem e turismo
Formato:
19,7 x 12,8 cm
ISBN:
978-85-250-5244-5
Preço:
R$ 49,90
Editora:
Globo Livros


Ficha técnica

Título: Roma
Autores: Duncan Garwood e Abigail Hole
Páginas:
368
Gênero:
Viagem e turismo
Formato:
19,7 x 12,8 cm
ISBN:
978-85-250-5218-6
Preço:
R$ 49,90
Editora:
Globo Livros

0 comments:

Postar um comentário