Será que sacis existem? Mesmo em tempos de tanta destruição da natureza? Onde será que eles vivem? Essas são apenas algumas perguntas que inspiraram Milton Morales Filho a escrever O detector de sacis, lançamento da coleção Em Cena, que traz peças teatrais prontas para ganharem vida no momento em que o leitor abrir o livro ou quando começar a ensaiar a apresentação.
Segundo o autor, a ideia de escrever uma história sobre sacis surgiu porque sua infância se passou no interior de São Paulo, na cidade de Bragança Paulista, e muito dela em contato com a natureza. “No mato, os elementos estão sempre em movimento criando sons, imagens, cheiros e sensações, que são o berço das figuras do folclore. Mas a cidade também é um meio ambiente. Esquecemos isso, pois falamos em preservar floresta a 5.000 km de distância, mas jogamos papel na rua. O desenvolvimento do olhar para o meio onde se vive é um dos objetivos da peça, ligado a elementos da nossa cultura, porque tudo está interligado”, afirma.
No decorrer das páginas, o leitor vai descobrir muita coisa sobre seres fantásticos do folclore brasileiro, além de conhecer a história de um garoto com uma coceira bastante estranha e um inventor capaz de criar aparelhos totalmente malucos. Dessa forma, a obra estimula a imaginação e a criatividade de jovens e crianças, disponibilizando diálogos interessantes e ilustrações muito divertidas. Também há dicas de montagem, fotos e a ficha técnica da peça, que teve sua estreia em 2005, no Centro Cultural São Paulo.
Ao final, há informações sobre o autor, a ilustradora e o compositor, já que a peça contém várias músicas, bem como suas respectivas partituras. “Gosto muito de espetáculos com canções. A música sempre dá uma atmosfera muito especial em qualquer montagem, além de auxiliar na narrativa”, esclarece o autor.
Assim como os outros títulos da série, O detector de sacis disponibiliza, nas primeiras páginas, dados básicos dos personagens e descrições dos cenários, para, em seguida, começar a história. Constam explicações sobre a estrutura do texto dramático, auxiliando quem ainda não tem conhecimento ou relembrando os mais experientes.
Milton Morales Filho teve seu primeiro contato com o teatro na escola primária. É formado em medicina pela UNESP, com especialização em medicina preventiva. Na Escola de Arte Dramática da USP encontrou no teatro um fértil reino de possibilidades e subjetividade, começando sua brilhante trajetória de contribuição literária ao universo da dramaturgia. A construção harmônica dessa polaridade de conhecimentos integrada, fortemente evidenciada em suas obras, resultou ao dramaturgo em 2005 o Prêmio Funarte de Dramaturgia – categoria infância e juventude e em 2007, o Prêmio APCA de melhor texto infantil, entre outros.
Polly Duarte é formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduada em Cultura e Criação pela Faculdade Senac.
Serviço
Título: O detector de sacis
Autor: Milton Morales Filh
Ilustrações: Polly DuarteColeção: Em Cena
Acabamento: BrochuraFormato: 15,8 cm x 22,8 cm
Páginas: 88Preço: R$ 29,00
Áreas de interesse: Língua Portuguesa, História e Educação Artística
0 comments:
Postar um comentário