“Estou ansioso pelo momento da cerimônia. Irei representar o Brasil, mas, farei melhor ainda, mostrarei para o mundo o potencial dos 40 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência”, diz orgulhoso.
O “tubarão das piscinas” competirá nas provas 50, 100 e 200 metros nado livre e 50 metros nado borboleta, categoria “S5”. A primeira prova será no dia 30/08, quinta-feira, 50 metros nado livre.
O atleta tem patrocínio de Furnas, Nissan e Time Rio.
PERFIL
O atleta paralímpico Clodoaldo Silva, natural de Natal, no Rio Grande do Norte, conheceu a natação, em 1996, como processo de reabilitação. Dois anos depois, participou do primeiro campeonato brasileiro e ganhou três medalhas de ouro. No ano seguinte, teve as primeiras experiências internacionais e defendeu a seleção de natação nos jogos mundiais da Nova Zelândia e no Parapan do México.
Uma trajetória esportiva marcada com muitas dificuldades, garra, abdicação, superação e muita persistência. O nadador é hoje o maior atleta da história do Brasil e um dos maiores do mundo.
Em 2005, recebeu do Comitê paraolímpico internacional o título de melhor atleta do mundo e do COB recebeu o prêmio de hour concour. Esse último, só quem tem são os dois Ronaldinhos: O Gaúcho e o Fenômeno.
O atleta ostenta cinco recordes mundiais, na categoria anterior, S4, que ainda não foram quebrados: 50 metros nado livre – 34,69; 100 metros nado livre – 1,16,99; 200 metros nado livre – 2.50.30; 50 metros nado borboleta – 42,18 e 150 metros nado medley – 2,32,57.
Com o slogan: "Eu posso, eu consigo, basta ter determinação", Clodoaldo viaja todo o Brasil e ministra palestras motivacionais, nas quais conta sua história e mostra que tudo é possível.
==> Foto: Gustavo Carvalho
0 comments:
Postar um comentário