CLODOALDO SILVA LEVARÁ A TOCHA NA ABERTURA DAS PARALIMPÍADAS DE LONDRES, HOJE

Clodoaldo Silva, maior medalhista paralímpico brasileiro, irá representar os brasileiros na cerimônia de abertura das Paralimpíadas de Londres, hoje, dia 29 de agosto. O “tubarão das piscinas” e a velocista Ádria Santos se revezarão na condução da chama paralímpica, no Estádio Olímpico de Londres.

“Estou ansioso pelo momento da cerimônia. Irei representar o Brasil, mas, farei melhor ainda, mostrarei para o mundo o potencial dos 40 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência”, diz orgulhoso.

O “tubarão das piscinas” competirá nas provas 50, 100 e 200 metros nado livre e 50 metros nado borboleta, categoria “S5”. A primeira prova será no dia 30/08, quinta-feira, 50 metros nado livre.

O atleta tem patrocínio de Furnas, Nissan e Time Rio.

PERFIL

O atleta paralímpico Clodoaldo Silva, natural de Natal, no Rio Grande do Norte, conheceu a natação, em 1996, como processo de reabilitação. Dois anos depois, participou do primeiro campeonato brasileiro e ganhou três medalhas de ouro. No ano seguinte, teve as primeiras experiências internacionais e defendeu a seleção de natação nos jogos mundiais da Nova Zelândia e no Parapan do México.

Uma trajetória esportiva marcada com muitas dificuldades, garra, abdicação, superação e muita persistência. O nadador é hoje o maior atleta da história do Brasil e um dos maiores do mundo.

Em 2005, recebeu do Comitê paraolímpico internacional o título de melhor atleta do mundo e do COB recebeu o prêmio de hour concour. Esse último, só quem tem são os dois Ronaldinhos: O Gaúcho e o Fenômeno.

O atleta ostenta cinco recordes mundiais, na categoria anterior, S4, que ainda não foram quebrados: 50 metros nado livre – 34,69; 100 metros nado livre – 1,16,99; 200 metros nado livre – 2.50.30; 50 metros nado borboleta – 42,18 e 150 metros nado medley – 2,32,57.

Com o slogan: "Eu posso, eu consigo, basta ter determinação", Clodoaldo viaja todo o Brasil e ministra palestras motivacionais, nas quais conta sua história e mostra que tudo é possível.


==> Foto: Gustavo Carvalho

0 comments:

Postar um comentário