“As Três Irmãs” no Teatro Plínio Marcos

Será apresentado em Brasília, pela primeira vez, o espetáculo “As Três Irmãs”, da Traço Cia de Teatro, de Florianópolis (SC), nos dia nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no Teatro Plínio Marcos. Contemplada no Prêmio Funarte Mirian Muniz 2011, a companhia ainda passará pelas capitais Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS) no mês de agosto. Em todas as cidades, será realizada a oficina O Palhaço e o Jogo. É tudo gratuito.

A livre adaptação da peça homônima de Anton Tchékhov (1860-1904) narra a história das irmãs Olga, Maria e Irina, que desejam voltar à cidade natal. Em meio à comemoração do aniversário da irmã mais nova, elas refletem sobre a existência humana e deflagram conflitos entre a vida material e o plano espiritual.

O espetáculo foi construído usando a técnica do clown. “O palhaço é para nós uma figura que tem coragem de expor seus aspectos ingênuos e ridículos. Na nossa montagem, essa linguagem serviu como um instrumento de diálogo entre ator, dramaturgia e público”, diz a atriz Paula Bittencourt.

Ela interpreta Irina, a irmã mais nova, que tem uma visível consequência de seus sentimentos reprimidos, uma deformação nas costas. Maria, interpretada por Greice Miotello, por sua vez, tem deficiência física nos braços, é a única casada, mas infeliz. A terceira irmã e mais velha, Olga, é uma professora que sonha em se casar. “No lugar dos narizes de palhaço, as atrizes assumiram as deformidades do bufão que representam a somatização das deformações da humanidade. No caso da Olga, ela carrega sua deformação no quadril, que somatiza sua energia sexual estagnada, calada”, explica a atriz Débora de Matos.

Segundo a diretora do espetáculo, Marianne Consentino, o texto de Tchékhov foi preservado, apesar de ser encenado apenas com os personagens principais e não com o elenco de 14 atores como proposto pelo russo, escritor de uma obra que continua sensibilizando as pessoas. “Justamente por tocar em questões da existência humana, como o tédio, a angústia, a esperança e a solidão, penso que o texto de Tchékhov é atemporal. Mais do que refletir sobre as injustiças do mundo, nos faz refletir sobre os males que afligem nossa alma”, enfatiza a diretora.

Sonoridade fina

A trilha sonora de “As Três Irmãs” funciona como um elemento construtor da narrativa, que se torna mais viva e próxima do público por ser interpretada ao vivo. Juntos, a voz de Mariella Murgia e os violões e canjon de Cassiano Vedana e Gabriel Junqueira Cabral fazem do espetáculo um convite ao mundo de Irina, Maria e Olga, ou seja, ao mundo de cada espectador, já que os conflitos existenciais da peça são inerentes ao ser humano.

A produção do espetáculo é da Harmônica Arte e Entretenimento, que conta com o apoio da Alecrim Produções Artísticas.

Prêmios

*
22º Festival Internacional de Teatro de Blumenau: Melhor Atriz para Paula Bittencourt, Melhor Direção para Marianne Consentino e Melhor Espetáculo da Mostra Oficial;
* 33º Feste – Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba/SP: Melhor Pesquisa e Prêmio Especial do Júri para os músicos

Por onde já passou

- Projeto EmCena Catarina 2008 – SESC/SC (circulação por 18 cidades catarinenses);
- Projeto Circulando CEART/UDESC (8 cidades catarinenses);
- 14º Festival da Federação Catarinense de Teatro;
- 4° Festival Nacional de Teatro do Campo Limpo/SP;
- Goiânia em Cena 2009;
- 2º Mostra SESC de Teatro “A Arte do Circo” em Pelotas/RS;
- 54ª Festa – Festival Santista de Teatro (2012)
- 7° Festival Latino Americano de Teatro de Grupo (2012);

Serviço

O quê: Espetáculo “As Três Irmãs”, da Traço Cia de Teatro, de Florianópolis (SC)
Quando: 17 e 18/8, às 21h, e 19/8, 20h
Onde: Teatro Plínio Marcos, Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília, tel. (61) 3322-2076
Quanto: Gratuito
(Duração:
80 min/ Classificação Etária: 14 anos)

O quê: Oficina O Palhaço e o Jogo – 20 vagas
Quando: 18/8, 09h às12h
Onde: Teatro Plínio Marcos, Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília, tel.: (61) 3322-2076
Inscrições pelo
www.ocupacaopliniomarcos2012.com.br
Quanto: Gratuito

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário