Webber desbanca Alonso no fim e vence GP da Inglaterra; Massa é 4º

Depois de roubar a cena nos treinos de sexta-feira e sábado, a chuva, enfim, deu uma trégua neste domingo, no GP da Inglaterra, nona etapa da temporada 2012 da Fórmula 1. O tempo mudou em Silverstone e o protagonista também. Com uma bela ultrapassagem por fora a quatro voltas do fim, Mark Webber desbancou o pole position Fernando Alonso e conquistou sua segunda vitória no ano. O australiano chegou aos 116 pontos e diminuiu a diferença para o espanhol da Ferrari, líder do campeonato, de 20 para 13 pontos. Sebastian Vettel completou o pódio e agora é o terceiro colocado na classificação geral.

Por pouco, Felipe Massa não voltou ao pódio após quatro anos. O piloto da Ferrari chegou a figurar na terceira posição, mas acabou sendo superado por Vettel nos boxes. De qualquer forma, foi o melhor resultado do brasileiro na temporada. Bruno Senna largou em 13º e completou e completou em nono, após duelar com Nico Hulkenberg no fim.

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, para o GP da Alemanha, de 20 a 22 de julho. A décima etapa da temporada, em Hockenheim, terá transmissão ao vivo da TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Alonso defende ponta na largada

Logo na largada, Alonso mostrou que não estava de brincadeira. Do lado de fora do traçado, o espanhol jogou bruscamente para a direita para defender a ponta de Webber. Os brasileiros começaram bem: Massa ganhou a quarta posição de Vettel e Bruno pulou da 13ª para a 8ª colocação. Na segunda curva, Raikkonen mergulhou por dentro de Vettel, quase encostou em Massa, mas não conseguiu superar o carro da RBR.

Na terceira volta, Massa tentou atacar Schumacher, mas sem sucesso. Após perder contato para o alemão, o brasileiro foi atacado por Vettel, que chegou a tocar levemente o bico da RBR no pneu da Ferrari. Após pressionar Schumi por oito voltas, Massa conseguiu superar o heptacampeão na curva 3 do circuito e subiu para terceiro.

Na ponta, Alonso chegou a levar um ‘calor’ de Webber nas primeiras voltas, mas depois conseguiu abrir e administrar uma vantagem de 4s sobre o australiano. Enquanto isso, no meio do pelotão, em disputa de posição com Pérez, Maldonado acertou a Sauber do mexicano, que acabou abandonando. O venezuelano seguiu na prova, mas precisou ir para os boxes trocar um pneu furado.

Na primeira rodada de pit stops, quem se deu bem foi Vettel. O alemão parou cedo, na 11ª volta, e retornou à frente de Massa e Schumacher. Hamilton retardou a primeira parada e assumiu a liderança, mas por pouco tempo. Mais rápido, Alonso partiu para cima e ultrapassou o britânico na 18ª volta. Hamilton tentou dar o troco, surpreendeu o espanhol, mas acabou levando um ‘xis’.
Hamilton parou nos boxes na 22ª volta e retornou em oitavo, entre a dupla da Lotus: atrás de Raikkonen e à frente de Grosjean. O francês fazia prova de recuperação após precisar trocar o bico no início e cair para o fim do pelotão.

Kobayashi faz 'strike' em pit stop

Último a fazer a primeira parada no pelotão da frente, Hamilton abriu a segunda série de pit stops, após sete voltas com pneus macios. Alonso buscou se manter o máximo na pista, foi o último a parar retornou na ponta, seguido por Webber, Vettel, Massa, Raikkonen e Grosjean. A rodada de pits foi marcada por uma barbeiragem de Kobayashi. O japonês perdeu o controle da Sauber ao parar e derrubou quatro mecânicos. Um deles teve ferimentos leves na perna e foi atendido no circuito.

Com pneus duros, Webber passou a tirar a diferença de quase 5s segundos de Alonso, que deixou os compostos macios para o último trecho da corrida. Tirando de meio a um segundo por volta, australiano se aproximou de vez a cinco passagens do fim. Com uma bela manobra, Webber ultrapassou o espanhol por fora na 48ª de 52 voltas e seguiu para receber a bandeirada em primeiro, três segudos à frente de Alonso.

Confira a classificação final do GP da Inglaterra:

1- Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - 52 voltas em 1h25m11s288
2- Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - + 3.060
3 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - + 4.836
4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - + 9.519
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - + 10.314
6 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - + 17.101
7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - + 29.153
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - + 36.400
9 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - + 43.300
10 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - + 44.400
11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - + 45.300
12 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - + 47.800
13 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - + 51.200
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - + 53.300
15 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - + 57.300
16 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – a uma volta
17 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a uma volta
18 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a uma volta
19 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a uma volta
20 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a duas voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth)- a duas voltas

Não completaram:
22 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – na volta 14
23 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – na volta 3
24 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – na volta 1

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: EFE

0 comments:

Postar um comentário