Inspirado na capoeira, livro da PAULUS conta história repleta de aventuras para o público jovem

Meia-lua de compasso, queda de quatro, rasteira, parada de cabeça, aú, bênção... esses são apenas alguns dos vários golpes que a capoeira tem, essa luta com pitadas de dança, essa dança com pitadas de luta, fascinante para adultos e crianças como Ana Olívia, protagonista de Capoeira Camará, lançamento da PAULUS.

Segundo o autor, Cesar Cardoso, o livro nasceu de um convite da renomada ilustradora da obra, Graça Lima, ganhadora de vários prêmios e com mais de 100 livros ilustrados. “Ela conheceu meu trabalho durante um sarau de literatura. Achei o convite para escrever um livro de ficção sobre esse assunto um grande desafio e tratei de enfrentá-lo. Eu nunca pratiquei capoeira, mas convivi com as rodas por meio de dois amigos, Mestre Sorriso e Mestre Garrincha, a quem dediquei o trabalho. Meu primeiro passo foi avivar minhas lembranças e pesquisar sobre o tema em sites e livros, para depois inventar a história”, conta.

Em um dia que teria tudo para ser igual aos outros, Ana Olívia conhece Mestre Sorriso, um simpático professor de capoeira que a leva para conhecer lugares e pessoas muito interessantes. Por meio de um berimbau mágico, os dois viajam no tempo para séculos atrás. O objetivo é mostrar à menina o surgimento da capoeira, trazida ao Brasil pelos escravos, o porquê de ela ter sido perseguida e seu desenvolvimento até os dias de hoje.

“O livro fala diretamente das questões históricas e culturais brasileiras, fazendo o jovem refletir sobre alguns aspectos importantes da nossa formação como nação e do nosso dia a dia como pessoas inseridas em grupos sociais”, acrescenta o autor.

As belas ilustrações conferem ainda mais graça ao trabalho. Aliadas à linguagem leve e divertida, permitem ao leitor viajar junto com os personagens nessa emocionante aventura cheia de aprendizado. “Foi muito bom ilustrar, pois busquei trabalhar painéis que tivessem ritmo. Além disso, há muito tempo queria abordar a capoeira. Meu filho começou a jogar muito pequeno, com 4 anos de idade, e joga até hoje, com 18. Acompanhando-o nas rodas, sempre sinto uma profunda emoção com o som do atabaque e do berimbau. É algo mágico, tão mágico quanto o texto escrito pelo Cesar”, conclui a ilustradora.

Ao final, há ainda um glossário com palavras relacionadas ao tema, como “agogô”, “quilombola”, “umbanda”, “candomblé”, entre outras. Capoeira Camará pertence à coleção Mistura Brasileira, que reúne mais 12 títulos, todos com o objetivo de contribuir com a difusão dos valores e da cultura do nosso povo.

Cesar Cardoso é escritor e fotógrafo. Nasceu em 1955 e se formou em Letras pela UFRJ. Escreveu para os jornais O Pasquim e O Planeta Diário. Foi coeditor da revista Casseta & Planeta, colaborador da revista Caros Amigos e é roteirista de TV, tendo escrito para vários programas, como “TV Pirata”, “Sai de Baixo”, “A Grande Família” e “Toma Lá Dá Cá”. Em 2011, publicou diversos livros e fez uma exposição de fotografia chamada “No vermelho piscante gire com cuidado”, no Centro Cultural Carioca, no Rio de Janeiro, de dezembro de 2010 até janeiro de 2011.

Graça Lima é carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com mestrado em Design na PUC-RJ. Ganhou vários prêmios com seu trabalho de ilustração. Entre eles os da FNLIJ, Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem e muitos Altamente Recomendável. Recebeu em 1982 e 1984 o Prêmio Jabuti da CBL. Fora do Brasil, recebeu três vezes a Menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos internacionais, como o Catálogo de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha; o da Feira de Frankfurt, na Alemanha; o Catálogo da Feira de Bratislava e o Catálogo Brazil a Bright Blend of Colours, feito pela FNLIJ para divulgar o trabalho dos ilustradores brasileiros. Há mais de 100 livros com desenhos seus, sendo que 6 deles são livros de sua inteira autoria.

Serviço

Título: Capoeira Camará

Autor: Cesar Cardoso

Ilustrações: Graça Lima

Coleção: Mistura Brasileira

Acabamento: Brochura

Formato: 21 cm x 27 cm

Páginas: 64

Preço: R$ 23,00

Áreas de interesse: História, Língua Portuguesa e Geografia

0 comments:

Postar um comentário