O  clássico “A formiguinha e a neve”, de João de Barro, o Braguinha, no  qual a formiga prende seu pezinho em um floco de neve, acaba de ganhar  uma nova versão. O novo trabalho da autora Nireuda Longobardi, A abelhinha,  se diferencia por conter aspectos mais tropicais, já que no Brasil  raramente neva, e quando ocorre esse fenômeno é sempre no Sul do país.“A  abelha é um ser especial que vive entre as flores, é responsável pela  polinização, nunca se cansa, trabalha, protege a colmeia e cuida de um  dos alimentos mais doces da natureza, o mel”, comenta a autora.
 A  história segue a estrutura do “lenga-lenga”, que é um “conto  acumulativo” conhecido também como “conto de nunca mais acabar”, pois no  decorrer da narração surgem personagens que se juntam ao fato principal  e alongam os acontecimentos. Durante a leitura oral, as repetições  facilitam a memorização e as crianças acompanham a contação oralmente,  como uma divertida brincadeira.
 Seguindo  essa organização, o livro, agradável e envolvente, convida os jovens  leitores a passearem pelo universo sensível e contagiante de uma  abelhinha, que, cansada de voar, resolve construir um meio de transporte  feito de cera para lhe ajudar. Porém, ao se distrair, seu pezinho acaba  ficando preso no pote. Aflita, ela começa a buscar auxílio e se envolve  em uma aventura repleta de encontros e descobertas.
 A  obra também chama a atenção por suas ilustrações marcantes e  expressivas, que, aliadas à delicadeza da fábula, incentivam ainda mais a  participação dos pequenos na leitura.
 Da coleção Arteletra, A abelhinha auxilia  a aprendizagem, estimula a imaginação e facilita a memorização. Além da  diversão garantida, as crianças ainda poderão descobrir que, muitas  vezes, nós mesmos temos a resposta para muitos de nossos problemas e  dúvidas.
 Nireuda Longobardi nasceu  no Rio Grande do Norte e atualmente mora em São Paulo. É formada em  Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de  São Paulo, arte-educadora, ilustra e escreve livros. Sua primeira  publicação editada pela PAULUS, Mitos e lendas do Brasil em cordel, foi selecionada pela FNLIJ para representar o Brasil na feira de Bolonha de 2012 e pelo PNLD 2012.
 Ismael Martinez Pascoal nasceu  na ilha de Florianópolis em abril de 1990. Diz sua mãe que, muito antes  de falar, ele já desenhava. Era só dar-lhe um lápis que saía espalhando  arte pela casa. Com o passar do tempo, foi sonhando com a possibilidade  de um dia tornar-se profissional na área. E foi em Rio do Sul (SC), aos  17 anos de idade, que a brincadeira virou trabalho. Hoje, ele mora em  São Paulo, estuda animação clássica e continua rabiscando.
 Serviço
Título: A abelhinha
Ilustrações: Ismael Martinez Pascoal
Coleção: ArteletraAcabamento: Brochura
Formato: 21 cm x 27,5 cmPáginas: 24
Preço: R$ 19,00Áreas de interesse: Língua Portuguesa, Geografia, História e Ciências
0 comments:
Postar um comentário