Ao lado do bicampeão mundial na primeira fila deste domingo estará Mark Webber, da RBR, e logo atrás virão a Mercedes de Michael Schumacher, em terceiro, e a RBR de Sebastian Vettel, em quarto. Companheiro de Alonso, o brasileiro Felipe Massa chegou a disputar a pole no início do Q3, mas acabou ficando com o quinto lugar no grid - ainda assim, sua melhor posição nesta temporada. Bruno Senna, eliminado no Q2, vai largar com sua Williams em 15º.
Foi a 21ª pole position da carreira de Alonso e a primeira da Ferrari desde o GP de Cingapura na temporada 2010. O espanhol lidera a temporada com 111 pontos e até agora é o único piloto que conseguiu vencer duas vezes no ano. No domingo, ele tentará a terceira vitória para ampliar a vantagem. A transmissão do GP da Inglaterra começa às 8h40m, ao vivo na TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
Button dá azar e fica fora
Chuva aperta e interrompe o treino
No início do Q2, a chuva passou a castigar o circuito de Silverstone. Todo mundo foi para a pista com pneus trocados, menos a Ferrari, que errou o cálculo e foi obrigada a fazer a troca em seguida. Os tempos pularam para a casa de dois minutos, e os carros tinham dificuldade para se manter na pista – Michael Schumacher rodou duas vezes, Alonso e Massa também escaparam.
A 6m19s do fim do Q2, a bandeira vermelha interrompeu o treino por falta de condições na pista encharcada. Naquele momento, Perez tinha o melhor tempo com 1m59s092, e estavam fora da superpole nomes como Alonso, Maldonado, Schumi, Massa e Bruno.
O tempo foi abrindo timidamente e, na falta do que fazer, os funcionários das equipes apelaram para o bom humor. Chegaram a fazer uma ola nos boxes, às gargalhadas, e o gesto foi respondido pela torcida na arquibancada. Após uma hora de paralisação, a chuva voltou a apertar. E a torcida passou a gritar os nomes de pilotos e diretores de equipe, que entravam na brincadeira e acenavam dos boxes.
Às 11h07m (de Brasília), após uma hora e meia de paralisação, a pista foi liberada para o reinício do Q2. Àquela altura, um mormaço já substituía a chuva, mas o desafio dos pilotos era melhorar os tempos na pista ainda molhada.
Com os 17 carros na pista e as condições bem melhores do que na hora da interrupção, os tempos caíram mais de um segundo, e a disputa por vaga no Q3 ficou imprevisível. O melhor tempo foi passando de mão em mão: Grosjean, Schumacher, Webber e finalmente Hamilton, que estava fora da zona de classificação, mas cravou sua volta rápida e pulou para o topo já com o cronômetro zerado.
O azar de Button no Q1 quase se repetiu com Alonso. Precisando de uma volta rápida para avançar à superpole, o espanhol teve de tirar o pé por causa de uma bandeira amarela após rodada de Grosjean. Mas conseguiu acelerar o suficiente para fazer 1m56s921 e passar em nono. Vettel veio logo atrás, raspando em décimo. A dupla foi ao Q3 na companhia de Hamilton, Hulkenberg, Schumi, Webber, Grosjean, Massa, Raikkonen e Maldonado. Bruno Senna não conseguiu avançar e vai largar em 15º. A decepção ficou por conta de Nico Rosberg, que viu a vaga escapar, e Sergio Perez, que era o líder antes da paralisação e caiu para a última posição do Q2, em 17º.
Espanhol brilha e crava a pole
Massa logo cravou o melhor tempo do Q3, com 1m55s617, mas a alegria durou pouco. A pista foi melhorando, e o brasileiro foi superado por Schumacher e Alonso ainda no início do Q3. Na segunda volta, Felipe retornou ao topo, com 1m53s549, mas em seguida Alonso colocou mais de um segundo de vantagem para assumir a ponta do treino. Ainda perdeu a posição para Webber, mas recuperou com o cronômetro zerado: 1m51s746, tempo que quebra o jejum de 31 provas sem pole para a Ferrari.
A chuva voltou a cair forte ao fim do treino, e Webber garantiu a segunda posição na largada. Schumacher será o terceiro do grid, ao lado de Vettel. Massa ficou com a quinta posição no grid de largada, seguido por Raikkonen, Maldonado, Hamilton, Hulkenberg e Grosjean.
Confira o grid de largada do GP da Inglaterra:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m51s746
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m51s793 + 0s047
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m52s020 + 0s274
4 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m52s199 + 0s453
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m53s065 + 1s319
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m53s290 + 1s544
7 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m53s539 + 1s793
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m53s543 + 1s797
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m54s382 + 2s636
10 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – sem tempo
Eliminados no Q2
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m57s009 + 2s112
12 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m57s071 + 2s174
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m57s108 + 2s211
14 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m57s132 + 2s235
15 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m57s426 + 2s529
16 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m57s719 + 2s822
17 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m57s895 + 2s998
Eliminados no Q1
18 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m48s044 + 1s765
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m49s027 + 2s748
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m49s477 + 3s198
21 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m51s618 + 5s339
22 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m52s742 + 6s463
23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m53s040 + 6s761
24 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m54s143 + 7s864
==> Fonte: Globoesporte
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