BIFF - BRASILIA INTERNACIONAL FILM FESTIVAL - MOSTRA MUNDO ANIMADO

Recentes produções da animação na Europa e nos Estados Unidos estão reunidas na mostra MUNDO ANIMADO, incluída na programação do I BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA, como opção de divertimento para espectadores de todas as idades. São curtas-metragens do Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Dinamarca, Estados Unidos, que provam que os animadores desejam proporcionar ao público momentos de encantamento e sonho, longe do ritmo vertiginoso do cotidiano.

BIFF – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE BRASÍLIA/ BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL tem direção geral de Nilson Rodrigues e direção de programação de Anna Karina de Carvalho.

SINOPSES

OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES DO SR. MORRIS LESSMORE (The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore), ESTADOS UNIDOS, 2011, 15 min, animação

Direção: William Joyce, Brandon Oldenburg

Após um devastador furacão, o escritor Sr. Morris Lessmore se encontra desamparado e sem rumo, até que um livro aparece em sua vida. O curta-metragem dá vida aos livros de uma biblioteca e explora temas como recuperação, superação e cuidado mútuo. Ele nos remete a clássicos como “O Mágico de Oz”, filmes mudos e antigos musicais da MGM.

William Joyce é escritor, cineasta e ilustrador. Nascido em 1957, em Shreveport, Louisiana, seu foco é a literatura infantil e os filmes de animação. William estudou cinema na Southern Methodist University em Dallas, Texas. Brandon Oldenburg é um premiado ilustrador, designer, escultor e diretor que já trabalhou para todos os grandes estúdios de animação dos Estados Unidos – Pixar, Disney, Dream Works etc. Co-fundador do Reel FX Creative Studios e mais recentemente do Moonbot Studios, em Louisiana.

PRÊMIO OSCAR DE MELHOR ANIMAÇÃO EM 2011

ANGELINHO (Angelinho) – ALEMANHA, 2012, 5 min, animação

Direção: Maryna Shchipak

“Angelinho”, título e protagonista do curta metragem, retrata a história de um anjo da guarda e seu protegido, um pequeno ciclista, que exige cada vez mais de Angelinho a cada nova aventura. O filme de Maryna Shchipak rodou em diversos festivais do mundo, como o 51º ZLÍN International Film Festival for Children and Youth (República Tcheca), Cannes (pelo Next Generation Short Tiger) e o Los Angeles Animation Festival.

O trabalho de Maryna Shchipak envolve animação, design de personagens e ilustração. Residente na Alemanha, Maryna tem um portifólio de gêneros e estilos variados, dentre eles animações 2D e 3D, stop motions, trailers, curta metragens animados, storyboards e efeitos visuais. Ela possui os diplomas de design gráfico pela National Academy of Fine Art and Architecture, Ucrânia, animação pela Filmakademy Baden-Wuerttemberg, Alemanha, e bacharelado em artes, pela Bern University of the Arts, Suiça.

CONDENADO (Damned) – REINO UNIDO, 2011, 9 min, animação

Direção: Richard Phelan

Um castor muito ambicioso vai longe demais quando tem a chance de realizar seu sonho final. Alguns sonhos são grandes demais.

Richard Phelan estudou animação na Bristol School of Animation e na Universidade de Wolverhampton e se formou como Diretor de Animação na National Film and Television School. Atualmente trabalha como storyboard artist na Aardman Animations.

PRÊMIO ROYAL TELEVISION SOCIETY AWARDS 2012.

RITO DE PASSAGEM (Ride of Passage) – DINAMARCA, 2012, 5 min, animação

Direction: Christian Boeving-Andersen

A tribo de Toki espera que ele leve para casa a cabeça do maior animal possível. Em troca, ele receberá honra e respeito. Entretanto, esse rito de passagem não acaba como planejado e com a ajuda de um novo amigo colorido, ele atinge algo muito maior.

Christian Boeving-Andersen é um animador dinamarquês e diretor estreante. Graduou-se pela Animation Workshop, na Dinamarca, e finalizou seus estudos com o curta-metragem “Rito de Passagem”. Ele obteve experiência profissional no estúdio Illumination/MacGuff em Paris lidando com efeitos especiais e colaborou na animação do filme "O Lorax" (2012).

UMA SOMBRA AZUL (A Shadow of Blue) – FRANÇA/ESPANHA, 2011, 12 min, animação

Direção: Carlos Lascano

Em uma tarde de outono, no parque de um pacato vilarejo, entramos no universo peculiar de uma pequena garota, onde realidade e fantasia se misturam para dar vida aos sonhos. E descobrimos que um frágil mundo de luz e sombras pode nos mostrar mais do que a simples silhueta do sol.

Carlos Lascano é um diretor e roteirista, muito reconhecido pelo seu trabalho em filmes de animação e ilustração. Nascido e criado na Argentina, iniciou sua carreira em 1998, quando concluiu seu primeiro filme e ajudou a fundar a Pandemonium Visual Group, produtora audiovisual e escola de atuação, onde realizou diversas campanhas publicitárias, videoclipes, animações e longas metragens. Hoje reside em Madrid, Espanha, e trabalha com sua própria produtora: a DreamLife Studio.

MARGARITA (Margarita) – ESPANHA, 2009, 13 min, animação

Direção: Alex Cervantes

Curta-metragem baseado no poema homônimo de Ruben Darío, onde realidade e mágica se confundem e navegam pela poesia. Mostra a história de uma jovem princesinha que abandona tudo para ir em busca de seu sonho. Margarita é a menininha para quem esta aventura é contada.

Formado na Universidade Politécnica de Valência com especialidade em ilustração e animação, Alex Cervantes é diretor e fundador de uma produtora que se estabeleceu na cidade em 1997. A Hampa Studio produz séries, vídeos publicitários e filmes de animação.,

NOMEADO AO PRÊMIO GOYA, DA ACADEMIA DE ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS DA ESPANHA, 2010.

CONTATOS:

Anna Karina de Carvalho

Diretora - Director

BIFF – BRASILIA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Brasilia – 13-22 July 2012

www.biffestival.com

+ 55 61 33271588

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário