O processo de montagem de “Volúpia” teve início em 2010, quando As Caixeiras partiram para a pesquisa sobre Teatro de Objetos. Em sua primeira montagem, o tema foi explorado de modo a descobrir maneiras diversas de sentir a volúpia, não somente aquela ligada ao prazer sexual. No período de seis meses o elenco buscou formas, personagens, sons, objetos e estórias que resultaram em pequenas cenas que, por meio de todos esses elementos, experimentavam sentimentos e sensações até o seu limite, para enfim alcançar a volúpia.
O resultado foi uma sequência de pequenas cenas, como a de uma freira que ao coçar o próprio pé, descobre um incontrolável prazer, chegando à volúpia; ou noutra, quando uma dona de casa, que em seus afazeres culinários, encontra a volúpia no movimento de bater um bolo. E ainda uma faca que se relaciona sexualmente com sua bainha.
Nessa segunda temporada, As Caixeiras apresentam novas cenas que expressam de forma mais direta a volúpia relacionada ao sexo. Após novas experimentações com objetos, exercícios de investigação pessoal e da constatação do conceito comum sobre o significado da palavra volúpia, o grupo propõe um espetáculo mais provocativo, sensual e sexual.
O resultado desse segundo mergulho criativo e voluptuoso é o novo espetáculo “Volúpia”, que traz cenas da primeira temporada, novas cenas, além de um formato diferente. Com trilha sonora executada ao vivo, com baixo elétrico e percussão, criam-se climas de extrema tensão, relaxamento, sensualidade, ludicidade e dramaticidade.
A encenação joga com a idéia de revelar e não revelar ao espectador tudo que pode ser visto, convidando a plateia ao voyeurismo. O convite é feito desde a chegada do público ao teatro, quando este se depara com uma pequena instalação de caixas de diversos tamanhos, cores e formatos com aberturas em diferentes locais para que cenas possam ser vistas, espiadas, espreitadas e ouvidas. Nestas caixas, cenas, imagens, sons, texturas e cheiros anunciam e estimulam a volúpia de cada um.
Ficha Técnica
Direção: Amara Hurtado e José Regino
Elenco: Amara Hurtado, Andrea Borba, Jirlene Pascoal, Mariana Baeta
Músicos: Lupa Marques e Munha
Artista Gráfico: Markus Kunschak
Produção: As Caixeiras Cia. de Bonecas
Serviço
Temporada Volúpia
Teatro Sesc Paulo Autran (SESC Taguatinga Norte): 06, 07 e 08 de julho
Teatro Goldoni (Casa de Itália -208 sul): 13, 14 e 15 de julho
Sextas e sábados 21h e domingos 20h
Entrada Franca
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 50 minutos
Informações; 8402 3120
WORKSHOP: “Teatro de Objetos?”
A idéia desse workshop é compartilhar com os participantes o processo de criação do espetáculo Volúpia a partir do estudo do Teatro de Objetos. Além disso, haverá a pratica de exercícios que foram fundamentais para As Caixeiras Cia. de bonecas para a construção da peça e entendimento das diversas possibilidades do objeto.
Público: acima de 15 anos
Quantidade de participantes: 15
Datas: 07 de junho no Teatro Paulo Autran das 14h às 18h
14 de junho no Teatro Goldoni das 14h às 18h
Informações e inscrições: 8402 3120
==> Foto: Débora Amorim
0 comments:
Postar um comentário