TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB 2012

Projeto bem sucedido, já em seu sexto ano de realização, TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB de 2012 está apostando na diversidade. Depois do sucesso do primeiro show, em 27 de maio, com o paulistano Criolo e seu som que mistura rap com MPB, funk, soul, blues e letras de uma poesia potente, agora é a vez do multi-instrumentista André Abujamra. Para o segundo concerto da série, este originalíssimo ex-integrante da cultuada banda paulistana Os Mulheres Negras apresenta o repertório de seu terceiro disco solo, Mafaro, propondo um passeio por estilos e gêneros musicais em apresentação multimídia. A apresentação acontece no dia 17 de junho de 2012, no jardim do CCBB Brasília, com abertura da banda Watson e do grupo Patubatê.

TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB tem curadoria de Bia Reis e de Guilherme Reis, que também assina a direção geral e a produção da série. Direção de arte e cenografia de Dalton Camargos. Realização: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília.

Mafaro, que significa Alegria, no idioma do Zimbabwe, é um disco caracterizado pela diversidade e será a base da apresentação de André Abujamra em Brasília. Durante as gravações, o músico tocou guitarra, acordeon, violão, baixo, percussão, samplers, imbira, sintetizadores e bandolim. No show, músico e banda vão reproduzir esse grande passeio por vários idiomas musicais. A começar pela primeira música, Origem, que tem clima celta misturado a um certo tom Hawaii 5-0 ou, como costuma explicar o músico, “a banda Black Rio tocando na corte do Rei Arthur”. Passando por Lexotan, que mistura música latina e brasileira, e chegando a Tem Luz na Cauda da Flecha, um reggae sobre Oxossi.

O show será marcado pelas experiências cênico-musicais, num espetáculo já batizado de show-filme. No palco, os músicos e um telão, onde são projetadas imagens diversas: dos “convidados” de cada canção, de criações artísticas, paisagens, etc. Músico e compositor, autor de jingles que entraram para o imaginário do povo brasileiro – “Bum Bum Bum Castelo Rá-Tim-Bum...” –, André Abujamara terá a participação, em projeções de vídeo, de músicos como Zeca Baleiro, Evandro Mesquita e Luis Caldas. Um verdadeiro happening! O cantor e compositor sobe ao palco após a apresentação de duas fortes atrações de Brasília, a Banda Watson e o Grupo Patubatê. Ambos costumam arrastar legião de fãs.

OS ARTISTAS

BANDA WATSON

Os vocalistas e guitarristas Miguel Martins e Filipe Vianna, o baixista Adriano Brasil e o baterista Jack Coaracy eram ainda menores de idade quando subiram ao palco pela primeira vez para apresentar ao público de Brasília o som da banda WATSON. Hoje, passados dez anos, os músicos já têm muito pra contar. A banda lançou três EPs, dois singles, uma trilha sonora original para o filme Rua dos Bobos, O primeiro disco-cheio em 2010 e está prestes a lançar mais um EP em 2012, com quatro canções inéditas. Também registrou passagens em festivais como Bananada (Goiânia), Rock São Paulo, Porão do Rock, Grito Rock Campo Grande, PMW Rock Festival e El Mapa de Todos (Porto Alegre). Watson participou ainda de diversos programas em rádios da capital e do país e concedeu entrevista para especiais de música nos canais de televisão MTV e Multishow.

PATUBATÊ – Grupo surgido em Brasília, em 1999, sob influência dos trabalhos dos norte-americanos Stomp e Blue Man Group e do brasileiríssimo Hermeto Pascoal. Patubatê une música, cultura, meio-ambiente e arte, fazendo um som que valoriza os ritmos brasileiros – a música do grupo passeia pelo maracatu, samba, funk, afro, frevo, baião, carimbo, ciranda e muitos outros gêneros musicais. Usando instrumentos feitos a partir de latas, baldes, tonéis, panelas, pelas de automóvel e outras sucatas, o Patubatê já levou seus shows performáticos a todos os estados do Brasil e a países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, Polônia e diversas nações do continente africano (Burkina Faso, Botswana, Quênia, República de Camarões e Gabão). Em outubro, Patubatê é nome confirmado para shows e oficinas no Festival da Lusofonia e Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa 2011, em Macau. As apresentações do grupo são sempre, visual e sonoramente, impactantes. As performances em percussão com sucatas e música eletrônica incluem ritmos brasileiros e estrangeiros com timbres eletrônicos. Efeitos visuais e sonoros são marcas registradas das criações dos músicos Fernando Mazoni, Fred Magalhães, Gustavo Lavoura, Pablo Maia e o DJ Leandronik. Água, luz, fogo, som e movimento em performances desafiadoras exploram as percepções do público e tornam o show memorável.

ANDRÉ ABUJAMRA – Cantor, compositor, multinstrumentista e ator brasileiro, é filho do diretor e ator Antonio Abujamra. Na década de 1980, montou a banda Os Mulheres Negras, que se auto-denominava “a terceira menor big band do mundo”. Lançou dois CDs: Música serve para isso (1988) e Música e Ciência (1990). Em 1992, criou a banda Karnak, depois de voltar de uma viagem ao Egito. Com apresentações performáticas cheias de humor, a Karnak se caracterizou por um som pop, misturado a diversas influências e lançado nos CDs Karnak, Universo Umbigo, Original (este último voltado para o mercado europeu) e Estamos adorando Tokio. Com o fim da Karnak, em 2002, André Abujamra seguiu em carreira-solo. É também um prestigiado autor de trilhas sonoras para teatro e cinema. São dele, por exemplo, as trilhas de filmes como Ação entre amigos, de Beto Brant, Um copo de cólera, de Aluísio Abranches, Nem gravata, nem honra, de Marcelo Masagão, Domésticas, de Fernando Meirelles, e Carandiru, de Hector Babenco. No teatro, uma estreita relação com Brasília: André é autor das trilhas sonoras originais dos espetáculos Caça aos Ratos, de 1991, e Os Demônios, de 2007. Paralelamente à música, Abujamra desenvolve carreira de ator, com participação em filmes como Boleiros - Era uma vez o futebol, de Ugo Giorgetti, Durval Discos, de Anna Muylaert, e Como fazer um filme de amor, de José Roberto Torero.

TODOS OS SONS – DOMINGO CCBB

Local: gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Data: 17 de junho de 2012

Horário: a partir das 17h

ENTRADA FRANCA

Informações: (61) 3108.7600

==> Foto: Eduardo Barcellos

0 comments:

Postar um comentário