Recorde mundial: 6 dias montanha acima, descida em 90 segundos!

O escalador russo e saltador BASE* Valery Rozov acaba de acrescentar outro destaque a sua incrível carreira nos esportes radicais, ao bater um novo recorde mundial con um salto do topo do Shivling, uma montanha de 6.543 metros de altura, na parte indiana das Cordilheiras do Himalaia.

UTTARKASHI (Índia). Valery Rozov é um astro no mundo dos saltos BASE, esporte radical em que se realizam saltos de lugares como pontes, edifícios e torres. O russo de 47 anos tem entre seus méritos o salto dentro do vulcão ativo Kamtschatka (2009), e do Pico Ulvetanna, na Antártida (2010), que lhe deram fama ao redor do mundo.

Graças a suas habilidades de escalada excepcionais, Rozov recentemente levou as coisas a outro patamar ao completar o mais arriscado salto BASE jamais realizado. Após uma expedição de 30 dias, incluindo uma subida de 6 seis dias de duração, o ‘alpinista BASE’, como ele mesmo se denomina, junto aos companheiros de escalada Alexander Ruchkin e Victor Volodin, chegaram ao topo da montanha Shivling, na parte indiana do Himalaia, precisamente às 13h30 do dia 25 de maio. Após parar para respirar, Rozov encontrou o lugar perfeito do qual saltar, a uma altitude de 6.420 metros, para tentar um novo recorde mundial. Apenas 90 segundos depois, a uma velocidade de 200Km/h, o russo aterrissava lá embaixo.

Os outros membros da expedição levaram três dias para completar o caminho de volta até a base da montanha.

“Este foi meu primeiro projeto nas Cordilheiras do Himalaia”, comentou o bicampeão mundial de skydiving após seu voo recorde. “Tivemos algumas dificuldades ao longo do caminho, então fiquei muito feliz em poder completar o salto com êxito.”

Ao haver alcançado o topo, Rozov, Ruckhin e Volodin também se tornaram os primeiros russos a conseguir escalar o Shivling, montanha conhecida por seu grau de dificuldade e passagens perigosas. De fato, apenas em 1974 a montanha, frequentemente chamada “Matterhorn do Himalaia”, devido a sua forma e por ser a maior fonte do rio Ganges, foi conquistada pela primeira vez.

* A abreviação BASE representa os lugares do quais se realizam saltos: B de Buildings (edifícios), A de Antenna (torres), S de Span (pontes) e E de Earth (terra).

==> Fotos: Viktor Volodin, Alexander Ruchkin e Denis Klero

0 comments:

Postar um comentário