HAVIA UM AR DE LEVEZA

Quando em 1984, o escritor italiano Ítalo Calvino preparou suas consagradas Seis Propostas para o Próximo Milênio, para uma série de conferências na Universidade de Harvard, talvez já imaginasse ou mesmo desejasse que elas rompessem o terreno da literatura e se multiplicassem em arte. E é exatamente o que acontece com a exposição HAVIA UM AR DE LEVEZA, que a Aliança Francesa de Brasília recebe a partir do dia 19 de junho. A mostra reúne obras de 12 jovens artistas brasileiros, sob a curadoria de Suzzana Magalhães, que atuaram sobre o tema comum da leveza, a partir das provocações de Calvino. HAVIA UM AR DE LEVEZA pode ser apreciada até 03 de agosto, no Espaço Cultural da Aliança Francesa de Brasília (708/907 sul), de segunda à sexta, das 8h às 22h e sábado, das 8h às 12h.

A exposição integra trabalhos de nove artistas que vivem em Brasília e de três que residem na França – nas cidades de Paris e Grenoble. São desenhos, pinturas, instalações, intervenções, objetos, assinados por Annima de Mattos, Daniel Lopes, Daniela Bressan, David Almeida, Gabriel Luan, Joana Zimmermann e Tartaruga Feliz, Luisa Günther, Matias Monteiro, Moisés Crivelaro, Nina Trindade, Renata Rinaldi. Jovens artistas provocados pela curadora Suzzana Magalhães a se expressarem sobre o tema.

INTERPRETAÇÕES DA LEVEZA

A Leveza é a primeira das seis virtudes traçadas por Ítalo Calvino como sendo essenciais para a vida futura no planeta, em especial, na literatura – as outras são rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade e consistência. Contudo, o autor faleceu antes de escrever a última conferência. A ideia surgiu em 1984, quando o escritor italiano foi convidado a ministrar um ciclo de conferências na Universidade de Harvard, que deveria ocorrer ao longo do ano seguinte. Para tanto, visto que faltava apenas uma década e meia para o fim do milênio, Calvino elaborou as suas Seis Propostas para o Próximo Milênio, dedicadas aos escritores e à literatura. Mas todo leitor que toma contato com os “conselhos” de Calvino, sente-se impelido a transpô-los para a vida cotidiana, já que Calvino propôs virtudes que extrapolam o ambiente da arte ou da literatura para nortear a própria existência humana.

Com o intuito de fazer uma homenagem à primeira dessas propostas, a exposição busca apresentar os vários e possíveis aspectos que podem ser pensados e gerados a partir da interpretação da leveza.

SERVIÇO

Local: Espaço Cultural da Aliança Francesa – 708/907 Sul

Visitação: 19 de junho a 03 de agosto

Horário: de segunda a sexta, das 08h às 22h; sábado, das 08h às 12h

Abertura: 19 de junho às 19h

Classificação Indicativa: Livre

Informações: www.afbrasilia.org.br - (61) 3262-7618

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário