Esplanada dos Ministérios receberá fieis na celebração de Corpus Christi

A Arquidiocese de Brasília prepara uma programação especial na próxima quinta-feira (7) para celebrar a Festa de Corpus Christi. Para começar, a Esplanada dos Ministérios será cenário para a tradicional montagem do tapete que representa a passagem de Cristo pela Terra. A peça começará a ser produzida por jovens voluntários da cidade a partir das 6h30 e será composta por 22 quadros.

No fim da tarde, haverá uma missa presidida pelo arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, marcada para as 17h. A concentração dos fieis acontece às 15h com a animação da banda Maranatha. Até o início da celebração, cerca de 60 sacerdotes atenderão as pessoas que desejarem se confessar.

Após a missa, os fiéis seguem em procissão pela Esplanada dos Ministérios, acompanhando o Corpo de Cristo. Durante a procissão, serão concedidas bênçãos pelos doentes, pelos governantes e pelas famílias. A expectativa é que, aproximadamente, 50 mil pessoas participem de toda a programação.

Para auxiliar na segurança e nos casos de emergências, o evento contará com postos do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e um S.O.S Criança. Além desses, ajudaram a PC, PM, Agefis, CAESB e Secretaria de Estado de Turismo e de Saúde.

HISTÓRICO

A festa de Corpus Christi é a celebração em que solenemente é comemorada a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Propriamente é a Quinta-Feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite expansões de alegria. Por isso, é na festa de Corpus Christi que se agradece a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia.

A festa surgiu no séc. XIII, na diocese de Liége, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus pedia uma festa anual em honra do Sacramento da Eucaristia.

Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liége, como festa de Diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica. Em 11 de agosto de 1264, o Papa Urbano IV decretou, pela Bula Transiturus, a instituição da festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o Papa Clemente V confirmou a Bula de Urbano IV, tornando a festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

A partir da oficialização, a Festa de Corpus Christi passou a ser celebrada todos os anos na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Em Brasília, desde 1961 celebra-se a Festa de Corpus Christi. No começo, uma pequena procissão saía da igreja Santo Antônio, 911 Sul, e ia até a igrejinha Nossa Senhora de Fátima, 307/308 Sul, reunindo a cada ano mais pessoas.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário