Em “O estranho”, a sueca Camilla Läckberg mergulha no mundo dos reality-shows

Sensação da literatura policial escandinava e best-seller em vários países, o quarto thriller psicológico da autora sueca Camilla Läckberg publicado no Brasil, O estranho (Editora Planeta, 368 pp., R$ 39,90), é um prato cheio para fãs de autores como Stieg Larsson e Jo Nesbo.

O estranho tem início com um acontecimento suspeito: uma mulher aparece morta, provavelmente em um trágico acidente de carro, em Fjällbacka, cidade natal da autora. Embora a vítima raramente ingerisse bebidas alcóolicas, os exames toxicológicos apontam que seu sangue continha um nível altíssimo de álcool.

O caso marca o fim de um inverno tranquilo para o detetive Patrik Hedstrom e seus colegas de investigação, já que é apenas o primeiro de muitos mistérios que ainda estão por vir.

Ao mesmo tempo, um reality-show para a televisão começa a ser gravado na cidade, e as câmeras espalhadas pelo povoado passam a captar cada movimento das celebridades que ali chegaram, tornando as relações com a população local mais tensas.

Quando uma festa entre os participantes do programa - regada a muitos excessos, diga-se - termina com o assassinato de um dos concorrentes menos populares do reality, todos os olhos se voltam para a equipe técnica da TV e, é claro, para os outros participantes. Será que poderia haver um assassino entre eles?

Em pouco tempo, o país inteiro fica em estado de alerta e a história se transforma em uma verdadeira investigação em tempo real, um reality-show de alcance nacional cujo tema é crime e mistério. É sob esse olhar ininterrupto da mídia que o detetive Hedstrom enfrenta a investigação mais difícil de sua vida.

As caracterizações são minuciosas, tanto dos personagens quanto do contexto que os cerca. Esta, aliás, é uma das marcas da autora escandinava Camilla Läckberg, considerada a mulher mais bem-sucedida do atual cenário de escritores de romances policiais. Ela presenteia o leitor com tramas inteligentes, por meio de relatos cheios de detalhes, que cativam sua atenção do começo ao fim. Deguste esse suspense psicológico de tirar o fôlego da primeira à última página.

Sobre autora

Camilla Läckberg nasceu em 1974 em Fjällbacka, na Suécia. Os enredos de todos os seus romances policiais se passam em sua cidade natal, na costa ocidental do país. É autora de outros onze livros, e sua obra já foi traduzida para 35 línguas e vendida a 50 países. No Brasil, a Editora Planeta já publicou outros quatro títulos da autora: A princesa de gelo (2010), Gritos do passado (2011) e O cortador de pedras (2011). Saiba mais sobre a vida e a obra da autora em seu site oficial: http://www.camillalackberg.com/.

O Estranho
Autor: Camila Läckberg
Editora: Planeta
Páginas: 368
Preço: R$ 39,90

0 comments:

Postar um comentário