Nelson Cruz nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. Autor, ilustrador e artista plástico autodidata, recebeu prêmios nacionais e internacionais e, em 2002, foi indicado ao Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil. Por Edições SM, publicou também Os herdeiros do lobo e ilustrou O homem que lia as pessoas.
Marilda Castanha é também mineira de Belo Horizonte. Como ilustradora, conquistou importantes prêmios, como o Prix Graphique Octogone (França), o Noma de Ilustração (Unesco) e, no Brasil, os prêmios Jabuti e o de Melhor Ilustração da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Um detalhe curioso: os dois ganhadores são marido e mulher e vivem com seus dois filhos, que também adoram desenhar.
Confira abaixo a recomendação da revista sobre os livros vencedores.
Alice no telhado
Textos e ilustrações de Nelson Cruz, Edições SM, R$ 33
Logo na primeira página do livro, o narrador relata: era tarde da noite quando ele, cercado de papéis em branco, esforçava-se para escrever uma história. Já que a ideia não vinha, apanhou um pincel, desenhou um círuclo no meio de uma folha e ficou imaginando se a partir daquele desenho despretensioso, a história poderia nascer. Uma obra fantástica e repleta de aventura do artista mineiro Nelson Cruz, que traz uma criativa inspiração do clássico Alice no País das Maravilhas. Ele é vencedor de importantes prêmios, incluindo um pimeiro, um segundo e um terceiro lugar no Jabuti. A partir de 5 anos.
Mil e uma estrelas
Textos e ilustrações de Marilda Castanha, Edições SM, R$ 34
Toda noite a menina contava estrelas. Mas houve uma noite em que olhou para o céu e ele estava totalmente escuro. A menina então decidiu ir até a gruta onde morava o Ogro Gigante para ver se conseguia uma solução para o incômodo. E foi então que ela descobriu que a culpa era dele, mas havia uma boa explicação: tratava-se de um ogro medroso. O texto sensível e poético e também as belas ilustrações de página inteira dessa premiada autora mineira colocam a criança para conversar com os sentimentos. A partir de 3 anos.
A lista completa pode ser conferida na edição da revista Crescer de junho de 2012, já em circulação.
O Grupo SM é um grupo de Educação de referência na Espanha e na América Latina liderado pela Fundação SM. Responsabilidade social, inovação e proximidade à escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.
No Brasil, onde atua desde 2004, o Grupo SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais e conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil para a educação básica elaborado por Edições SM, e integrado a um projeto que inclui estímulo à formação continuada e à valorização de professores, incentivo à reflexão sobre educação, apoio a projetos socioculturais de diversas instituições, e fomento à leitura e à produção literária. Em parceria com o Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero-americanos e outras instituições educacionais, promove iniciativas como o Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Prêmio Professores do Brasil. Destacam-se também o Prêmio Ibero-Americano SM de Literatura Infantil e Juvenil e o Prêmio Barco a Vapor, que se propõem a despertar o prazer pela leitura entre crianças e jovens e estimular a produção literária em espanhol e português.
0 comments:
Postar um comentário