"Tribo adolescente" fala diretamente com os jovens, tira dúvidas e derruba tabus sobre sexo

Tribo Adolescente (Planeta Jovem, 128 págs., R$ 29,90) já começa chamando a atenção dos leitores na capa: o livro foi escrito a quatro mãos, pelo professor Marcos Ribeiro (autor de Conversando com seu filho adolescente sobre sexo, entre outros) juntamente com o talentoso ator e estudante David Lucas, 17 anos, famoso por seus papéis em produções da Rede Globo (como Caras & Bocas e Fina Estampa). A parceria entre um autor especialista em educação sexual e um adolescente “de verdade” é o grande trunfo da publicação, que consegue falar a língua de seu público-alvo: adolescentes e pré-adolescentes cheios de dúvidas e curiosidade sobre sexo.

Escrito em tom de bate-papo e baseado em vários encontros promovidos em colégios do Rio de Janeiro, Tribo adolescente parte das questões levantadas pelos próprios jovens sobre temas como primeiro beijo, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, mudanças no corpo e diversidade sexual.

O livro começa explicando o motivo de seu título – “O que são tribos?” –, e vai buscar no dicionário e em nossa história, nas tribos indígenas que ocupavam todo o Brasil antes da chegada dos portugueses, a razão de o termo “tribo” ser usado hoje não só para falar de etnias indígenas, mas também de grupos de pessoas que falam a mesma língua, se comportam do mesmo jeito, têm costumes muito parecidos e usam roupas também muito semelhantes, se não iguais.

Depois das apresentações, os autores chegam à parte fundamental do título: o adolescente. O que é adolescência e as mudanças que ela traz aos meninos e meninas. Como cuidar da higiene do corpo ou lidar com as cobranças e perguntas dos pais. A partir daí, os autores introduzem temas mais sérios, muitas vezes só tratados em segredo pela garotada.

Ciclo menstrual, masturbação, primeiro beijo, ficar e namorar, virgindade, gravidez, violência contra mulheres, uso da camisinha, prevenção da gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis (herpes, gonorreia, verrugas venéreas, sífilis, AIDS) são explicados de maneira clara e direta, fugindo das lendas e tabus que, ainda hoje, por muitas vezes se colam a esses assuntos.

Métodos anticoncepcionais, das camisinhas masculina e feminina às pílulas e injeções mensais e trimensais, também são esclarecidos detalhadamente, em uma linguagem simples. Assim como as noções de diversidade e orientação sexual, homofobia e respeito às diferenças, tudo intercalado por perguntas recolhidas nos encontros dos autores com adolescentes de escolas do Rio de Janeiro.

O resultado é um guia contemporâneo sobre sexo, que fala a linguagem dos jovens de hoje, tira dúvidas e trata as relações íntimas com clareza e respeito, mas sem censura.

Sobre os autores

Marcos Ribeiro

Professor e consultor de educação sexual, é coordenador geral do Centro de Orientação e Educação Sexual (CORES), no Rio de Janeiro. Já prestou consultoria para a Fundação Roberto Marinho, canal Futura, ministérios da Saúde e da Educação e também para a UNESCO. Pela Editora Planeta publicou os títulos Sexo - Como orientar seu filho (2005), Conversando com seu filho sobre sexo (2009) e Conversando com seu filho adolescente sobre sexo (2011).

David Lucas

O estudante e ator, hoje com 17 anos, tem se revelando um dos mais expressivos de sua geração, desde o seu papel de destaque no seriado Minha nada mole vida, em 2006, ao lado de Luís Fernando Guimarães. Atuou também nas novelas Alma Gêmea, Caras & Bocas, Ti Ti Ti e Fina Estampa, todas na Rede Globo. Tribo adolescente é sua primeira incursão no mundo dos livros.

6 comments:

Anônimo disse...

Ainda não li mas já tenho vontade de comprar

Dalton Jendiroba disse...

Olá pessoal ...

Agradeço todos os acessos, comentários e participações junto ao site. Continuem sempre acessando !

Toda manifestação é bem vinda (menos as propagandas).

Valeu !!!

Unknown disse...

vo comprar amo muito o trabalho do David e tenho certeza que vo amar ler esse livro com essa parceria que ele ta fazendo!! bjss

Anônimo disse...

Eu vi hoje ele falando desse livro no jô soares e eu acho que vai ser bem legal , vou comprar esse livro ...

Anônimo disse...

Como e onde comprar

Anônimo disse...

massa

Postar um comentário