Maria Portela e Maria Suelen faturam ouro no Grand Slam de Moscou

Maria Portela e Maria Suelen Altheman mantiveram o Brasil com 100% de aproveitamento nas finais do Grand Slam de Moscou de judô. Na categoria até 70kg, Portela venceu três lutas muito disputadas até ser campeã, enquanto Suelen, acima de 78kg, entrou direto nas semifinais e venceu dois confrontos por ippon. Com os resultados deste domingo, o Brasil termina a competição com ótimo aproveitamento e cinco medalhas conquistadas. Neste sábado, Sarah Menezes foi campeã na categoria até 48kg, enquanto Erika Miranda e Eleudis Valentim foram ouro e bronze, respectivamente, na categoria até 52kg.

Esta foi a última competição da seleção feminina antes da disputa dos Jogos Olímpicos de Londres. Rafaela Silva, Mariana Silva e Mayra Aguiar também viajaram para Moscou, mas apenas torceram pelas compatriotas e observaram as adversárias. Na próxima semana, o grupo viaja para intercãmbio técnico na Alemanha, com retorno previsto ao Brasil apenas no dia 8 de junho.

Portela tem caminho suado até o ouro


Maria Portela (-70kg) venceu a primeira luta do dia contra a russa Olga Pochkina, número 108 do mundo, por ter recebido menos punições do que a rival. Portela recebeu duas advertências, que se converteram em um yuko para Pochkina. A russa levou três punições, que deram um wazari e a vitória para a brasileira.


Nas semifinais, contra a canadense Kilita Zupancic (17ª no ranking), a vitória veio por um yuko. A disputa pela medalha de ouro foi contra Naranjargal Tsend Ayush, da Mongólia. A brasileira recebeu uma punição ainda no início, mas mostrou mais iniciativa que a rival e conseguiu um yuko. Em desvantagem, Ayush partiu para o ataque e tentou uma chave de braço, mas Portela se desvencilhou bem e segurou a pressão até confirmar o ouro.

Ouro de Suelen vem com ippon

Número 11 do mundo, Maria Suelen Altheman largou direito nas semifinais da categoria acima de 78kg. Na disputa com a russa Mariia Shekerova, número 57 do mundo, a brasileira teve amplo domínio e conseguiu um wazari com facilidade. A 2m46s do fim do duelo, Suelen conseguiu ainda um ippon e avançou à final. A disputa pelo ouro foi fom a portorriquenha Melissa Mojica. A brasileira começou melhor, mas a rival cresceu na luta e deixou a disputa parelha. Logo após receber uma advertência, Suelen conseguiu o golpe perfeito: por ippon, levou o ouro e foi aplaudida de pé pelas colegas de seleção e pela técnica Rosicléia Campos.

==> Fonte: Globoesporte

==> Foto: Reprodução Sportv

0 comments:

Postar um comentário