As mais de 250 horas de programação diversificada e totalmente gratuita, ao longo dos seis dias do Festival, vêm com mais de 40 shows musicais nacionais e internacionais. 11 modalidades de eventos esportivos entre profissionais e amadores, competitivos ou demonstrativos. Uma exposição de produtos de consumo sustentável. Extenso programa com workshops, seminários e palestras sobre diferentes temas relacionados ao manejo sustentável e consciente do meio ambiente. Apresentações teatrais e circenses, acontecendo em diferentes pontos. E programa educativo sobre o bioma Cerrado, para mais de 600 alunos da rede pública de ensino.
Fórum de Sustentabilidade e Economia Verde
O Festival das Águas 2012 realiza, sob a chancela do Ministério do Meio Ambiente, o Fórum de Sustentabilidade e Economia Verde como evento introdutório a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ou Rio +20, que acontece de 13 a 22 de junho.
O Fórum visa trazer maior escala e qualidade às práticas em sustentabilidade como uma vitrine para a inovação, formação e troca de experiências. Concebido para ser um terreno de lançamentos de ações generalizadas, o Fórum, ao longo de quatro dias, vai oferecer mais de uma dezena de sessões sobre os temas Energia e Clima, Água e Ecossistemas, Agricultura & Alimentação, Desenvolvimento Social, Urbanização e Cidades e Economia e Finanças do Desenvolvimento Sustentável, todos com foco principalmente no bioma Cerrado, para sua proteção e propondo-o como um ícone ao nível nacional.
Órgãos dos Governos Local e Federal, Organizações da Sociedade Civil e a ONU estarão presentes no Fórum para a apresentação de painéis e participarem de discussões variadas acerca da preservação e da sustentabilidade, criando o ambiente ideal para empresas, investidores e o público em geral enriquecerem seus conhecimentos e criarem novas oportunidades.
Neutralização de carbono
A realização do Festival das Águas 2012 pretende ser mais um exemplo a ser seguido, uma vez que todo o carbono emitido, com a produção e realização das mais variadas ações, será neutralizado com o plantio de mais de 1.000 árvores depois do evento. E mais, todos os resíduos sólidos produzidos serão propriamente destinados a reciclagem, ao serem doados a cooperativas do DF e entorno.Também haverá pontos de coleta de lixos tóxicos e eletrônicos como pilhas, baterias e outros.
A programação musical
Mais de 40 atrações musicais locais, nacionais e também internacionais, são esperadas nos dois Palcos Principais e na Tenda Eletrônica. A programação ainda não está toda fechada, mas Technotronic, Mundo Livre S/A, The Congos, Max Romeo, Detonautas, Família Lima, Ponto de Equilíbrio, Dexter, Start Rap, Raimundos, Charlie Brown Jr. e Chimarruts, já estão confirmados. Os shows vão das 18h à 0h, nos seis dias do Festival.
A Tenda Eletrônica traz também grandes nomes da cena nacional e internacional. Chuck Love Live, Art Department, Azari, D Nox, Mau Mau, Faroff, Simplejck, Zegon, Tropical Beats e Database são alguns dos DJ’s que apresentaram sets recheados de novidades e tendências das mais variadas vertentes da música eletrônica produzida no mundo.
A grande novidade na programação musical desta Edição 2012 do Festival das Águas está reservada para o Palco Brasília Capital do Rock onde, durante três dias, 60 bandas selecionadas subirão ao palco para mostra o novo rock feito na Capital. Oportunidade para lançar suas músicas para todo o Brasil. As performances destes grupos serão registradas por câmeras bem posicionadas para produção de um DVD.
Para receber toda esta extensa programação uma estrutura de mais de 300 toneladas de equipamento, um imenso painel de led, um bem elaborado e equipado mapa de luz, com 600mil watts, e uma estrutura de som com potência superior a 400mil watts serão montadas não deixando muito a dever aos grandes festivais de música dos principais centros, mostrando que Brasília pode receber e realizar potentes festivais. O público esperado, para os seis dias de festival, é superior ao de 450mil pessoas.
A programação de eventos esportivos
Brasília é uma cidade única, tanto pelo destacado urbanismo, quanto pela natureza que a cerca, que criam espaços convidativos para práticas esportivas diversas. Ao longo dos seis dias de Festival, serão realizados campeonatos e apresentação de 11 categorias esportivas diferentes:
O Lago Paranoá será cenário para a realização de seis modalidades de esportes aquáticos – Natação, 200 inscritos percorrerão 2.700 m entre o Clube do Congresso e a Concha Acústica; Maratona de Canoagem para 200 participantes (100 iniciantes e 100 elite), competirão passando pela Concha Acústica - Setor de Mansões do Lago Norte - Clube do Congresso retornando a Concha Acústica; Campeonato de Wake Board com 50 atletas; Stand Up, nas modalidades amador e profissional, para 200 atletas a partir de 14 anos; e Wind Surf com 300 atletas na modalidade Profissional - Olímpica de Velas.
As redondezas da Concha Acústica será palco para diversas modalidades como Vôlei de Praia, com atletas a partir de oito anos de idade; Triathlon Outdoor com atletas de Brasília, que percorrerão 500 m de natação - 16 km de ciclismo e 4 km de corrida; e Campeonato de Skate e Bike Freestyle nas categorias masculina e feminina para 200 atletas a partir de 12 anos. Curiosos que interessados que quiserem experimentar o BungeeJumping terão os dias 4 e 5 para curtir este esporte radial totalmente de graça.
Claro que o céu de Brasília não ficara de fora desta grande festa. Copa Internacional de Paraquedismo, com instrutores e pilotos devidamente credenciados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e pela Confederação Brasileira de paraquedismo, entidades máximas do esporte no Brasil, nas modalidades Salto Freefly, queda livre realizada em todas as direções - de cabeça para baixo (headdown), sentado (sit), de pé (stand), de costas (back), e de barriga para baixo (belly); Salto Swoop com pouso sobre o lago; Salto Trabalho Relativo - salto em queda-livre realizado por um grupo de atletas; e Parasail - atividade recreativa, rebocado por uma embarcação, através de um cabo, propiciando a realização de passeios com segurança e emoção.
O destaque fica para o Festival de Balonismo com atletas convidados,previsão de oito balões, com voos previstos pela manhã, tarde e voo cativo à noite. E em se tratando de um Festival que busca a preservação do meio ambiente - Salto Ecológico Precisão - pouso no alvo com liberação de sementes no ar - O pouso de precisão é a modalidade mais antiga do paraquedismo e tem como objetivo o pouso em um determinado local.
Programa Educativo, para alunos da rede pública, “Mar de Brasília”
O programa visa a educação ambiental e conscientização sobre a utilização de recursos naturais para alunos da rede pública de ensino do DF. Durante do dias do Festival cerca de 600 alunos participarão de um passeio que se inicia pela Exposição de Oportunidades Ambientais, Sustentabilidade, Emprego e Renda e, após a visitação das iniciativas expostas, embarcam em uma grande aventura de barco pelo Lago Paranoá.
Partindo da Orla da Concha Acústica, o passeio atende em média de 75 alunos por vez e conta com monitores treinados, que, seguindo um programa pedagógico, trazem diversas informações sobre a história de Brasília, as primeiras construções, a criação do Lago, a arquitetura e o urbanismo projetados e principalmente sobre os fatores ambientais locais e como estes influenciam nosso dia a dia na cidade.
O passeio tem duração de uma hora e quinze minutos, tempo suficiente para os alunos conhecerem curiosidades sobre o bioma Cerrado, sua fauna e flora, especificidades ambientais e os sinais de desequilíbrio. As crianças e jovens serão apresentados a práticas que estimulam a fazer uso responsável dos recursos naturais como redução da degradação ambiental, o uso consciente de recursos hídricos, coleta seletiva, uso de ecobags, entre outros, com vista a atuarem enquanto replicadores de informações em seus ambientes familiares.
Exposição de Oportunidades Ambientais, Sustentabilidade, Emprego e Renda
A exposição reunirá, em uma grande tenda galpão, iniciativas em agronegócios ecológicos com artesanato e tecnologias sociais, reunindo o comércio de produtos e a troca de experiências e de conhecimento que contribua para uma vida mais ecológica, sustentável e saudável. Atividades informativas como palestras e workshops sobre temas ambientais, estarão à disposição de todos e para todas as faixas etárias, buscando atrair os presentes no Festival também para a formação de uma consciência ambiental e cidadã, durante todo o Festival, entre as 14h e às 21h.
Sobre o Festival as edições anteriores
O Festival das Águas nasceu em 2011 com o objetivo de estimular a conscientização ambiental por meio da informação, esporte, cultura e lazer. Mais de 400 mil pessoas passaram pelo evento naquele ano, realizado entre os dias 2 e 5 de junho, também na Concha Acústica de Brasília. Essa multidão só reafirmou o compromisso em organizar um evento de paz em prol da conscientização. Para ter ideia, não foi registrada sequer uma única ocorrência pela Polícia Militar durante os quatro dias de Festival. Em 24 e 25 de março deste ano, o Festival das Águas voltou à cena ao realizar a Festa das Águas na Torre de TV. O evento reuniu um público de quase 80 mil pessoas. Devido ao sucesso, o Festival das Águas agora faz parte do Calendário de Eventos Oficiais do Governo do Distrito Federal.
Serviço:
Festival das Águas 2012
Concha Acústica de Brasília
De 5 a 08 de julho
Das 8h à 0h
Entrada franca e livre para todos os públicos
Informações e inscrições: www.festivaldasaguas2012.com.br
0 comments:
Postar um comentário