Era uma vez uma princesa diferente. Ela adorava inventar moda e sonhava em viajar pelo mundo. Existia também uma bruxa má chamada Esdrúxula, que lançou uma terrível maldição... Só o amor verdadeiro entre a princesa e um príncipe poderia salvar o reino. Mas ele, o príncipe, foi transformado em sapo! E agora, qual será o final dessa história?
Esse é o enredo de O príncipe sapo, título de estreia da coleção Em Cena, que traz peças teatrais prontas para ganharem vida no momento em que o leitor abrir o livro ou quando começar a ensaiar a apresentação.
Escrita por Manuel Filho, a obra é um convite para crianças e jovens descobrirem como é divertido “entrar em cena”. “Quando eu conheci o teatro, minha vida mudou. Com apenas sete anos de idade, assisti a uma peça na minha escola. E o mais interessante é que eram crianças como eu nos papéis. Colocar uma roupa diferente, inventar que se é outra pessoa, ou um bicho, cantar e, ainda por cima, ter uma plateia para rir ou chorar é algo mágico”, afirma o autor.
As primeiras páginas introduzem os personagens e descrevem os cenários, para, em seguida, começar a história. O leitor encontrará também explicações sobre a estrutura do texto dramático, auxiliando quem ainda não tem conhecimento ou relembrando os mais experientes.
Além disso, Manuel Filho fornece uma série de dicas importantes sobre como decorar o texto, as diversas possibilidades de trabalho proporcionadas pelo teatro [figurinista, sonoplasta, produtor, cenógrafo, coreógrafo, camareiro etc.], como definir a entrada e a saída dos atores no palco, a importância de fazer o que se gosta e se sente bem, entre outras.
O príncipe sapo ainda contém uma pequena lista com filmes e peças de teatro que reiventam ou satirizam histórias já conhecidas, como Shrek, Deu a louca na Chapeuzinho, Enrolados, entre outros, servindo como inspiração para o leitor fazer a sua própria peça com base nessas produções.
Manuel Filho é formado em publicidade e propaganda. Além de escritor, é cantor e já gravou dois CDs. Atuou também nos teatros e chegou a fazer roteiros para TV e rádio. Em 2008, foi contemplado com o Prêmio Jabuti de literatura, o de maior prestígio no Brasil.
Renata Borges sempre gostou de desenhar. Morou em Lins, no interior de São Paulo, quando era criança. Foi adolescente em Campinas para então crescer na capital paulista, trabalhando com livros e revistas.
Serviço
Título: O príncipe sapo
Ilustrações: Renata Borges
Coleção: Em CenaAcabamento: Brochura
Formato: 15,8 cm x 22,8 cmPáginas: 80
Preço: R$ 22,00Áreas de interesse: Língua Portuguesa, História, Educação Artística
0 comments:
Postar um comentário