Cia. Umbigo de Eros apresenta Monólogos Coletivos, 2ª Edição

O Monólogos Coletivos – 2ª edição, com iniciativa e realização da Cia. Umbigo de Eros, faz circular cinco monólogos protagonizados por mulheres em diferentes 06 Pontos de Cultura do DF (entrada franca para apresentações e oficinas), divulgando a versatilidade cênica autoral por meio da apresentação de espetáculos diferentes em seus estilos, demonstrando algumas possibilidades dessa proposta teatral.

Os Pontos de Cultura – Circa Brasilina (Sobradinho); MaPaTi (Brasília); Imaginário Cultural (Samambaia); Cia. Bagagem de Bonecos (Gama), Cia. Articum (Ceilândia) e Espaço Semente (Gama), receberão dois espetáculos, cada um, seguidos de batepapos explorando esta vertente de criação cênica, com foco na perspectiva feminina de encenação. Os espetáculos serão transmitidos via web, possibilitando que Pontos de Cultura de todo o Brasil e público em geral possam acompanhar e participar das discussões via chat, através do portal www.mever.com.br.

“O trabalho cênico autoral, ou seja, o espetáculosolo de autoria de seu intérprete exige do artista qualidades como maturidade artística, autonomia no uso da linguagem teatral, inventividade e coragem, para estar sozinho em cena. Neste sentido, este estilo de teatro tornase um estímulo para o público, capaz de gerar reflexões sobre autonomia, criatividade, liberdade e escolha, por exemplo.” Comenta Anasha Gelli, idealizadora e coordenadora do projeto.

Os espetáculos do Monólogos Coletivos – 2ª Edição trazem temas variados, todos sob o olhar da mulher, e possibilidades cênicas versáteis, podendo ser apresentados a diferentes públicos e ocupar espaços como teatros, salas e a rua. A interação com a platéia está presente em todos os monólogos, convidando o público a dialogar diretamente com a encenação, possibilidade que também será dada a quem estiver acompanhando o espetáculo pela internet.

Sua 1ª edição aconteceu em 2009, com o apoio do Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua, abrangendo cinco pontos de cultura e quatro espetáculos, tendo como convidados os palhaços José Regino e Guilherme Carvalho.

E no intuito de compartilhar a pesquisa que vem sendo desenvolvida pela Cia. Umbigo de Eros serão ministradas duas oficinas:

1.“TeatroJogoRitual: princípios da criação cênica em campo pessoal”

Ministrado pela atriz, diretora e arteterapeuta junguiana Anasha Gelli, com 10h/aula, para público com experiência prévia na linguagem teatral, participação gratuita;

2. “Produção Cultural para iniciantes”,

Ministrado pela atriz, produtora e gestora cultural Mariana Baeta, com 10h/aula para público interessado.

Contos do Interior

Quarto espetáculosolo da atriz e a arteterapeuta Anasha Gelli. Interativo, o espetáculo é uma roda de encontros e seus contos são narrados pela Véia, “a mais véia das véias!” O conto “O menino criador” nos apresenta de um jeito lúdico e debochado, a criatividade como possibilidade de transformação. Já “A Moça Redonda” fala da mulher e do seu corpo como um caldeirão de vida e morte, num ciclo eterno de altos e baixos. “Contos do interior” é um espetáculo brincante criado especialmente para a criança que vive dentro do adulto! O espetáculo estreou em 2004 dentro do Projeto Solos em Cena da Funarte Brasília e desde então vem se apresentando em ruas, praças e eventos.

Texto, interpretação, cenário e figurino: Anasha Gelli.

Realização: Umbigo de Eros

Não recomendado para menores de 14 anos.

A Saia de Pandora, Mensagens, revelações e Falcatruas

Espetáculo solo de rua da atriz Mariana Baeta, com experiências em grupos musicais como Calango Alado e Ventoinha de Canudo e também com O Hierofante Cia. Teatral. A atriz reúne nos bolsos de sua saia histórias, músicas, mandingas e mistérios. Numa brincadeira interativa, oferece os bolsos ao público que deve escolher um para a brincadeira prosseguir. Um espetáculo divertido e provocativo que anima o dia a dia das ruas e praças da cidade. O espetáculo teve sua estréia em 2009 e foi criado com recursos do FAC.

Texto, cenário e figurino: Anasha Gelli.

Interpretação: Mariana Baeta

Duração: 40 minutos.

Realização: Umbigo de Eros

Livre para todos os públicos.


Viva a celulite!

Uma atriz vestida com roupas de enchimento, realçando o culote, a barriga, e os enormes peitos caídos, faz uma irreverente intervenção política. Presidenta do Sindicato das Gordinhas Bem Resolvidas, alerta o público sobre a “ditadura estética da Barbie”. Suas metas são: Viva a celulite, viva a gordura localizada! Apresenta as metas de seu Partido, o PCDÉBA – Partido Contra a ditadura estética da Barbie! No fundo, esta anti-propoganda do culto ao corpo perfeito, toca fundo a mulher de hoje, e também os homens, impregnados por um modelo corporal rígido e opressor.

Texto, interpretação, cenário e figurino: Anasha Gelli.

Apoio técnico: Mariana Baeta

Duração: 40 minutos.

Realização: Umbigo de Eros

Livre para todos os públicos.


A Vila dos Mistérios

Neste passeio inusitado pela Vila dos Mistérios há casas, personagens, objetos e bonecos, metáforas de estados interiores que conduzem aos ritos de transformação corporal e psicológico da mulher. A Vila dos Mistérios é o quinto monólogo da atriz e arteterapeuta Anasha Gelli, criado a partir do estudo do mito da prostituição sagrada, onde sexualidade e espiritualidade são aspectos do mesmo processo. O espetáculo foi criado com recursos do FAC – Fundo de Arte e Cultura do DF em 2007.

Direção: Amara Hurtado.

Texto, interpretação, cenário, figurinos e bonecos: Anasha Gelli.

Música: Clarissa Barros.

Duração: 50 minutos.

Realização: Umbigo de Eros

Não recomendado para menores de 14 anos.


Show de/para/com mágicas

Na tradição circense o mágico é sempre um homem com poderes mágicos. Às mulheres é dada a participação através da figura da ajudante do mágico. Pensando em romper um pouco com esses estereótipos, apresentamos um mágico que erra algumas mágicas, se atrapalha em outras, e que é uma palhaça. Número circense com a Palhaça Matusquella, que além de encantar com sua viola, garante boas gargalhadas tentando fazer mágica num jogo interativo com a platéia.

Texto, direção e interpretação: Manuela Castelo Branco.

Duração: 30 minutos.

Livre para todos os públicos.

Prá subir na vida!

Neste espetáculo o palhaço Pipino é um vendedor que brinca com histórias de trabalho onde dribla os percalços sem contar com o risco do desemprego. Na venda de escadas, através de uma rebuscada mímica com habilidades circenses, precisa enfrentar sua concorrente desleal. Muita cultura popular com bonecos, mímica e números tradicionais do circo brasileiro, que resultam em gargalhadas garantidas para todos os tipos de platéia.

Elenco: Guilherme Carvalho (Pipino)

Livre para todos os públicos.

Serviço:

Domingo 3 de junho

Circa Brasilina (Sobradinho)

17h - Contos do Interior

19h - A Saia de Pandora (com transmissão pela web)

Domingo 17 de junho

MaPaTi (Brasília)

16h30 - Pipocando poesia

17h - Contos do Interior (com transmissão pela web)

19h - A Saia de Pandora

Sábado 23 de junho

Imaginário Cultural (Samambaia)

Das 11h ás 19h - Oficina Umbigo de Eros

19h - Contos do Interior

Domingo 24 de junho

Imaginário Cultural (Samambaia)

18h - A Saia de Pandora

19h - A Vila dos Mistérios (com transmissão pela web)

Domingo 1 de julho

Cia. Bagagem de Bonecos (Gama)

16h - Show de/para/com mágicas (com transmissão pela web)

18h - Viva a celulite!

Domingo 8 de julho

Cia. Articum (Ceilândia)

17h - Pra subir na vida

19h - Viva a celulite! - (com transmissão pela web)

Domingo 22 de julho

Espaço Titeritar (Gama)

17h - Show de/para/com mágicas

18h - Viva a celulite!

Sábado 28 de julho

Cia. Articum (Ceilândia)

Das 8h às 18h Oficina de Introdução à Produção Cultural


Entrada franca para todas as apresentações e oficinas


Inscrições para as oficinas:

saravahproduz@gmail.com

Mais informações:

www.teatroumbigodeeros.blogspot.com.br

Ficha Técnica:

Atrizes participantes: Anasha Gelli, Mariana Baeta e Manuela Castelo Branco

Ator convidado: Guilherme Carvalho

Transmissão online: www.mever.com.br

Produção: Saravah Produções

Idealização: Anasha Gelli

Realização: Cia. Umbigo de Eros

0 comments:

Postar um comentário