Amor aos Livros – Herança transmitida de pai para filho

Rodrigo Carvalhedo não é um escritor comum. Nasceu em 1994, na cidade de São Luis, no Maranhão, e aos 17 anos já escreveu seis obras literárias e conseguiu a publicação de seu primeiro livro. Incentivado pelo pai, Clayton Carvalhedo, desde muito cedo Rodrigo desenvolveu o gosto pelos estudos, em especial pela língua portuguesa, sua leitura e escrita. Rodrigo é autor de Gemeologia – O Dilema, livro que mistura ciência e ficção em um enredo cheio de mistérios e luta pela sobrevivência. Para o autor, escrever e publicar Gemeologia foi a realização de um sonho, a conclusão de uma história que começou a ser construída anos atrás, quando ainda era criança.

Com apenas 3 anos, Rodrigo já despertava curiosidade pelo desejo em estudar, acompanhava o primo nos estudos, mesmo sendo dois anos mais jovem. O interesse pelas histórias também surgiu nesta época. “Toda noite eu ficava na sala enquanto mamãe assistia televisão. Eu juntava todos os meus brinquedos – cada um era um personagem diferente – e criava um enredo, que tinha continuação todos os dias. Acho que foi essa vontade de produzir histórias que me fez começar a escrever”, ele conta.

Clayton Carvalhedo, o pai, foi o grande incentivador. Comprar livros era atividade corriqueira da família. “Eu nunca digo não aos meus filhos quando o assunto é conhecimento. Comprávamos livros na porta da escola e as visitas a livrarias faziam parte do cotidiano. Quando viajamos, a parada em livrarias é obrigatória. Já passamos tardes inteiras escolhendo livros e sempre saímos de lá com uma pilha cada um”, explica Clayton.

A paixão de pai e filho pela literatura já rendeu várias histórias curiosas. Uma delas quando Rodrigo tinha apenas 7 anos e pediu ao pai um presente de Natal não muito comum. No lugar dos brinquedos e jogos que a maior parte das crianças quer, o pedido foi por uma Enciclopédia Barsa. A princípio a mãe não autorizou a compra. “Era caríssima, e eu disse ‘não’, mas o pai defendeu: ‘Roseana, qual é a criança com essa idade que pede uma enciclopédia de presente de Natal ao invés de um brinquedo ou qualquer outra coisa?’. Eu tive que ceder, sabia que ele ia comprar mesmo pelas minhas costas. No final, foi ótimo, ela não só foi muito utilizada pelo Rodrigo e seus amigos como é até hoje”, conta Roseana Corrêa.

Outra cena curiosa aconteceu na banca de jornal frequentada pela família. “Essa eu me lembro bem, tinha 4 ou 5 anos quando fui à banca e perguntei ao dono se podia vender umas revistas por lá. Eram histórias produzidas por mim, que eu transformava em ‘revistas’ dobrando papel A4. Eu havia levado uma para mostrar, e uma moça que ouviu a conversa pediu para ver e comprou. Foi meu primeiro exemplar vendido”, diz sorrindo.

Apesar do gosto e da dedicação à escrita, Rodrigo é um adolescente comum, que divide seu tempo entre a faculdade de engenharia civil, na UFC, em Fortaleza, as atividades com amigos e as competições de natação, esporte pelo qual é apaixonado. Com todas essas atividades, o adolescente tem uma vida agitada, mas ainda encontra tempo para escrever. Atualmente, ele está em processo de redação do segundo livro da trilogia Gemeologia, ainda sem previsão de lançamento. A primeira obra, Gemeologia – O Dilema, está à venda nas livrarias Cultura e Saraiva de todo o país.

Sinopse - Apesar da culpa que carrega pela morte da prima, Saul é um adolescente que tenta levar uma vida comum. Durante uma visita escolar a um laboratório de genética, Saul começa a perceber que sua vida pode não ser tão simples quanto ele deseja. A prima, até então considerada morta, é encontrada nas instalações deste laboratório. Ela é mantida presa pela Gemeologia, um experimento secreto que utiliza gêmeos como cobaias, no qual um gêmeo é subjugado para que o outro se beneficie. Em uma espécie de seleção artificial acelerada, as cobaias são submetidas a experiências que as possibilitam desenvolver habilidades sobre-humanas. Diante da descoberta, Saul é chantageado e se vê em um dilema, no qual precisa escolher entre a liberdade da prima e a destruição do experimento.

Este é o enredo de Gemeologia – O Dilema, o primeiro livro de uma trilogia da autoria de Rodrigo Carvalhedo. Em uma trama de ficção, o autor utiliza elementos da ciência para criar uma história envolvente, que permite aos leitores entrar em um novo mundo, cheio de mistérios e descobertas, mas que carrega diversos aspectos da realidade.

GEMEOLOGIA – O DILEMA

Autor: Rodrigo Carvalhedo
Editora: Baraúna
Páginas: 417
Comprar:
Editora Baraúna

==> Fotos: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário