Sua 1ª edição aconteceu em 2009 no SESC - Taguatinga com público estimado de 4.000 pessoas. A 2ª edição foi ampliada em termos de programação e aconteceu em Brasília no Teatro Nacional Cláudio Santoro e na cidade de Palmas - TO, de forma itinerante com público estimado total de 10.000 pessoas, incluindo cinema e artes visuais.
Em 2012, sua 3ª edição, o festival continua favorecendo um modo mais feminino de ser e estar, priorizando o encontro e a aproximação entre público e artistas, disponibilizando um aconchegante espaço de convivência com acomodações confortáveis, palco para pequenos espetáculos, discotecagem de DJs mulheres e pocket shows, além de feira com brechós, artesanato e café. Os espetáculos teatrais se dividem entre as Salas Cássia Eller e Plínio Marcos, além da área externa.
Nesta edição, o Projeto Altos Papos abre o festival, no dia 25 de abril, na Sala Cássia Eller, tendo como tema “Mulher enCena Cultura”. A idéia é reunir artistas, grupos e organizações de mulheres que atuam nas várias vertentes da cultura do DF e compilar as demandas de cada área num documento a ser entregue à Secretaria da Mulher do DF, para que sejam consideradas as sugestões das mulheres da cultura quando da elaboração do Plano Distrital de Políticas para as Mulheres.
O Festival tem entrada franca em todas as atividades com exceção dos espetáculos das 21h, cujo ingresso deve ser trocado por um pacote de absorvente íntimo feminino, a serem destinados a instituições de atendimento à mulher do DF.
Quando
De 25 a 29 de abril dentro do Projeto de Ocupação Funarte 2012
Onde
Complexo Cultural Funarte - Brasília ocupando:
· Sala Plínio Marcos - espetáculos;
· Sala Cássia Eller - espetáculos e projeto Altos Papos;
· Galpão das Artes - Espaço de Convivência aberto a partir do dia 26 sempre a partir das 15h;
· Sala de Dança - oficinas;
Classificação indicativa e a programação completa no
www.festivalmulheremcena.blogspot.com
Projeto Altos Papos
Sala Plínio Marcos, Funarte-Brasília
Dia 25 de abril de 14h àas 19h
O Projeto Altos Papos foi incorporado ao Festival Mulher em Cena, em sua 2ª edição em 2010. Sua proposta é criar um ambiente convidativo de encontros e trocas entre mulheres, artistas e público. Nesta ocasião “O Processo de Criação da Mulher” foi o tema que inspirou as artistas Elisa Lucinda (RJ), Clarice Nesckier (SP) e Vera Verônica (DF) a compartilharam com o público seus jeitos de inventar e criar suas produções.
Em 2012, a 3ª edição do Festival será aberta com o Projeto Altos Papos, no dia 25 de abril tendo como foco “Mulher enCena Cultura”. Ambas, mulher e cultura estão na base da sociedade, alicerçando práticas cotidianas, alimentando novos olhares, recriando formas de atuação e produção de sentidos, de fazeres, de desejos, numa eterna e complexa dança entre a tradição e a inovação. Com certeza, mulher encena cultura, mulher engendra cultura.
A idéia é então reunir público, artistas, grupos e organizações de mulheres que atuam nas várias vertentes da cultura no DF (teatro, dança, circo, música, cinema, mídias sociais, cultura popular, artes visuais, design, fotografia, moda, arte urbana, artesanato, literatura, entre outras) para compartilhar e compilar as demandas de cada área. O documento final será entregue à Secretaria da Mulher do DF, para que sejam consideradas as sugestões das mulheres da cultura quando da elaboração do Plano Distrital de Políticas para as Mulheres.
Neste contexto, o Altos Papos traz a cena representantes dos governos federal e distrital, o primeiro traz um panorama do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres com recorte na cultura, enquanto a Secretaria da Mulher do DF coloca em pauta como se dará o processo de criação do Plano Distrital de Políticas para as Mulheres. A partir desse marco inicial, demais grupos como professoras da Universidade de Brasília, representantes de organizações e da sociedade civil terão espaços de fala no sentido de ampliar e aprofundar esta rica discussão envolvendo gênero e cultura, ainda incipiente no Brasil.
==> Foto: João Saenger
0 comments:
Postar um comentário