Graphic novel sem palavras, A chegada se inspira em histórias de imigrantes, de diferentes países e períodos históricos. Trata-se uma narrativa alegórica, centrada na experiência de um homem obrigado a deixar a esposa e filha para viver do outro lado do oceano. Entre as ruas da cidade abandonada, projeta-se a sombra de um animal gigantesco, símbolo de ameaças cuja natureza (política? econômica? ambiental?) não se pode determinar. Por isso o homem parte para o exílio, em busca de um lugar mais seguro onde possa viver com sua família.
A história descreve, assim, a viagem e as dificuldades encontradas em terra estrangeira: a barreira da língua e dos costumes, objetos e máquinas desconhecidos, animais pra lá de esquisitos... Aos poucos, porém, contando apenas com uma mala e um punhado de dinheiro, o protagonista vai conseguindo vencer os desafios cotidianos: aprende a se locomover, a encontrar alimento, arruma um lugar onde dormir e, por fim, um trabalho. Ajudam-no vários estranhos, muitos dos quais imigrantes como ele: pessoas que tiveram de abandonar a terra natal por diversos motivos (guerras, epidemias, perseguições políticas etc.).
As ilustrações de Tan combinam certo realismo fotográfico (desenhos em tons de sépia, sobre papel amarelecido, com dobras, imitando a ação do tempo) com cenários surreais com barcos voadores, cabines-balão e animais de uma fauna fantástica – o que lhes confere grande originalidade.
O livro é fruto de quatro anos de pesquisa e boa parte de suas imagens foi inspirada em fontes tão diversas como gravuras de Gustave Doré (1832-1883), uma foto do naufrágio do Titanic, sequências do filme Ladrões de bicicleta, de Vittorio de Sica (1901-1974), desenhos de imigrantes e fotos de passaporte, entre outras. A obra ainda contém componentes biográficos, já que Tan é filho de um malaio que imigrou para a Austrália em 1960.
A chegada obteve de imediato reconhecimento dos críticos e do público em geral, recebendo uma série de prêmios, entre eles, o de Melhor Livro Ilustrado do Ano do CBCA (Children´s Book Council of Australia), o Hugo Awards de Melhor Relato (EUA) e o prêmio do Festival Internacional de Quadrinhos Angoulême (França).
Sobre o autor e ilustrador – Shaun Tan nasceu em 1974, em Perth, Austrália. Formou-se em 1995 pela Universidade da Austrália Ocidental nos cursos de Belas-Artes e Literatura Inglesa. Iniciou sua carreira ilustrando histórias de horror e ficção científica em revistas de pequena circulação. Desde então recebeu inúmeros prêmios e foi publicado em diversos países. Em 2001, Tan foi nomeado melhor artista no World Fantasy, Montreal, Canadá, pelo conjunto da obra. Já trabalhou também em filmes de animação dos estúdios Blue Skye e Pixar.
Título: A chegada
Autor e ilustrador: Shaun Tan
Número de páginas: 128Formato: 20,5 x 30,5 cm
Preço: R$ 48,00Indicação: Leitor crítico (a partir de 12/13 anos)
ISBN: 978-85-7675-737-5Coleção: Quadrinhos
0 comments:
Postar um comentário