Clodoaldo irá competir nas categorias S-5 (nado livre, costas e borboleta), SB-4 (peito) e SM-5 (medley). Participará das provas: 50, 100 e 200 metros nado livre, 100 metros nado peito, 200 metros nado medley, 50 metros costas e 50 metros nado borboleta.
A expectativa é grande. “Espero realizar um bom campeonato, chegando próximo das minhas melhores marcas, mesmo sabendo que será muito difícil, pois estou no início da temporada e este período é uma fase que estamos [os atletas] muito cansados”, diz.
A estratégia é usar o torneio como degrau inicial para as paralimpíadas de Londres. “Em acordo com meu técnico decidi nadar muitas provas. Preciso pegar ritmo e trabalhar resistência, já que são três dias de competição e vou nadar sete provas com pouco tempo de descanso entre uma e outra”, explica.
O “tubarão das piscinas”, como é chamado, já participou três vezes desse campeonato – 2005, 2006 e 2011 – e acumula 15 medalhas de ouro e 3 de prata.
Clodoaldo tem patrocínio/parceria das empresas Furnas e Time Rio, que acreditam no potencial do atleta.
PERFIL
O atleta paralímpico Clodoaldo Silva, natural de Natal, no Rio Grande do Norte, conheceu a natação, em 1996, como processo de reabilitação. Dois anos depois, participou do primeiro campeonato brasileiro e ganhou três medalhas de ouro. No ano seguinte, teve as primeiras experiências internacionais e defendeu a seleção de natação nos jogos mundiais da Nova Zelândia e no Parapan do México.
Uma trajetória esportiva marcada com muitas dificuldades, garra, abdicação, superação e muita persistência. O nadador é hoje o maior atleta da história do Brasil e um dos maiores do mundo. Por conta das paralimpíadas de Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim em 2008, que renderam seis medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, é o maior ganhador paralímpico do esporte brasileiro, tanto em quantidade quanto em qualidade.
Em 2005, recebeu do Comitê paraolímpico internacional o título de melhor atleta do mundo e do COB recebeu o prêmio de hour concour. Esse último, só quem tem são os dois Ronaldinhos: O Gaúcho e o Fenômeno.
Com o slogan: "Eu posso, eu consigo, basta ter determinação", Clodoaldo viaja todo o Brasil e ministra palestras motivacionais, nas quais conta sua história e mostra que tudo é possível.
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário